
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cronograma capilar é uma rotina de tratamentos que deixa o cabelo saudável, mas você sabe quem pode seguir essa agenda de cuidados? O cronograma capilar é formado por três etapas: hidratação, que devolve água e vitaminas aos fios; nutrição, que repõe óleos e nutrientes; e reconstrução, que faz a reposição de proteínas e massa. Juntos, os tratamentos suprem todas as necessidades e garantem um cabelo saudável, brilhoso, macio e sem danos. A ordem e a quantidade dos tratamentos podem mudar de acordo com o tipo e textura do fio.
Quer saber como, quais são os tipos e quem pode fazer o cronograma capilar? Então confira as dicas!
O cronograma capilar pode ser feito em todos os tipos e texturas de cabelo?
A resposta é sim! O cronograma capilar é recomendado para todos os cabelos, seja qual for a textura, curvatura ou estado dos fios - saudáveis ou danificados. Quando os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução são intercalados dentro de um período de um mês, o cabelo recebe os nutrientes que faltavam para restaurar a fibra capilar. O que muda é a a frequência de cada tratamento: a reconstrução, por exemplo, deve ser feita mais vezes em cabelos danificados do que em cabelos saudáveis.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quais são os tipos de cronograma capilar?
Dependendo das necessidades do cabelo, o cronograma capilar pode ter algumas mudanças, seja na escolha de produtos ou na frequência dos tratamentos. Conheça os principais tipos de cronograma capilar e entenda como cada um funciona:
Cronograma capilar para crescimento: essa rotina de cuidados faz o cabelo crescer mais rápido e saudável. Os produtos devem fortalecer as madeixas e, para que o tratamento seja ainda mais potente, vale a pena inserir uma linha formulada para acelerar o crescimento capilar.
Cronograma capilar para cabelos saudáveis: quem tem cabelo saudável também pode fazer o cronograma para proteger o cabelo contra danos como umidade e vento, e manter os fios brilhosos e macios. Nesse caso, a prioridade é a hidratação. A reconstrução deve ser feita apenas uma vez por mês, já que é um tratamento que pode pesar nos fios quando feito em excesso.
Cronograma capilar para cabelos danificados: ideal para reparar danos como quebra, pontas duplas, alta porosidade e ressecamento intenso. A reconstrução é feita com mais frequência, geralmente duas vezes por mês. No caso de cabelos muito danificados, o tratamento pode ser feito uma vez por semana até que os fios sejam recuperados.
Cronograma capilar para cabelos cacheados e crespos: cabelos com curvatura carecem de oleosidade natural nas pontas. Por isso, a nutrição deve ser feita de uma a duas vezes por semana para dar mais brilho e maciez aos cachos.
Como escolher o melhor cronograma capilar para o meu cabelo?
A melhor maneira de descobrir a ordem, frequência e qual é o melhor cronograma para você é por meio do diagnóstico capilar no salão de beleza. O profissional vai analisar o estado dos seus fios e entender quais são as reais necessidades, se o cabelo é liso, ondulado, cacheado ou crespo, se está saudável ou danificado, se você quer que ele cresça mais rápido, entre outras análises.
Também é possível identificar as necessidades do cabelo por meio do teste de porosidade capilar caseiro, que consiste em colocar fios limpos em um copo de água filtrada e esperar por 10 minutos. Se os fios boiarem, eles precisam de mais hidratação; se ficarem no meio do copo, a nutrição deve ser reforçada; se afundarem, o cabelo está danificado e precisa de sessões de reconstrução para recuperar as madeixas.
Leia também: 5 motivos para começar a fazer um cronograma capilar
O que usar em cada etapa do cronograma capilar?
Para que o cabelo receba tudo o que precisa, é necessário investir em produtos específicos para hidratação, nutrição e reconstrução. As linhas com fórmulas profissionais são as que garantem um resultado melhor e em menos tempo.
Confira dicas de produtos para fazer o cronograma capilar:
Hidratação: uma boa opção de linha para hidratar o cabelo é a All Soft, de Redken, enriquecida com óleo de argan para fazer a hidratação sem pesar nos fios. "Nos últimos anos, as pessoas estão aceitando cada vez mais os cabelos naturais e com isto a linha All Soft está sendo muito importante devido a sua combinação de proteínas e aminoácidos da seda, o que proporciona brilho, sedosidade e auxilia na reconstrução", comenta Emerson Eleoterio, hairstylist e artista Redken.
Nutrição: uma ótima dica é investir em uma linha que seja enriquecida com óleo de babassu, conhecido por suas propriedades hidratantes e umectantes. Ele faz a reposição da camada de proteção e aminoácidos dos fios, aumentando a nutrição do cabelo. É o caso da linha Frizz Dismiss, que também conta com a tecnologia Smoothing Complex, ideal para regular o pH e alinhar os fios arrepiados.
Reconstrução: os produtos reconstrutores precisam devolver proteínas e massa ao cabelo. A linha Extreme, de Redken, é enriquecida com a tecnologia Strength Complex para fortalecer e evitar a quebra do cabelo.
Publicado por: Carolina Gandra, Sexta-feira 10 de junho de 2022 - 10h32
Mais Dicas de experts

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

É melhor pintar o cabelo antes ou depois da progressiva?
Últimas matérias

Como ficar ruiva iluminada? Expert dá o passo a passo para conquistar a nuance

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos