
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Não é só o cabelo que precisa de atenção para estar sempre saudável e bonito. A barba também requer cuidados especiais para não ganhar um aspecto de desleixo. Não é preciso adotar nenhuma rotina elaborada; basta corrigir alguns hábitos ruins do dia a dia e encontrar os produtos certos para manter a barba limpa e macia. Conversamos sobre o assunto com o especialista Wagner Macedo, Artista Redken do salão Monde K, em Guarulhos (SP). Ele nos contou os erros mais cometidos no cuidado com a barba e ensinou como corrigi-los. Confira!
1) Não lavar a barba
Assim como os cabelos, a barba também precisa ser lavada regularmente - e só água não é suficiente. "Por terem fios mais grossos e espessos, as barbas necessitam de tratamentos e cuidados sempre." explica Wagner. Por isso, usar shampoo e condicionador na hora de lavar a barba é fundamental. Essa rotina simples deixa os fios mais limpos, cheirosos e macios.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Lavar a barba apenas com sabonete
O sabonete limpa os pelos da barba, mas não é suficiente para mantê-la saudável e macia. Por serem mais grossos do que os cabelos, eles precisam de um produto que cuide de verdade dos fios, que ajude a desembaraçar os nós e reparar a fibra capilar. O shampoo de cuidado diário Go Clean, de Redken, limpa profundamente os fios enquanto hidrata e proporciona brilho. Aplique e massageie suavemente com os dedos antes de enxaguar.
3) Usar qualquer shampoo
É muito comum que os homens utilizem qualquer shampoo que estiver no banheiro para cuidar da barba, sem se preocuparem com os ativos presentes na fórmula. "Os fios masculinos são naturalmente mais espessos e, graças à testosterona, produzem mais sebo junto à raiz tornando o cabelo naturalmente mais oleoso", explica Wagner. Por isso, usar produtos desenvolvidos especialmente para os cabelos masculinos faz toda a diferença no visual e na textura da barba.
4) Esquecer de aparar a barba regularmente
Mesmo quem quer deixar o cabelo crescer precisa cortá-lo de vez em quando para que continue forte e saudável. Essa regra também vale para as barbas, que são frequentemente negligenciadas. Um barbeiro pode aparar a barba de uma maneira que combine com o formato do rosto e a textura do fio do cliente. Consulte um profissional para saber a frequência com que sua barba deve ser aparada, pois vai depender da velocidade com que os pelos crescem.
5) Não hidratar a barba
Já que os pelos da barba são mais grossos do que os do couro cabeludo, eles precisam de hidratação com mais frequência. Condicionadores ajudam nessa missão, mas óleos capilares tendem a fazer efeito mais rapidamente, por causa do seu poder de nutrição. Uma pequena quantidade é suficiente para transformar a aparência e a textura da barba, que ficará macia, cheirosa e alinhada. Misture com o condicionador e deixe agir por um ou dois minutos antes de enxaguar.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 09 de agosto de 2017 - 06h00
Mais Truques de Styling

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

Penteado com cabelo molhado: 15 inspirações e dicas para conquistar o efeito sleek

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento