
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Você já fez um "detox capilar"? O termo se refere a um processo de recuperação da saúde dos fios que estão sensibilizados. Essa "desintoxicação" por ser referente aos componentes químicos da fibra capilar, um ritual geralmente realizado no salão, ou pode estar ligado a uma simplificação da rotina, como uma "pausa" nos hábitos que possam estar fragilizando o cabelo. Para realizar um detox capilar, o segredo é observar os sinais que o fio dá e usá-los como guias para definir que tipos de cuidados as madeixas estão pedindo. Realizar um diagnóstico capilar no salão de beleza é a melhor forma de analisar e compreender o estado de saúde da fibra, então deve ser o primeiro passo. Abaixo, reunimos 5 dicas certeiras para realizar um detox capilar e devolver a vitalidade aos seus cabelos. Confira!
Veja também: os 8 sinais de um sabelo saudável da raiz às pontas!
Dica 1) Conheça os sinais de que é hora de fazer um detox capilar
Cada cabelo é único, assim como a rotina de beleza e os hábitos de cuidado de cada pessoa. Por isso, os sinais de que é hora de fazer um detox capilar podem variar bastante. Na maior parte dos casos, o cabelo fica com aspecto ressecado, sem brilho, com toque áspero e mais frizz do que o normal. Em outros, os fios podem ficar pesados, mais oleosos do que de costume. Para quem tem cabelo cacheado, a textura pode ficar com mais volume e sem definição. De uma forma geral, se você não mudou sua rotina de cuidado com o cabelo nos últimos tempos mas ele não tem o mesmo caimento e não respondem da mesma forma aos produtos de sempre, é provável que seja hora de dar uma atenção especial à saúde das madeixas.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Dica 2) Reduza o uso de secador, chapinha e babyliss no dia a dia
Uma das causas mais comuns para o cabelo ressecado, danificado e sem vida é o uso frequente de secador chapinha e babyliss. Apesar de muito úteis, essas ferramentas podem ser prejudiciais para a fibra capilar por conta da alta temperatura que usam para modelar os fios. Por isso, se você utiliza aparelhos de styling semanalmente, é provável que perceba os fios mais ásperos com o tempo. A boa notícia é que, reduzindo a frequência do uso dessas ferramentas, o cabelo recupera a maciez e a leveza normalmente. Quando for apostar em um styling especial, lembre-se de aplicar um bom protetor térmico em todo o comprimento e nas pontas. "Gosto muito do spray PLI , de L'Oréal Professionnel, porque é um protetor térmico mas oferece memória para o cabelo, então conforme a gente faz a finalização ele segura com muito mais força" explica o hairstylist Bruno Viana , embaixador da marca.
Dica 3) Use um shampoo antirresíduos para fazer uma limpeza completa no cabelo e no couro cabeludo
Quem usa muitos produtos de styling ou finalização no dia a dia sabe que o cabelo pode ficar com resíduos acumulados com o passar do tempo, mesmo que você lave a cabeça regularmente. Para lidar com essas impurezas mais difíceis de remover, a dica dos experts é usar um shampoo antirresíduos, um tipo de fórmula que é voltado especialmente para realizar uma limpeza mais profunda na fibra capilar. No entanto, tome cuidado para optar por um shampoo que respeite o pH do cabelo para não ressecá-lo e use apenas de vez em quando, nos momentos em que sentir que os fios estão mais pesados do que de costume. Nossa sugestão é Pure Resource, um shampoo de ação purificante que reduz a oleosidade, a coceira e a irritação da pele do couro cabeludo.
Dica 4) Evite penteados muito apertados em dias consecutivos
Quem usa o mesmo penteado todos os dias, especialmente se for um modelo bem apertado e esticado, pode perceber que os fios tendem a ficar mais fracos pela tração criada pelo styling. Além disso, como são sempre as mesmas áreas do couro cabeludo sendo repuxadas, pode ser que o hábito aumente a quebra e até a queda dos fios nessas regiões. Se esse for o seu caso, é importante que seu detox capilar inclua um pouco mais de variação na hora de prender o cabelo para permitir que ele "descanse" e não seja tão fragilizado. O ideal é alternar entre o cabelo solto e o preso, mas se essa não for uma opção possível por conta de exigências do seu trabalho, a dica é variar entre coques altos, baixos, rabos de cavalo, tranças, modelos esticados e modelos soltos. Dessa forma, você não apenas dará mais estilo ao visual como também irá preservar melhor a saúde das madeixas.
Dica 5) Dê uma pausa maior entre os retoques de coloração e mechas
Para mudar a cor do cabelo, seja com coloração, descoloração ou luzes, é fundamental contar com a expertise de um profissional e produtos de boa qualidade para fazer a transformação com segurança. No entanto, mesmo com esses cuidados, se você retoca a cor com muita frequência, é provável que os fios fiquem um pouco fragilizados com o passar do tempo. Por isso, cada vez mais mulheres optam por fazer um detox de químicas colorantes e preferem diminuir a frequência da manutenção da cor. Para isso, o segredo é manter a raiz natural, seja através do visual com raiz esfumada - que cria um degradê entre o tom natural e o artificial - ou optando por mechas somente no comprimento e nas pontas, que são mais discretas e práticas. Se estiver tentando esconder cabelos brancos, a dica é usar um spray como Hair Touch Up, de L'Oréal Professionnel, que borrifa pigmentos temporários para cobrir os grisalhos. Dessa forma, você consegue manter o visual bonito e os fios saudáveis por mais tempo.
Visite um salão de beleza para cuidar dos cabelos com um expert!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 07 de janeiro de 2020 - 10h19
Mais Tratamento de cabelo

5 segredos para evitar opacidade, frizz e oxidação da sua nova cor de cabelo

Como saber se o cabelo precisa de hidratação, nutrição e reconstrução?

Experts listam 7 tratamentos de cabelo famosos nos salões!
Últimas matérias

5 truques que cabeleireiros fazem no salão para criar penteados perfeitos

Cabelo com tons terrosos: 40 inspirações e dicas de nuances para o outono/inverno

5 segredos para evitar opacidade, frizz e oxidação da sua nova cor de cabelo

Color Festival: inscrições para o evento de coloração de L'Oréal Professionnel estão abertas

10 profissionais experts em morena iluminada

4 ideias de corte de cabelo ondulado em camadas + dicas de finalização