Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cabelos cacheados, lisos, oleosos, finos... cada tipo de cabelo possui características únicas e, por isso, necessita de cuidados específicos para lidar com suas particularidades. Quando se trata da frequência de lavagem dos fios, não deve ser diferente e cada cabelo possui uma frequência de higienização diferenciada. Essa regularidade específica é muito importante pois, se se você lava o cabelo mais do que deveria, pode deixar os cabelos ressecados e frágeis. Por outro lado, se não lavar o cabelo o suficiente pode acabar com o couro cabeludo irritado, caspa e até mesmo queda de cabelo. Reunimos as frequências de limpeza recomendadas para cada tipo de fio e indicamos os melhores produtos para deixar seus cabelos limpos e bonitos. Confira!
Veja também: 5 dicas de cuidados capilares que servem para todos os tipos de fios
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cabelos finos e ralos precisam de lavagens alternadas
Cabelos finos tendem a possuir raízes oleosas, que ficam ainda mais visíveis nesse tipo de fio por conta da falta de volume. Por conta do aspecto oleoso desagradável, as mulheres que possuem esse tipo de fio costumam ter o hábito de lavar o cabelo todos os dias para evitar a aparência pesada e suja. Apesar disso, o ideal é se abster nas lavagens, pois o excesso de limpeza por deixar os cabelos ressecados e as pontas com uma aparência áspera e espigada.
Ao invés de lavar a cabeça diariamente, opte por higienizar o cabelo a cada dois dias com um shampoo com fórmula limpante, que atribua mais volume aos fios, como o Volumetry, de L'Oréal Professionnel. Desenvolvido especialmente para cabelos finos, o produto purifica suavemente os fios e remove a oleosidade excessiva enquanto ajuda a encorpar e aumentar o volume dos cabelos. Nos dias em que a raiz estiver mais oleosa, utilize um shampoo seco para amenizar o aspecto até chegar o dia certo da limpeza.
Cabelos coloridos pedem um intervalo maior entre as lavagens
Cabelos coloridos pedem cuidados especiais para evitar o desbotamento da cor e o ressecamento dos fios. Com a frequência de lavagem não deve ser diferente, as madeixas com coloração pedem um intervalo maior entre a higienização dos fios para evitar a perda de pigmentos e a alteração do tom. "Quanto menos você lavar, melhor. Indicamos não lavar com tanta frequência", indica o Embaixador L'Oréal Professionnel, Bruno Viana . Para o expert, o número de lavagens deve ficar entre 2 a 3 vezes por semana. "A gente sempre pede para usar shampoos mais hidratantes, evitando os de limpeza profunda", recomenda.
Para oferecer uma limpeza efetiva e ter todo o cuidado com a cor, o ideal é utilizar uma linha específica para cabelos coloridos, como a Vitamino Color, de L'Oréal Professionnel. "São produtos que cuidam da cor e da saúde da fibra capilar, oferecendo hidratação e um cuidado para um desbotamento muito menor, garantindo uma lavagem muito mais segura em relação ao equilíbrio do pH", indica.
Cabelos oleosos podem ser lavados em dias intercalados
O tipo de cabelo que mais causa controvérsias na hora de lavar são os cabelos oleosos. Enquanto alguns especialistas afirmam que esse tipo de fio deve ser lavado todos os dias, outros acreditam que o excesso de lavagens pode comprometer os fios. Lavar os cabelos todos os dias pode resolver a questão da oleosidade temporariamente mas a longo prazo pode acabar acentuando o problema. Quando você exagera na limpeza, o couro cabeludo acaba ficando desidratado, o que resulta em um efeito rebote pois o corpo entende que está fabricando pouca oleosidade e aumenta a produção de óleo para compensar. Por isso, evite lavar os cabelos mais de quatro vezes por semana. Ao invés disso, lave a cabeça dia sim, dia não, com um shampoo específico para controlar a oleosidade dos fios. Nós indicamos o Pure Resource, de L'Oréal Professionnel, que limpa profundamente os cabelos e ajuda a controlar a oleosidade dos fios sem causar irritação no couro cabeludo.
Cabelos cacheados precisam de intervalos maiores entre as lavagens para evitar o ressecamento
Cabelos cacheados, especialmente os que possuem cachos mais fechados, costumam possuir raízes oleosas e pontas mais secas. Por conta do formato enrolado desse tipo de fio, os óleos naturais do couro cabeludo não conseguem chegar até as extremidades dos fios, resultando em comprimento e pontas com tendência ao ressecamento. Por isso, esse tipo de cabelo pede uma lavagem mais espaçada com produtos específicos a fim de evitar a acentuação do ressecamento dos fios e promover a limpeza do couro cabeludo. O mais recomendado é lavar a cabeça cada três dias com o seu shampoo para cabelos cacheados, como o Curl Contour, de L'Oréal Professionnel, e realizar uma hidratação com a máscara da mesma linha para promover a nutrição dos fios. Toda a coleção possui uma fórmula com Glicerina e tecnologia Incell para alinhar os fios, definir o formato dos cachos e restaurar a elasticidade natural do cabelo.
Cabelos danificados precisam de lavagens mais espaçadas
Cabelos danificados, seja por química, coloração ou descoloração, costumam ser mais frágeis, ressecados e propensos a sofrer quebras que os demais tipo de fios. Por isso, necessitam de lavagens mais espaçadas para evitar sobrecarregar os fios e deixá-los ainda mais frágeis. A frequência ideal gira em torno de uma vez a cada 3 dias mas pode ser um pouco mais frequente e ter um intervalo de dois dias, caso seus cabelos sejam mais oleosos. Além disso, esse tipo de madeixa também requer um cuidado especial durante a limpeza, pedindo um manuseio mais delicado para evitar atrito entre os fios. Também é importante utilizar produtos com fórmulas reconstrutoras para revitalizar a estrutura capilar e fortalecer o fio a fim de reduzir quebras.
Publicado por: Fernanda Oliveira, Quarta-feira 06 de fevereiro de 2019 - 12h13
Mais Dicas de experts

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno
Últimas matérias

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

Quais as tendências de cores de cabelo em 2022? Cabeleireiro revela nuances que estão em alta

Cabelo dourado: loiro, ruivo, marrom e outras nuances para apostar

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você