
Sandra Oliveira

Hairstylist especialista em mechas, cor e tratamento
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Pintar o cabelo castanho ou preto de ruivo é o sonho de muitas mulheres, mas vale a pena entender como é o processo antes de fazer a mudança para saber se essa é a melhor opção para você. Tons de ruivo acobreado ou avermelhado são boas pedidas para quem quer adotar um visual mais quente e impactante, porém cada nuance vai exigir um tipo de procedimento e de manutenção dependendo da intensidade que você deseja e da cor de base dos seus fios. Para te orientar melhor, reunimos dicas certeiras sobre cada etapa da transformação, da descoloração à rotina de cuidados. Confira!
Leia mais: guia completo com tudo que você precisa saber antes de fiar ruiva pela primeira vez!
É preciso descolorir o cabelo castanho ou preto para ficar ruiva?
Quem tem cabelo escuro sabe que, muitas vezes, é preciso descolorir os fios antes de adotar uma cor mais clara. No entanto, quando se trata de ficar ruiva, não existe uma regra única que sirva para todos. "Vai depender de qual tonalidade este cabelo está", conta a hairstylist Sandra Oliveira, Expert K e especialista em colorimetria. "Se o cabelo for virgem, geralmente não precisamos descolorir", afirma. De uma forma geral, o segredo é criar a base certa para a cor desejada; quanto mais fechado o tom de vermelho, menor o clareamento necessário. "Ruivos mais brilhantes costumam exigir mais descoloração, enquanto os mais suaves, como nuances tom sobre tom, não exigem uma base tão clara", explica Sandra. Para ter certeza de qual é o melhor procedimento no seu caso, visite um salão de beleza e pergunte a um cabeleireiro colorista.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como preparar os fios escuros antes de adotar o cabelo ruivo
Mudar a cor do cabelo sempre pode deixar os fios um pouco sensibilizados por causa da ação da coloração, especialmente se for preciso realizar uma descoloração primeiro. Independente da cor escolhida, é importante que a fibra capilar esteja bem forte e saudável antes de passar pela transformação. No caso do cabelo ruivo, esse preparo é fundamental para que a cor fique bem intensa, com acabamento brilhoso e com maior durabilidade. "Antes da realização do ruivo seria bom fazer um ritual de Fusio Dose, de Kérastase", indica Sandra. O tratamento, exclusivo para salões de beleza, é a melhor pedida para suprir as necessidades do fio de forma personalizada e criar uma base perfeita para a aplicação dos pigmentos. O ritual consiste em combinar um Concetré, que vai atender a necessidade primária do fio, e um Booster, que é voltado para a necessidade secundária. O Concetré pode oferecer densidade, nutrição, força ou brilho, enquanto o Booster pode ser focado no brilho, na nutrição, na disciplina, na força ou na densidade. Ao final do procedimento, os cabelos vão estar muito mais saudáveis da raiz às pontas e prontos para uma transformação na cor.
O cabelo ruivo exige uma rotina de cuidados regrada
Os pigmentos vermelhos são bem pequenos e se soltam da fibra facilmente, então o cabelo ruivo está entre os que desbotam mais rapidamente após a coloração. Quando o cabeleireiro trabalha com uma coloração de qualidade, a nuance tem uma durabilidade maior, mas mesmo assim é importante usar bons produtos no dia a dia para diminuir o desgaste. A indicação de Sandra é a linha Reflection Chromatique, de Kérastase, desenvolvida especialmente para os fios com coloração ou mechas. "Utilizar uma linha como Chromatique vai proporcionar a esse ruivo mais brilho, além de ter uma tecnologia que impede a oxidação dessa cor e um futuro desbotamento. Assim, a cor fica viva até o próximo retoque", explica a expert. A coleção permite que você personalize o tratamento de acordo com a necessidade, já que oferece um shampoo para cabelos mais sensibilizados e outro para fios menos sensibilizados, além de uma máscara para cabelo grosso e uma para cabelo fino. Complete o kit com o Fondant, um condicionador leve e ideal para o dia a dia, e o Fluide, um leave-in que oferece proteção total para a cor e para a fibra capilar.
Como é a manutenção do cabelo ruivo entre retoques?
Depois de pintar o cabelo escuro de ruivo, é importante voltar ao salão de beleza regularmente entre um retoque e outro. Se esperar o dia de colorir novamente, os fios podem não estar tão bonitos quanto estariam com um acompanhamento mais regular. Nessas visitas ao salão, o cabeleireiro pode tratar a saúde da fibra e até intensificar a nuance se ela estiver começando a desbotar antes do dia previsto. "Cerca de 10 dias depois da coloração, gosto de realizar o Ritual Chromatique usando o Touche Chromatique, um pigmento que é misturado à máscara da linha para fazer a revitalização dessa cor", explica Sandra. Para iluminar e renovar o cabelo ruivo, a linha oferece duas opções: Touche Red é indicado para intensificar pigmentos vermelhos, enquanto Touche Coppe vai destacar os pigmentos acobreados. Em poucos minutos o cabelo vai estar revitalizado e renovado por completo.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 17 de setembro de 2019 - 12h00
Mais Cabelo vermelho

Cabelo ruivo escuro em diferentes tons de pele: 20 ideias para quem quer adotar a cor

Cabelo vinho: o tom de vermelho escuro é perfeito para quem quer renovar o visual

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada