
Descubra o poder do pH nos cuidados com o cabelo

Alexandre Domingos

Educador da Redken Brasil, Coordenação Regional Norte
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Para cuidar dos cabelos das clientes com precisão é preciso ficar atento a um tema importante, que muitas vezes não é aprofundado pelos profissionais. O pH - ou potencial de hidrogênio -, é a unidade de medida que indica se uma solução ou elemento é ácido, neutro ou alcalino. Ele está presente no dia a dia do hairstylist não só na composição dos produtos, mas também no próprio cabelo de suas clientes. "O resultado dessa escala define se os fios estão saudáveis, porosos, macios, entre outras características", explicou Alexandre Domingos, educador de Redken.
A diferença entre os pHs
De acordo com especialistas, a escala de pH se dá da seguinte forma: 1 a 6,9 é ácido; 7 é neutro; enquanto de 7,1 a 14 é alcalino. "Um cabelo natural deve ter entre 4,5 e 5,5. Ou seja, é ácido. Toda vez que aplicamos qualquer substância com o pH diferente, alteramos sua estrutura e, consequentemente, sua saúde", explicou o profissional.
"Quando utilizamos produtos alcalinos, como colorações, descolorações e alisamentos à base de tioglicolato, as escamas que estão na superfície se abrem, tornando a cabelo áspero, poroso, sem brilho e sensibilizado", contou. "Já quando usamos propriedades ácidas, incluindo escovas progressivas ou disciplinantes, a tendência é a cutícula fechar e compactar, tornando as madeixas enrijecidas, sem balanço e quebradiças", acrescentou.
Esclarecimentos para a cliente
Apesar de ser um assunto importante quando o assunto é beleza e cuidados, em geral, os rótulos dos produtos não vêm com especificações sobre o pH. "Por isso é muito importante o hairstylist solucionar todos os questionamentos sobre o tema para a cliente. Esclarecemos esta informação para todos os profissionais que passam por cursos e treinamentos de Redken", comentou o educador, acrescentando que os cosméticos da marca possuem o potencial de hidrogênio ideal para as madeixas.
Manutenção pós-química
"Quando realizamos qualquer serviço químico, é fundamental o uso de tratamentos recuperadores, logo em seguida. Assim, evitamos a sensibilização do fio, com a alteração do pH natural", explicou Alexandre. Para o especialista, cabelos sedosos, macios, brilhantes e com aspecto saudável são conquistados não com cuidados no salão, mas como com a manutenção em casa. "É necessário guiar a cliente com o uso de produtos corretos para que os fios estejam sempre preparados para os próximos retoques químicos", encerrou.
Publicado por: Camila Oliveira, Quarta-feira 18 de fevereiro de 2015 - 05h05
Mais Redken

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Wolf cut em cabelo cacheado: 13 inspirações e dicas para finalizar os cachos
Últimas matérias

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

Penteados para formatura: 5 ideias da moda para usar em cabelos curtos, médios e longos