
Jô Nascimento

Especialista em coloração, já recebeu o prêmio da Revista Cabelos e Cia como melhor colorista e também como melhor salão.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
As curtain bangs (franja cortina, em inglês) são a principal tendência no momento. Sucesso no Instagram de cabeleireiros, anônimas e famosas, elas se tornaram queridinhas por conta do seu visual retrô, delicado e versátil. Sua principal característica é ser dividida ao meio com um corte em camadas, onde as laterais são mais alongadas que a parte central e emolduram o rosto.
Está pensando em mudar o visual e apostar nessa tendência? Listamos 5 coisas que você precisa saber sobre as curtain bangs antes da transformação. Confira!
1. As curtain bangs podem ser mais sutis ou mais ousadas
Uma das principais marcas das curtain bangs é a versatilidade. Prova disso é que ela pode ser mais discreta, com poucas camadas e menos volume, ou mais ousada, com bastante volume e camadas maiores. A primeira versão é ideal para quem busca um visual mais delicado e moderno, enquanto a segunda alternativa remete às curtain bangs originais, usadas pela modelo Brigitte Bardot nos anos 60. Por isso, é uma versão mais indicada para quem quer ousar e apostar com tudo em visual retrô.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. As curtain bangs combinam com todos os tipos de cabelo
Tem cabelo ondulado, cacheado ou crespo? Então você também pode apostar nas curtain bangs. Embora seja bastante vista em cabelos lisos, a franja cortina combina com todos os tipos de cabelo, justamente por conta do seu corte em camadas e divisão ao meio que ajuda a distribuir e valorizar os fios com curvatura.
A única diferença é na hora de finalizar. Para quem tem cabelos lisos é indicado aplicar um leave-in com proteção térmica, como Fluidifier, e fazer uma escova em sequência. "Seque a franja para o lado oposto que deseja usá-la. Assim o caimento é mais natural", garante a hairstylist e embaixadora de L'Oréal Professionnel Jô Nascimento. Já para quem tem cabelos ondulados, cacheados e crespos, a dica é aplicar o mesmo produto antes de secar os fios com o difusor para maior definição. Caso queira, você também pode aplicar um leave-in ou óleo capilar e deixar a franja secar naturalmente.
3. A franja cortina valoriza diferentes formatos de rosto
Para quem procura um modelo de franja ideal para o seu formato de rosto, a franja cortina pode ser um verdadeiro curinga. Por poder ser mais alongada e volumosa ou mais curta e delicada, ela harmoniza com diferentes formatos de rosto. Nos redondos ou quadrados, por exemplo, o formato mais alongado é perfeito para suavizar os traços. Já quem tem o rosto diamante ou coração pode apostar nas curtain bangs com camadas mais sutis. Para encontrar a adaptação ideal para você, vale fazer o corte em um salão de beleza para que o cabeleireiro possa desenhar um corte personalizado para as suas características.
4. As curtain bangs podem ser feitas em cabelos curtos ou longos
Seja qual for o seu comprimento de cabelo, é possível apostar nas curtain bangs. As diferentes possibilidades de comprimento e acabamento da franja permitem que ela orne com cabelos longos, curtos ou médios. O short bob, o mullet, o corte long bob, o shaggy hair e o corte de cabelo longo em camadas são alguns exemplos de cortes de cabelo com franja cortina que estão em alta no momento.
5. A franja cortina pode ser estilizada de diferentes formas
Embora a franja cortina normalmente seja usada dividida ao meio - e essa característica é a razão desse nome -, a verdade é que ela pode ser estilizada de diferentes formas. Quando quiser mudar um pouco o visual no dia a dia, você pode usá-la "fechada", como uma franja tradicional. Também é possível alterar levemente a divisão da franja, deixando mais volume para um lado do que para o outro, como uma repartição lateral. Outra possibilidade é alternar entre um acabamento messy hair, com os fios levemente desalinhados propositalmente, e uma finalização mais alinhada e polida.
Publicado por: Amanda Cardoso, Sexta-feira 14 de janeiro de 2022 - 09h24
Mais Franja

7 tendências de cortes para outono/inverno, segundo experts

15 ideias de corte chanel com franja para você renovar o seu cabelo

Franja transparente: contamos tudo sobre a tendência "see through bangs"
Últimas matérias

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

Castanho médio acinzentado, natural ou dourado? Veja a diferença entre as nuances e saiba em qual apostar

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados