
Jean Philippe
Hairstylist e educador especialista em colorimetria
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Já ouviu falar sobre cronograma capilar? Segundo Jean Philippe, hairstylist do salão Circus Hair, em São Paulo, essa moda surgiu com blogueiras de beleza e trata-se de uma série de tratamentos diferenciados com rotinas esquematizadas. "O processo é desenvolvido especificamente para cada cabelo, atendendo a cada necessidade pessoal, utilizando sempre produtos diferentes", explicou. Ficou curiosa para saber mais sobre essa novidade? O expert contou ao Segredos de Salão como funciona, quem deve apostar e os resultados alcançados com esses cuidados. Confira!
Saiba mais sobre o cronograma capilar
De acordo com Jean, a técnica surgiu como uma forma de tratar o cabelo periodicamente, alternando os cosméticos usados para atender a todas as necessidades da fibra capilar. "O mais importante é a variedade de produtos usados a cada semana e, para que exista um equilíbrio, é importante contar com a ajuda de um profissional, que irá realizar um disgnóstico prévio das madeixas e indicar as necessidades que devem ser atendidas e a melhor maneira de fazê-lo", pontuou, explicando que, quanto mais amplas forem as fontes de vitamina e proteínas usadas, melhor será o resultado.
O expert conta também que o cronograma deve ser montado de acordo com as necessidades de cada cabelo, realizando hidratações duas vezes por semana, nas primeiras semanas, e diminuindo o ritmo com o passar do tempo. "O processo deve seguir a ordem estrutural do fio, começando com a reconstrução das cadeias proteicas. Em seguida, repõe-se a massa perdida para, então, nutrir a estrutura formada e garantir que esse nova fibra se mantenha hidratada e saudável", contou.
Entenda melhor como o cronograma capilar age nos fios
Como explicou Jean, o processo é montado usando produtos que irão repor as necessidades de cada cabelo, no entanto, o tratamento não segue sempre a mesma linha de ação. Com o passar das semanas, as máscaras usadas buscam novos objetivos:
- Primeira semana: é necessário reconstruir as cadeias proteicas que estão danificadas;
- Segunda semana: os produtos usados devem repor a massa perdida;
- Terceira semana: é precico nutrir a nova estrutura formada;
- Quarta semana: deve-se garantir que a nova fibra capilar esteja sempre hidratada e bem cuidada.
Caso haja necessidade, repita o processo desde a primeira semana até que você sinta que seu cabelo está recuperado.
Todos os tipos de cabelo podem realizar esse tratamento?
Segundo o hairstylist, todos os cabelos deveriam investir no cronograma capilar. "Qualquer madeixa sofre com danos, que podem ser causados pelo clima, poluição, raios solares e ferramentas de calor. Além disso, a grande maioria das mulheres investe também em processos químicos, como colorações e alisamento", afirmou, destacando que através do tratamento todas as áreas danificadas são tratadas e reconstruídas.
Conheça os resultados à longo prazo
Jean explica que, como o cabelo não é uma estrutura ativa, cuidar de sua estrutura vai ser sempre necessário. "O que o cronograma cria é uma fibra capilar mais forte e saudável, que vai precisar, posteriormente, apenas de tratamentos pontuais. O número de produtos usados no processo diminui com o tempo, bem como a variedade de princípios ativos utilizados", destacou, contando que o resultado à longo prazo é de madeixas extremamente saudáveis e bonitas, com um crescimento melhor e diminuição do frizz.
Publicado por: Juliana Hansen, Quarta-feira 02 de março de 2016 - 05h05
Mais Tratamento de cabelo

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Quer fazer o cabelo crescer? 5 mitos para deixar de acreditar e dicas de expert para ter fios longos
Últimas matérias

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência