
Antes de apostar em mechas existem8 coisas que você precisa saber. Confira!

Guinah Salles
Hairstylist e proprietário do Salon Guinah Salles
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Marcou um horário no salão para fazer mechas pela primeira vez ou vem sonhando com isso? Antes da transformação definitiva é importante saber que existem diferentes técnicas e variações de tons para apostar, além de novos cuidados que seus fios irão demandar após a mudança. Pensando nisso, o Segredos de Salão preparou um manual com as 8 coisas que você precisa saber antes de clarear pontualmente o cabelo e, para isso, consultou alguns dos seus principais especialistas, que contaram as linhas de manutenção mais indicadas para tratar as madeixas mechadas, as dicas para conseguir um visual harmônico e bonito e muito mais. Confira!
1) Se você é morena, não comece com o platinado
Como é a sua primeira vez fazendo mechas, é supercomum se sentir muito diferente depois da mudança e, para evitar um choque toda vez que se olhar no espelho, que tal começar aos poucos? Uma das principais dicas nesse momento é apostar em tons de loiro que não contrastem muito com a sua cor natural, evitando os platinadas, por exemplo. Com o tempo você vai se acostumar a ter madeixas mais claras e pode, então, potencializar o clareamento e até apostar em mais nuances.
Uma boa dica para mudar sem ficar loira platinada é apostar na técnica de mechas bronde. "O efeito cria um visual 'nem morena, nem loira', com fundo e raiz escuras e mechas mais claras, conferindo volume e profundidade ao visual", explicou Guinah Salles, cabeleireiro e ID Artist L'Oréal Professionnel.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Considere todos os tipos de mechas: não existe apenas a balayage
Antes da transformação é muito importante buscar referências e inspirações para escolher o tipo de clareamento que melhor combine com o seu estilo e com o visual que você busca. "As mechas podem ser feitas de maneiras muito diferentes, que atendam a todos os gostos e estilos", garantiu a colorista Regina França. Para quem não deseja madeixas iluminadas da raiz às pontas, por exemplo, existem técnicas como o ombré hair e as californianas, feitas apenas nas extremidades. Já para quem busca um efeito de contorno no rosto, ou que lembre o criado pelos raios solares, vale apostar no contouring ou baby babylights. Todos os casos combinam tanto com fios curtos como médios e longos.
3) Tire todas as suas dúvidas antes da transformação definitiva
É comum ter uma série de dúvidas sobre como as mechas são feitas, como devem ser os cuidados, quais os tratamentos necessários após a mudança, como é a manutenção, além de outras questões que podem surgir para quem nunca teve os fios descoloridos antes. Por isso, anote todas essas perguntas e, antes da mudança definitiva, converse com o seu hairstylist e esclareça cada uma para que não fique nada pendente no seu novo look.
4) Fique atenta à sua cor base
A cor da base dos fios influencia diretamente na beleza das mechas e, por isso, existem casos em que é necessário mexer também nessa nuance, criando um fundo mais neutro para, depois, fazer o clareamento pontual. Se a sua intenção é alcançar um visual autêntico e de pegada mais natural, converse sobre isso com o seu hairstylist e peça que ele crie esse efeito.
5) Atenção ao tom de loiro que será usado
O loiro possui muitas variações e, na hora do clareamento, encontramos opções que vão desde os mais fechados, como o amêndoa, caramelo e mel, até outros mais abertos, como o bege e dourado. "Os mais pálidos são aqueles que chamamos de frios e, esses, tendem a se harmonizar melhor com as peles de fundo amarelado. Já os mais vibrantes, conhecidos como quentes, são perfeitos tanto para mulheres mais claras como negras e morenas", indicou o beauty artist e integrante do GlamTeam L'Oréal Professionnel, Fernando Torquatto.
6) Invista em shampoos e condicionadores específicos
As mechas sofrem agressões externas todos os dias, seja pela poluição, pelos raios solares ou por outros agentes que causam oxidação e podem garantir às nuances um aspecto envelhecido e ressecado. Para evitar que isso aconteça é legal manter alguns cuidados regulares, como o uso de linhas específicas para o seu caso na manutenção caseira. "Lumino Contrast, de L'Oréal Professionnel, é composta por shampoo, condicionador, máscara e sérum, que contém vitamina E, filtro ultravioleta e magnésio, responsáveis por nutrir o fio e destacar a luminosidade do serviço de mechas", garantiu o educador Daniel Marcato.
7) Prefira lavagens feitas com água fria
Outro responsável por deixar os pontos luminosos de seus fios menos vibrantes e bonitos é o calor, que além de tudo ainda potencializa o efeito ressecado causado pela descoloração e pode até tornar as mechas mais alaranjadas ou amarelas. Por isso, evite banhos com temperaturas muito altas e priorize sempre as frias, que além de não prejudicarem a fibra capilar ainda deixam as madeixas mais brilhosas.
8) Você não precisa virar escrava do estilo
Um dos principais medos de quem pensa em fazer mechas nos fios é a manutenção que o novo visual irá demandar e se será necessário ir frequentemente ao salão. Para isso, não existem regras, mas é importante saber antes da transformação que algumas técnicas, como a balayage, criam um contraste maior quando o cabelo começa a crescer, o que incomoda algumas mulheres e faz com que corram para um retoque. Isso já não acontece nos procedimentos feitos apenas no comprimento e pontas, como ombré hair.
Publicado por: Juliana Hansen, Quarta-feira 25 de janeiro de 2017 - 16h58
Mais O Poder da Cor

Cabelo vinho: o tom de vermelho escuro é perfeito para quem quer renovar o visual

Ombré hair platinado: 15 fotos do cabelo com luzes claras nas pontas para usar como inspiração

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar
Últimas matérias

Cabelo vinho: o tom de vermelho escuro é perfeito para quem quer renovar o visual

Hidratação para cabelo com luzes: produtos e dicas para dar brilho e maciez às mechas loiras

Ombré hair platinado: 15 fotos do cabelo com luzes claras nas pontas para usar como inspiração

Preenchimento de pontas ralas funciona? Saiba tudo sobre o tratamento para ter cabelos longos

Cabelos longos, fortes e sem quebra: conheça Extreme Length, nova linha de Redken

Shampoo para cabelo com luzes: como escolher o melhor produto para cabelo com mechas