
Fil Freitas

Especialista em corte, cor e na técnica "free hand" para balayages com aparência natural e iluminada
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Ainda não segue o cronograma capilar? Essa rotina de tratamento que se popularizou no Brasil é indicada para todos os tipos de cabelo. Dividido em três etapas, hidratação, nutrição e reconstrução, o cronograma tem como principal função repor nutrientes nos fios de cabelos e, consequentemente, deixá-los mais saudáveis. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre seguir ou não a rotina. Se você faz parte desse grupo, veja 5 motivos para começar a fazer um cronograma capilar!
1. O seu cabelo precisa de diferentes nutrientes para ficar saudável
Os cabelos precisam de três nutrientes essenciais para se manterem saudáveis: água, lipídios (óleos) e proteínas. É aí que entra o cronograma capilar: justamente por ser dividido em três tratamentos que repõem esses nutrientes nos fios, ele ajuda a manter a saúde dos cabelos, a prevenir e/ou restaurar danos comuns como ressecamento, quebra e pontas duplas.
Isso vale para todos os tipos de cabelo - mesmo os naturais, que também sofrem agressões no dia a dia, como a exposição ao sol -, mas especialmente para os cabelos modificados por alguma química, como a coloração, por exemplo. "Eu sempre recomendo fazer bastante tratamento, uma das melhores coisas com certeza é o cronograma capilar", comenta o hairstylist Fil Freitas, embaixador de L'Oréal Professionnel.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. Não é tão trabalhoso fazer o cronograma capilar como imaginam
Muitas pessoas pensam que fazer o cronograma capilar é trabalhoso e que serão necessários inúmeros produtos para seguir a rotina, mas não é bem assim. A princípio, você só vai precisar de uma máscara de tratamento para cada etapa da rotina, já que cada uma tem a função de repor um nutriente específico. Ou seja, três produtos.
Quanto ao shampoo, condicionador e leave-in, geralmente é indicado que eles sejam da mesma linha da máscara, mas isso não é uma regra e é possível mesclar produtos de diferentes linhas na rotina de acordo com as necessidades do seu cabelo no momento.
Leia também: Qual a ordem do cronograma capilar? Saiba como combinar hidratação, nutrição e reconstrução
3. Um cabeleireiro pode te indicar os produtos ideais para os seus fios
Se você ainda não segue o cronograma capilar porque não sabe quais produtos usar nem como organizar a rotina, saiba que um cabeleireiro pode indicar o que for mais adequado para você. A dica é ir até um salão de beleza e solicitar um diagnóstico capilar para que o profissional possa analisar as necessidades dos seus fios e indicar os produtos ideais, além de ensinar como e quando você deve fazer cada tratamento.
Você também pode conversar com o cabeleireiro sobre o cronograma das próximas vezes que for ao salão fazer um serviço de coloração, luzes ou corte para que ele adapte a sua rotina à medida que as necessidades dos seus fios forem mudando. "É muito importante fazer um diagnóstico para saber qual nutriente seu cabelo está precisando naquele momento para usar uma máscara adequada e resolver o problema", afirma o hairstylist Charlles Lima, Expert K.
4. Você pode fazer os tratamento do cronograma capilar no banho
Os tratamentos do cronograma capilar não precisam tomar grande parte do seu tempo para serem feitos. Muitas máscaras profissionais têm tempo de ação mais rápido, de três a cinco minutos, o que possibilita tratar os fios no banho, logo após o shampoo. O segredo é levar um pente ou escova de cabelo para o box para que você consiga desembaraçar os fios durante a aplicação da máscara e espalhar o produto uniformemente por todo o cabelo. Também vale ter atenção na hora de pegar o produto, utilizando o cabo do pente ou uma espátula, para não depositar água dentro do pote.
5. A frequência dos tratamentos pode ser adaptada para a sua rotina
Fazer três tratamentos diferentes pode parecer muita coisa e algumas pessoas se assustam com tabelas de cronograma capilar disponíveis na internet. Mas a verdade é que elas são apenas modelos e sugestões para ajudar quem está começando e você pode organizar o seu cronograma durante o mês de acordo com a sua frequência de lavagens capilares. Além disso, não é necessário usar uma máscara em todas as lavagens, especialmente se seus cabelos forem naturais e pouco danificados.
A consulta com o cabeleireiro também pode ajudar a determinar a frequência do uso de máscaras que é ideal para o seu tipo de cabelo e as necessidades dos seus fios no momento. No momento do diagnóstico, seja sincera com o profissional e explique quanto tempo você tem disponível no dia a dia para dedicar aos cuidados com o cabelo e peça a indicação de um cronograma adequado para a sua realidade.
Publicado por: Amanda Cardoso, Terça-feira 15 de março de 2022 - 11h49
Mais Dicas de experts

Conheça os poderes dos ácidos lático e tartárico para cabelos com coloração

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa
Últimas matérias

Conheça os poderes dos ácidos lático e tartárico para cabelos com coloração

Cabelo curto iluminado: 5 combinações de cor e corte que vão te conquistar

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa