
Dra. Fernanda Torres
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A produção de hormônios em excesso ou até mesmo a falta deles pode influenciar na saúde capilar. Segundo a dermatologista Fernanda Torres, uma das principais causas da queda dos fios é consequência de problemas hormonais. "Também cabe enfatizar que mesmo níveis normais de alguns hormônios já podem ter ação inibitória sobre os folílculos, dependendo da interação entre eles e os receptores foliculares", explicou a profissional.
O excesso de hormônios
Se você sofre com queda capilar, o importante é procurar um dermatalogista especializado em cabelos para um diagnóstico correto e, assim, realizar o tratamento adequado. "O excesso de dihidrotestosterona, prolactina e cortisol podem aumentar a queda por serem hormônios que possuem ação inibitória sob o ciclo capilar", alertou. Segundo a profissional, a produção em excesso de dihidrotestoreona, por exemplo, é a principal causa da calvície masculina. Já a prolactina é produzida durante a amamentação, e o cortisol tem relação com o estresse.
A falta de hormônios
Segundo a dermatologista, a falta de hormônios pode mudar a textura dos fios, além de alterar a saúde capilar. "A falta de estrôgeno ou ou do hormônio tireoidiano, por exemplo, pode acarretar a perda das madeixas, assim como alterações na textura. O tratamento para reposição é indicado caso a caso, junto ao ginecologista e ao endocrinologista", afirmou Fernanda.
A gravidez é positiva para a saúde dos fios
As mulheres grávidas costumam receber muitos elogios pelas madeixas bonitas que exibem durante a gestação. Segundo a profissional, o aspecto saudável dos fios tem vários motivos. "A gravidez é um estado bastante estimulatório para os cabelos, isso se a paciente não tiver alguma intercorrência (anemia grave) ou deficiência de vitamina que não seja propriamente reposta", comentou. "Em geral, o status hiperestrogênico é de grande influência postiva, diminuindo a taxa de queda, aumentado a velocidade de crescimento, o brilho, além de melhorar a textura. As próprias gestantes falam que durante a gestação ficam com os cabelos lindos e bem cheios", finalizou a dermatologista.
Publicado por: Raquel Brandão, Quinta-feira 18 de junho de 2015 - 05h05
Mais Tratamento de cabelo

4 perigos do sol para os cabelos: o que a exposição sem proteção pode fazer com os fios

4 segredos para um couro cabeludo saudável e equilibrado

O cabelo ruivo começou a desbotar, e agora? Saiba como lidar com o desgaste entre os retoques
Últimas matérias

6 dicas para fazer babyliss em cabelos curtos

Cabelo com mechas douradas: 18 fotos do tom de loiro perfeito para iluminar os fios

4 perigos do sol para os cabelos: o que a exposição sem proteção pode fazer com os fios

4 segredos para um couro cabeludo saudável e equilibrado

Retrospectiva 2019: 5 cortes de cabelo que mais fizeram sucesso no ano

O cabelo ruivo começou a desbotar, e agora? Saiba como lidar com o desgaste entre os retoques