
Saiba tudo sobre densidade e volume capilar e aprenda a diferenciá-los

Flávia Monteiro
Formada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, pós-graduada em Dermatologia pela Policlínica Geral do Rio de Janeiro e titulada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Para tratar corretamente os cabelos, é importante prestar atenção aos aspectos que vão além da textura e do grau de emoliência da fibra. O volume e a densidade fazem parte da lista de quesitos que devem ser levados em conta e são importantes para eleger o tratamento mais adequado para as madeixas. Para você ficar por dentro das distinções entre densidade e volume capilar, o Segredos de Salão consultou a dermatologista Flávia Monteiro. Confira todas as dicas da médica aqui!
O que é densidade capilar?
Há quem confunda densidade com volume. No entanto, segundo a especialista, a distinção é fácil de identificar: "Chamamos de densidade capilar a quantidade de cabelo presente em um centímetro quadrado. No couro cabeludo, ela varia de 175 a 300 fios por centímetro quadrado e sofre influência de características pessoais como idade e sexo". Para exemplificar, basta pensar em um rabo de cavalo: quando seguramos os fios presos com as mãos fechadas, conseguimos perceber a quantidade de cabelos que a pessoa possui, caracterizando uma maior ou menor densidade capilar.
O que é volume capilar?
O volume capilar, por sua vez, costuma ser mais facilmente entendido. "Ele tem relação direta com a espessura do fio de cabelo e o que influencia nesse ponto são características étnicas, que conferem um cabelo mais ou menos liso para cada pessoa. Por exemplo, um cabelo anelado ocupa mais volume do que um chapado, mas não necessariamente possui também uma maior densidade, já que a quantidade de fios por centímetro quadrado pode ser menor", elucidou a médica.
Como alterar essas características?
Garantir volume aos fios não é uma tarefa difícil. Há muitos produtos no mercado produzidos exclusivamente para encorpar os cabelos e deixá-los ainda mais imponentes, como as mousses Full Volume Extra e Volume Lift, da linha Tecni.Art, de L'Oréal Professionnel. Além desse artifício, também pode-se investir no corte como uma ferramenta para garantir um hairstyle mais ou menos volumoso. Mas e o contrário? Se você deseja aumentar sua densidade capilar e exibir cabelos cheios, fique atenta que, em breve, o Segredos de Salão irá te contar uma supernovidade!
Publicado por: Carolina Medeiros, Sexta-feira 09 de janeiro de 2015 - 05h05
Mais Tratamento de cabelo

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir
Últimas matérias

20 penteados para um festival de rock: coques, tranças e rabos de cavalo para cabelos curtos, médios e longos

Esses 3 passos vão recuperar o brilho do seu cabelo loiro em casa!

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico