Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cronograma capilar é uma agenda de tratamentos para seu cabelo que é dividida em tratamentos para dias específicos da semana. Cada cronograma capilar é montado com base nas necessidade de cada tipo de cabelo e, por isso, ela varia bastante de acordo com as mudanças nos fios. Cabelos com coloração exigem um cronograma capilar específico para manter a saúde dos fios agredidos pela química. O mais importante nesses casos é prolongar a cor nos fios, evitando o desbotamento.
Veja também: expert ensina 5 truques para prolongar a cor dos cabelos
Como cada cor tem características próprias e processos de fixação diferentes, fazer um cronograma capilar para cada cor é uma ótima ideia! Por isso, procuramos um especialista em cuidados com cabelos coloridos em busca de dicas sobre como montar uma rotina de tratamentos para cabelos ruivos, acobreados, castanhos e loiros. São passos simples e algumas dicas de produtos certeiros para fazer sua cor durar mais tempo e ficar muito mais bonita. Confira!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cronograma capilar para cabelos loiros
Cabelos que foram descoloridos exigem mais cuidados, pois as cutículas do fio foram abertas até o último estágio, tornando-se fracas e quebradiças. Por isso, no cronograma capilar de quem ficou loira é preciso levar em conta que a reconstrução deve ser feita com mais frequência. O ideal é fazê-la, no mínimo, a cada duas semanas para repor a massa capilar perdida durante o processo químico. Outra etapa muito importante é a hidratação, pois a descoloração resseca muito os fios e por isso capriche na hidratação caseira pelo menos duas vezes na semana. Não menos importante, a etapa de nutrição, deve estar presente uma vez por semana, por meio de máscaras nutritivas ricas em óleos naturais. Outro cuidado especial para o cabelo loiro é incluir matizações frequentes no salão de beleza, para fugir do temido efeito amarelado.
Cronograma capilar para cabelos vermelhos ou acobreados
A não ser que você seja loira natural, para atingir fios ruivos também é preciso passar pelo processo de descoloração do cabelo. Isso faz com que o cabelo vermelho fique ressecado, frágil e precise ter mais etapas de reconstrução e hidratação no cronograma capilar. O detalhe importante no cuidado com o cabelo vermelho é a manutenção da cor. O pigmento contido nas colorações vermelhas é muito fácil de desbotar e, por isso, é necessário incluir uma etapa para revigorar a cor uma vez a cada 3 ou 4 semanas. Com o desbotamento, dependendo do seu tom de ruivo, pode aparecer um efeito de loiro amarelado, de castanho avermelhado, ou a cor pode apenas perder sua intensidade original. Isso pode ser corrigido facilmente em um salão de beleza com pigmentos específicos para renovar a cor do cabelo vermelho ou acobreado.
Cronograma para cabelos castanhos
Por ser uma coloração mais escura, os cabelos coloridos com tons castanhos não precisam passar pela descoloração e, por isso, não ficam tão ressecados quanto os fios loiros e ruivos. Por isso, o cronograma capilar é mais balanceado, unindo reconstrução, nutrição e hidratações frequentes. As cores mais escuras tem fixação mais prolongada do que os ruivos, porém, quando começam a desbotar surgem reflexos avermelhados, o que pode incomodar quem gosta de um cabelo marrom com tom mais frio, como o hygge. Para evitar que isso aconteça, é importante fazer tratamentos especiais no salão de beleza, como o Ritual Chromatique, de Kérastase, que neutraliza os reflexos vermelhos do cabelo castanho e prolonga a duração da cor.
Ritual Chromatique: revigore a sua coloração
O Ritual Chromatique, de Kérastase, é uma ótima opção para todas as colorações. Esse tratamento personalizado de correção de cor é exclusivo para ser realizado no salão de beleza. Ele é feito para revigorar a coloração e neutralizar os reflexos indesejados. Para realizar o procedimento, é misturado a uma das máscaras de tratamento da linha, os pigmentos especiais do Touche Chromatique. "O Touche funciona como uma adição de cor para você corrigir aquele reflexo indesejado, tanto o que desbotou quanto o que apareceu, ao mesmo tempo que você está tratando o cabelo com uma coleção com alto poder antioxidante e de preservação da fibra" explica Ana Paula Rosa, gerente de educação Kérastase.
Publicado por: Fernanda Oliveira, Terça-feira 16 de janeiro de 2018 - 07h00
Mais Dicas de experts

Cabelo áspero: o que pode ser? Conheça as causas e os tratamentos para o quadro

5 hábitos para deixar o cabelo mais saudável e que funcionam para todos os tipos de fios

Cabelo com frizz no tempo seco ou úmido: o que muda nos cuidados em cada clima
Últimas matérias

Como fazer o cabelo ruivo parecer natural: 5 dicas infalíveis para experimentar

5 corte de cabelo que fizeram sucesso nos anos 90 e continuam em alta hoje em dia

Penteados para o ano novo: 5 ideias para celebrar a virada

Cabelo áspero: o que pode ser? Conheça as causas e os tratamentos para o quadro

5 hábitos para deixar o cabelo mais saudável e que funcionam para todos os tipos de fios

Noiva de cabelo curto: 18 penteados para casamento que são apostas certeiras