
Saiba como é composto o fio de cabelo

Marcela Avi

Coordenadora de Educação Kérastase Brasil
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Muitas vezes, quando nos referimos aos fios de cabelos, pensamos neles como uma unidade. Entretanto, a realidade é bem diferente. Eles têm uma composição complexa, dividida em cutícula, cimento intercelular, córtex e medula. Para te ajudar a conhecer cada uma dessas seções e identificar quais merecem um cuidado especial nos cabelos de suas clientes, o Segredos de Salão convidou Marcela Avi, Coordenadora de Educação Kérastase. Confira as dicas da profissional aqui!
A cutícula
A cutícula é a parte externa do fio, ou seja, aquela que conseguimos ver a olho nu. "Sua função é proteger o córtex e criar uma barreira para produtos químicos. Quando em bom estado, as células dessa seção se apresentam de maneira alinhada, isto é, dispostas regularmente, garantindo, assim, uma maior maciez. Por outro lado, se as escamas estiverem desalinhadas e levantadas, os fios se agarram um nos outros, dando a sensação de aspereza. A cutícula é também responsável pelo brilho dos cabelos e, quanto mais plana e lisa estiver a superfície, maior será a reflexão da luz", explicou Marcela.
O cimento intercelular
"Também conhecido como Complexo de Membrana Celular ou CMC, garante a coesão das escamas e do córtex, contribuindo para a sua solidez, característica de uma fibra natural e sadia. Seu papel e sua integridade são essenciais à boa saúde capilar, pois seus componentes são vulneráveis aos ataques exteriores suscetíveis à sua degradação, como os raios UV, a umidade e os tratamentos químicos".
O córtex
A especialista explica que esta é a camada intermediária da fibra. "O córtex é o corpo e o coração da fibra, sua parte mais volumosa. Constituído por um feixe de proteínas fibrosas dispostas de forma compacta ao redor da medula, ele confere numerosas propriedades físicas à fibra. Além disso, o córtex contribui para as propriedades mecânicas do cabelo, que são solidez, elasticidade e permeabilidade", pontuou.
A medula
"A medula está situada na parte central do fio. Sua presença, ao longo do cabelo, é descontínua, podendo até ser ausente", explicou Marcela. Apesar de ainda não ter sido determinada a função desta região, estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio, onde ela serviria como um "direcionador" do novo fio em direção ao poro.
Como os fios ficam fragilizados
"Conhecer alguns aspectos da fragilidade capilar de modo mais científico será de grande valor no desenvolvimento da expertise para o diagnóstico. Produtos utilizados em colorações, descolorações e alisamentos modificam a estrutura da fibra capilar, levantando as bordas das escamas e modificando as ligações químicas responsáveis pela coesão da fibra. Assim, o cabelo fica mais frágil e com uma maior necessidade de tratamento", explicou.
Qual região sofre mais dano?
"A desorganização estrutural das escamas deixa a fibra vulnerável às agressões exteriores, promovendo o ressecamento e tornando o toque áspero. Dessa maneira, os fios perdem o brilho e surge o frizz. Enfraquecidos ao extremo, os cabelos afinam e se tornam quebradiços, sendo o córtex o principal afetado, devido à desconexão da cutícula", encerrou a profissional.
Publicado por: Carolina Medeiros, Terça-feira 09 de dezembro de 2014 - 05h05
Mais Cabelos profissionais

Cabeleireiros dão 4 dicas para ter um salão de beleza de sucesso

Dica para colorista: 8 cuidados que sua cliente precisa ter para não desbotar a cor do cabelo

Color Festival: inscrições para o evento de coloração de L'Oréal Professionnel estão abertas
Últimas matérias

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos

Mechas inversas: 15 fotos e dicas de como fazer a técnica para escurecer o cabelo

Cabeleireiros dão 4 dicas para ter um salão de beleza de sucesso