
Barbara Rabelo

Hairstylist e Artista L’Oreal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Há muitas dicas de cuidados com os cabelos no inverno, mas você sabe o que não fazer de jeito nenhum nessa época do ano? Às vezes, evitar hábitos ruins já é um grande passo para manter os fios saudáveis, quase ou tão mais importante que investir em mil produtos diferentes e seguir passo a passos mirabolantes das redes sociais.
Por isso, listamos 7 hábitos que você deve evitar ter com o cabelo durante o outono e o inverno. Veja a lista!
1. Lavar o cabelo com água muito quente
Os dias frios não são um sinal verde para lavar o cabelo com água quente. Seja no frio ou no calor, a água quente pode ressecar o cabelo e deixar as cutículas dos fios abertas, o que facilita a quebra e deixa o cabelo opaco. Para manter a higiene do couro cabeludo em dia, você pode usar água morna ou apostar no truque de lavar os cabelos com água fria usando o chuveirinho após o banho.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. Usar secador de cabelo todos os dias
Outro hábito para evitar no frio é secar os cabelos com secador todos os dias. Durante o outono e o inverno, as pessoas tendem a recorrer ao aparelho para acelerar a secagem dos fios já que eles podem demorar mais a secar naturalmente. Porém, é importante evitar o excesso, além de regular a temperatura, evitando usar a potência máxima. "Muita gente não tem noção disso, mas a temperatura quebra muito o cabelo porque resseca demais", explica a hairstylist Bárbara Rabelo, artista de L'Oréal Professionnel.
Leia também: 5 dicas práticas para deixar o cabelo brilhoso no inverno
3. Sair de casa com os cabelos molhados
Sair com o cabelo molhado no frio do inverno pode ser prejudicial tanto para a saúde do cabelo quanto para a sua própria. Com a temperatura mais baixa, os fios demoram a secar e o couro cabeludo fica úmido por mais tempo, o que facilita a proliferação de fungos e pode causar descamação. Mas se usar o secador todos os dias não é uma opção, o que fazer? Deixe os fios bem enxutos com uma toalha e aguarde até que estejam quase secos para sair de casa.
4. Não lavar o cabelo com a frequência certa
O frio não pode ser uma desculpa para relaxar com os cuidados com o cabelo, especialmente com a higienização dos fios. Ficar mais do que três dias sem lavar a cabeça causa o acúmulo de impurezas e oleosidade no couro cabeludo, o que pode levar à descamação, odores e até mesmo à queda de cabelo.
O ideal é manter uma frequência de lavagens a cada dois dias ou pelo menos vezes por semana. Se a sua preocupação for ressecar o cabelo, substitua seu shampoo comum por um mais nutritivo, como Nutrifier, que tem óleo de coco e glicerol na composição. "São ativos muito amigos dos cabelos, deixam os fios muito resistentes e com toque macio desde a primeira aplicação", comenta Jô Nascimento, hairstylist e embaixadora de L'Oréal Professionnel.
5. Não hidratar o cabelo toda semana
Assim como não lavar o cabelo na frequência correta, não hidratar os fios semanalmente é um hábito que você deve evitar no inverno a qualquer custo. A combinação do tempo seco com o uso de secador e água morna com frequência pode causar o ressecamento dos fios, por isso a hidratação é tão fundamental nessa época quanto em qualquer outra estação do ano. É indicado usar uma máscara de tratamento ao menos uma vez por semana e um condicionador nutritivo nas demais lavagens.
6. Usar gorros, toucas e boinas em excesso
Os dias frios são uma boa oportunidade para usar gorros, toucas e boinas, acessórios que aquecem o corpo e ainda deixam o visual estiloso. Mas o uso em excesso pode ser prejudicial para a saúde do cabelo, já que abafam o couro cabeludo e podem aumentar a oleosidade e proliferação de bactérias se forem usados sobre os cabelos sujos. Por isso, evite esse hábito no dia a dia.
7. Exagerar no uso de shampoo seco
O shampoo seco pode ser um grande aliado no frio do outono e inverno, mas o seu uso não pode se tornar um hábito. Muitos experts não indicam usar o shampoo a seco mais de uma vez por semana para evitar o acúmulo de impurezas no couro cabeludo. Nos demais dias, mantenha o uso do shampoo tradicional.
Publicado por: Amanda Cardoso, Segunda-feira 06 de junho de 2022 - 11h56
Mais Dicas de experts

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

É melhor pintar o cabelo antes ou depois da progressiva?
Últimas matérias

Como ficar ruiva iluminada? Expert dá o passo a passo para conquistar a nuance

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos