
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O Dia do Cabeleireiro, celebrado em 19 de janeiro, é uma data criada para homenagear os profissionais que se dedicam a realçar a beleza de mulheres e homens. Além de celebrar o trabalho e a carreira de sucesso de grandes cabeleireiros do Brasil, este dia é uma oportunidade de inspirar aqueles que estão começando. Foi pensando nisso que entrevistamos o cabeleireiro César Augusto, que exerce a profissão há 30 anos e coleciona conquistas no seu currículo, como ter se tornado embaixador de L'Oréal Professionnel e trabalhado fora do Brasil.
O profissional compartilhou um pouco da sua trajetória, comparou os desafios da carreira hoje com quando começou e deu dicas para quem está começando agora. Confira!
Cabeleireiro conta que poder cuidar de outras pessoas é sua maior felicidade como profissional
Aos 48 anos de idade, o cabeleireiro Cesar Augusto pode dizer que dedicou mais da metade de sua vida à profissão: já são 30 anos atuando como cabeleireiro profissional. A influência para começar tão cedo veio de dentro de casa. "Sou cabeleireiro, filho, neto e bisneto de cabeleireiros", conta. Segundo Cesar, sua maior motivação para perseguir o sonho de trabalhar com beleza foi observar a dedicação de sua mãe. "O que me motivou a me tornar cabeleireiro foi ver o amor, a determinação e a paixão que a minha mãe tinha em lidar, se doar e transformar a vida das pessoas. Eu cresci vendo isso e vivenciando essa paixão", relembra.
O prazer em cuidar do outro passou de mãe para filho e, hoje, Cesar Augusto acredita que transformar a vida das pessoas é sua maior felicidade como profissional. "É muito claro pra mim que existem muitas formas da gente amar, mas em todas essas formas o cuidado sempre está presente. Eu sou muito passional e gosto de me doar. Para mim, a maior felicidade é acordar de manhã e saber que eu vou fazer a diferença na vida de uma pessoa", garante.
Leia também: Como decidir entre atuar em todas as áreas ou ser um cabeleireiro especializado

Cesar Augusto no fórum de beleza Hair Brasil, em 2014
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Ser embaixador de uma grande marca e mudanças no mercado: o que muda na trajetória de um cabeleireiro com 30 anos de carreira
A vida de um cabeleireiro com 30 anos de carreira é, com certeza, cheia de grandes marcos. Um dos momentos mais marcantes da vida de Cesar Augusto foi quando pode sair do interior, na cidade de São Gabriel no Rio Grande do Sul, onde nasceu, para a capital. De lá para cá, foram muitas mudanças e momentos inesquecíveis, como trabalhar fora do Brasil fazendo desfiles e shootings, abrir seu próprio salão de beleza e se tornar embaixador de L'Oréal Professionnel.
"Eu tenho orgulho de dizer que a L'Oréal faz parte da minha história e eu faço parte da história da L'Oréal, porque eu vivencio isso. A L'Oréal abriu as portas do mundo pra mim. Ela é o meu guia. Quando eu preciso de inspiração é nela que eu vou buscar, que eu me espelho, que observo", enaltece a parceria com a marca francesa que já dura 17 anos.
Além das conquistas pessoais, em três décadas um cabeleireiro vivencia diversas mudanças no mercado da beleza, que está sempre se reinventando e ditando comportamentos e tendências. Para Cesar, a maior diferença entre o passado e o presente está na relação do cabeleireiro com o cliente. "Nos últimos 30 anos as coisas mais que mudaram. Mais do que o cabeleireiro, o profissional da beleza, o mundo mudou. A gente era artesão, criativo e 30 anos depois a gente se torna parte do processo evolutivo de uma pessoa, a gente participa de forma real e concreta de grandes momentos das pessoas, porque a imagem tomou uma proporção gigantesca e as pessoas entenderam a importância do cuidar-se", observa.
Paciência, dedicação ao trabalho e ao próximo: cabeleireiro dá dicas para quem está iniciando a carreira
Um dos benefícios de ter uma carreira longa e sólida é poder passar conhecimento adiante. E Cesar Augusto aproveita o Dia do Cabeleireiro para destacar as virtudes, que vão muito além da técnica, que acredita que um cabeleireiro iniciante precisa ter para se tornar um grande profissional.
"Eu tenho minhas pupilas aqui e sempre falo: a tua história tu começa a contar hoje. É muito importante que tu seja fiel aos seus valores, tenha paciência para fazer tuas escolhas e sempre cuide do ser humano. Entenda que tudo a sua volta precisa ser cuidado. Inclui o seu colega, a indústria, a recepção, inclui tudo à sua volta", aconselha.
"O seu valor é a história que você está contando, como você contou e as escolhas que você fez. Não é amanhã que as coisas vão acontecer, elas estão acontecendo hoje. Respeita a ti e aos outros e seja muito fiel aos seus valores", ressalta o cabeleireiro.
Publicado por: Amanda Cardoso, Quarta-feira 19 de janeiro de 2022 - 13h46
Mais Área Pro

Color Festival: inscrições para o evento de coloração de L'Oréal Professionnel estão abertas

Como fazer raiz esfumada com coloração sem amônia? Expert dá dicas para cabeleireiros

4 dicas profissionais sobre cobertura de fios brancos para cabeleireiros
Últimas matérias

Conheça os poderes dos ácidos lático e tartárico para cabelos com coloração

Cabelo curto iluminado: 5 combinações de cor e corte que vão te conquistar

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa