
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Fazer um cronograma capilar para cabelos em transição é essencial para que os fios naturais cresçam saudáveis. Durante essa fase, a fibra capilar está se recuperando dos danos causados pela química, então fica mais sensível e propensa à quebra. Além disso, manter os cuidados capilares em dia pode tornar o processo de transição capilar mais rápido e tranquilo, amenizando a diferença entre as texturas de cabelo, além de reduzir problemas como ressecamento, quebra e frizz que são comuns durante a transição. Para saber como fazer e quais produtos escolher, confira as dicas a seguir.
Leia também: 18 fotos de penteados para cabelos em transição capilar
Cronograma capilar para cabelos em transição: conheça os benefícios da técnica
Um dos principais benefícios do cronograma capilar para cabelos em transição é favorecer o crescimento saudável dos cachos naturais. A rotina de cuidados devolve os nutrientes que a fibra capilar precisa para se recuperar dos danos causados pela química, o que fortalece os fios e previne a quebra. Por isso, fazer um cronograma capilar é uma das principais dicas para quem quer acelerar o processo ou tornar mais fácil lidar com as duas texturas antes do big chop.
Outra vantagem de fazer um cronograma durante a transição capilar é que os tratamentos - principalmente a hidratação e a nutrição - previnem o ressecamento e o frizz. Essas duas características são muito comuns em cabelos cacheados naturais já que esses fios são mais carentes de nutrientes que os cabelos lisos devido a sua estrutura sinuosa.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como fazer um cronograma capilar para cabelos em transição
Para começar o seu cronograma capilar para cabelos em transição, o primeiro passo é entender a função de cada tratamento para depois determinar a frequência dos tratamentos.
Hidratação: tem a função de devolver água para a fibra capilar, o que previne o ressecamento e proporciona maciez. A hidratação é considerada o tratamento principal do cronograma porque prepara os cabelos para receber os outros nutrientes.
Nutrição: repõe os lipídios da fibra capilar, promovendo a oleosidade que os fios não recebem do couro cabeludo devido a sua curvatura. A nutrição auxilia na prevenção do frizz e reduz a opacidade. É o segundo tratamento mais frequente do cronograma capilar depois da hidratação.
Reconstrução: tem a função de devolver as proteínas para os fios, reparar os danos e fortalecer o cabelo para um crescimento saudável. Apesar dos benefícios, não deve ser feito com a mesma frequência que os demais tratamentos para não deixar os cabelos rígidos.
Assim, os tratamentos devem ser feitos três vezes por semana, em dias alternados. A hidratação e a nutrição devem ser feitas semanalmente, enquanto a reconstrução deve ser feita uma vez a cada 15 dias, uma vez que os cabelos estão mais fracos durante esse período, mas o excesso de proteínas pode sobrecarregá-los.
Exemplo de cronograma capilar para cabelos em transição
1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução
2ª semana: nutrição - hidratação - nutrição
3ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução
4ª semana: hidratação - nutrição - hidratação
Produtos para cabelos em transição capilar: saiba como escolher as máscaras para o seu cronograma
Na hora de escolher os produtos para seu cronograma capilar, o segredo é se atentar aos ativos da fórmula. Para quem quer ter cabelos cacheados naturais, aprender sobre os ingredientes das máscaras e demais produtos capilares é a chave para fazer as melhores escolhas para esse tipo de fio. Como os cabelos em transição capilar são mais frágeis e quebradiços, a dica é apostar em fórmulas que tenham a proposta de fortalecimento e densificação da fibra capilar.
Para a etapa de hidratação, a máscara Inforcer, de L'Oréal Professionnel, é uma aposta certeira. Sua fórmula contém biotina e vitamina B6, dois ativos que estimulam a hidratação e fortalecem a fibra capilar, promovendo a redução da quebra. "Inforcer é indicado para cabelos com quebra, enfraquecidos. É essencial para o tratamento de cabelos fragilizados, porque traz esse plus de força para os fios", explica Vivi Siqueira, hairstylist e embaixadora da marca.
Já na etapa de nutrição, o segredo é investir em uma máscara capilar rica em óleos vegetais, que são altamente nutritivos e compensam a deficiência nutricional dos fios, combatendo o ressecamento e o frizz. A nossa sugestão é Nutrifier, que contém óleo de coco e glycerol. Para finalizar o cronograma capilar, na etapa de reconstrução a dica é investir nos aminoácidos presentes na fórmula de Pro Longer, que penetram na fibra capilar para reparar os danos e devolver a densidade. Esse princípio ativo deixa os fios mais encorpados e favorece o crescimento saudável do cabelo cacheado durante a transição capilar.
Publicado por: Amanda Cardoso, Terça-feira 18 de maio de 2021 - 17h40
Mais Dicas de experts

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento