
Barbara Rabelo

Hairstylist e Artista L’Oreal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O trabalho de um cabeleireiro vai além do horário de atendimento e criação de cortes, cores e penteados nas clientes. Por trás de bons resultados está uma dedicação diária ao cuidado e à manutenção de suas ferramentas de trabalho, desde o pente até a máquina. Esses aparelhos e acessórios precisam estar sempre nas melhores condições para que você pode exercitar todo o seu talento e conhecimento, então é importante separar alguns minutos no começo ou no final de cada dia para limpar e organizar deles. Para facilitar o processo, reunimos dicas simples e práticas para cada tipo de ferramenta. Confira!
Veja também: como manter os clientes felizes durante o atendimento no salão de beleza!
Limpar as tesouras é fundamental parar realizar bons cortes
Boas tesouras podem ser grandes investimentos na carreira de um cabeleireiro porque vão fazer toda a diferença no resultado dos cortes de cabelo. Por isso, é importante cuidar bem delas para que durem muitos anos. Além de manuseá-las com cuidado e evitar quedas, vale a pena usar um pincel macio de maquiagem ou de barbeiro para soltar fios que possam ter ficado agarrados ao longo do dia. Ao final do expediente, use água morna e sabão para retirar resíduos de produto ou cabelo e seque bem com uma toalha.
Higienize os pentes diariamente para mantê-los limpos
Os pentes são usados em todos os tipos de serviço, desde cortes até criação de penteados, então entram em contato com vários cabelos diferentes ao longo do dia. Retirar com as mãos os fios que ficam presos entre um atendimento e outro é um hábito simples de incluir na rotina, mas não esqueça de lavá-los com água morna e sabão mesmo assim. Essa é a única forma de retirar resíduos de oleosidade ou produto que tenham se acumulado entre os dentes.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como limpar a chapinha da maneira correta
Muitas pessoas não sabem, mas as ferramentas de calor também precisam ser higienizadas regularmente. "É muito importante fazer a limpeza da chapinha senão ela pode acumular resíduos e passar de um cabelo pro outro", conta a hairstylist Barbara Rabelo, artista L'Oréal Professionnel. Para fazer essa limpeza, o ideal é as placas estarem mornas, já que o calor pode ajudar a amolecer e soltar impurezas que tenham ficado agarradas. Com o aparelho desligado da tomada, use um pano úmido para limpar toda a estrutura e use um seco em seguida para finalizar. O mesmo processo pode ser seguido para limpar babyliss também, e a frequência ideal vai depender do quanto os aparelhos foram utilizados, então ajuste de acordo com a sua rotina.
Manter a escova limpa é uma questão de saúde
Todas as escovas precisam ser higienizadas diariamente, e às vezes até mais de uma vez por dia. Muitas pessoas gostam de usam um shampoo antirresíduos para ajudar a remover todos os restos de produto e oleosidade, mas um pouco de água morna com sabão é suficiente para o dia a dia. Ao longo do dia, use um palito de churrasco, a ponta de um pente ou os próprios dedos para retirar fios que tenham ficado agarrados. Não esqueça de deixar as cerdas secarem totalmente em um ambiente arejado e fora da luz do sol antes de voltar a usá-las para prolongar a vida útil.
Saiba como limpar o secador da melhor forma
"É importante realizar a manutenção do secador porque pode entrar poeira, cabelos e outros resíduos no interior do aparelho, o que pode acabar danificando-o e afetando seu desempenho", explica Barbara. Para limpar o secador, certifique-se de que esteja desconectado da tomada. Desencaixe filtro na parte de trás e lave-o em água morna, depois seque-o completamente com uma toalha. Limpe a parte de fora e os bicos com uma toalha levemente úmida e seque em seguida. Por fim, encaixe as partes novamente antes de guardar.
Limpe a máquina diariamente para preservá-la melhor
A máquina é muito usada por barbeiros, mas pode fazer parte do dia a dia de cabeleireiros de outros especialidades também. A placa com a lâmina geralmente precisa ser desaparafusada porque acumula pelos e restos de cabelo na parte de baixo. Passar um pincel de maquiagem ou de barbeiro pode retirar essas pontas presas em poucos segundos. Lave os pentes com água morna e sabão e seque bem antes de guardá-los.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 26 de julho de 2019 - 11h08
Mais Área Pro

Um bom cabeleireiro deve ensinar essas 3 coisas para as clientes do salão de beleza

Cabeleireiro especialista em ruivos: 6 dicas para se tornar um expert na coloração

É melhor ser um cabeleireiro especializado ou atuar em todas as áreas? Saiba como decidir
Últimas matérias

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano