
Aprenda a fazer um diagnóstico perfeito no cabelo de suas clientes

Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Você já passou por situações constrangedoras, em que suas clientes chegavam no salão com uma ideia e saiam de lá chorando, insatisfeitas com o resultado obtido? Talvez você não tenha feito um diagnóstico correto no cabelo delas. "Quanto maior o número de informações que o profissional conseguir, maior a chance de obter um bom resultado", afirmou Ivaldo Lima, Embaixador L'Oréal Professionnel e proprietário do salão Stylus Hair, em Curitiba, Paraná. "A primeira pergunta de devemos fazer é: o que você quer expressar com sua imagem?", acrescentou.
Confira abaixo as perguntas que todo cabeleireiro deve fazer para suas clientes:
Perguntas iniciais
"A olho nu conseguimos identificar a densidade, espessura, cor e saúde dos fios. No entanto, para um bom resultado temos que saber que tipo de químicas ja foram aplicadas anteriormente, a regularidade em que lava o cabelo, de quanto em quanto tempo ela costuma frequentar o salão de beleza... Com estas informaçoes aumenta a nossa margem de acerto", recomendou.
Corte
"Para realizar um corte perfeito na cliente é necessário saber como é o estilo de vida dela, se ela vai ter paciência de ajeitar o cabelo todo dia, ou deseja algo mais prático e simples de arrumar. Além disso, é necessário observar a textura do cabelo para saber se será necessário finalizar com uma escova ou pode secar sozinho", disse.
Coloração
"Saber ouvir é uma virtude que todo cabeleireiro precisa ter para conquistar um resultado de excelência em seu trabalho. Por isso, antes de começar o procedimento, entenda o que a sua cliente deseja e passe para ela com clareza o que você vai fazer", disse.
"Após analisar o tipo de fio, tenha em mãos sua cartela de cores e veja se vai ficar bom com o tom de pele dela... Se você sabe que a cor que ela quer não vai ficar boa, converse e argumente, faça-a entender que você sabe do que está falando, com propriedade", completou.
Tratamentos
"Identifique as necessidades dos fios. Para cada tipo de cabelo, a L'Oréal Professionnel possui uma linha específica com tratamentos aplicados no sação. Por exemplo, se a sua cliente deseja um cabelo com menos volume, além de realizar um corte que dê mais movimento aos fios, indique o serviço Multi-Controle Capilar, que disciplina, hidrata e diminui o frizz. Em casa, ela pode usar os produtos da linha Absolut Control, que vai prolongar o resultado", recomendou.
"Já para um serviço de coloração, a Cristalização da Cor é um ótimo tratamento, pois aprisiona o pigmento no córtex do fio, além de hidratar e conferir cabelos brilhosos por muito mais tempo. Ela deve ser feita logo após a cliente colorir os fios no salão e pode ser mantida em casa com a linha Vitamino Color, além da máscara Tratamento da Cor e do Brilho", disse. "Existem muitos serviços com nosso produtos de L'Oréal Professionnel, o profissional deve estudar e saber o ideal para ser aplicado em cada cliente", acrescentou.
Com essas dicas, o profissional conquista a confiança de suas clientes e prova, com propriedade, que possui expertise para realizar esses procedimentos.
Publicado por: Alexandra Gurgel, Segunda-feira 28 de julho de 2014 - 07h10
Mais Dicas para profissionais

Um bom cabeleireiro deve ensinar essas 3 coisas para as clientes do salão de beleza

Cabeleireiro especialista em ruivos: 6 dicas para se tornar um expert na coloração

É melhor ser um cabeleireiro especializado ou atuar em todas as áreas? Saiba como decidir
Últimas matérias

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência

Quer fazer o cabelo crescer? 5 mitos para deixar de acreditar e dicas de expert para ter fios longos

Cabelo cacheado loiro: 30 fotos para se inspirar + dicas para cuidar das luzes

Cabelo com caspa no verão: como tratar a descamação nos meses de calor