
Lucas Possetti

Hair Colorist & Stylist
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem tem cabelo com luzes faz parte de uma tendência sofisticada e elegante. Para garantir que o seu cabelo continue tão bonito quanto na saída do salão, o segredo é aprender a finalizar o cabelo para dar um ar ainda mais moderno ao visual. Para isso, você não precisa se prender à finalização clássica com babyliss: além dessa ferramenta, a chapinha, o secador e difusor também realçam as mechas e proporcionam um resultado deslumbrante.
Mas como arrumar o cabelo com luzes? Reunimos dicas para finalizar em cada tipo de fio, dos lisos aos crespos, com as ferramentas de calor que mais destacam cada textura. Confira!
Aplique um protetor térmico antes de finalizar o cabelo com luzes
Antes de usar as ferramentas de calor, é importante que você preserve a saúde do seu cabelo iluminado com um protetor térmico. O produto cria uma camada protetora ao redor do fio que reduz os danos causados pelo calor, que não só desbota as luzes no cabelo, como também resseca e deixa os fios sem brilho.
Uma boa dica é apostar no leave-in com proteção térmica Fluidifier, de L'Oréal Professionnel, que também confere brilho e maciez às madeixas. "É meu queridinho porque possibilita fazer várias coisas com ele. Consigo fazer a proteção térmica, consigo fazer remodelagem. Se a cliente quer uma escova lisa, ele dá fixação sem ficar aquele cabelo colado na cabeça. Se a cliente quer um babyliss, também consigo fazer um babyliss com ele", comenta Lucas Possetti, hairstylist e embaixador da marca.
Dito isso, é hora de aprender a finalizar cada textura de cabelos com luzes.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cabelo liso com luzes: finalize com secador para um liso natural e com movimento
Se você tem cabelo liso ou alisado e quer tanto as destacar as luzes quanto esse tipo de fio, a finalização com secador pode ser a escolha certeira. Esse jeito de arrumar o cabelo realça as mechas, garantindo madeixas leves e soltas, mas com um efeito levemente marcado. Caso você prefira um resultado mais leve e com movimento, use o secador com a ajuda de uma escova modeladora para secar os fios com naturalidade. Saiba como secar o cabelo com luzes só com secador para conseguir um resultado natural:
Passo 1: Após lavar o cabelo, aplique o leave-in Fluidifier em todo o cabelo úmido;
Passo 2: Desembarace os fios com um pente subindo das pontas até a raiz;
Passo 3: Divida o cabelo em quatro partes e prenda cada uma com grampos;
Passo 4: Posicione o secador de 10 a 25 centímetros de distância da raiz e seque cada parte na temperatura média com a ajuda da escova;
Passo 5: Quando notar que o cabelo está quase seco, aumente a intensidade para modelar o comprimento e as pontas;
Passo 6: Para finalizar, seque o cabelo com o jato de ar frio do secador para selar as cutículas.
Leia também: Luzes com franja: 20 inspirações e dicas para escolher o estilo das mechas
Cabelo liso com luzes: finalize com secador e chapinha para um efeito chapado
Se você tem um cabelo liso 1B e 2C e prefere um efeito chapado no cabelo com luzes, a finalização com secador e chapinha é a que mais vai te agradar. Essa é a texturização que mais deixa as luzes marcadas, sendo ideal para valorizar técnicas que começam desde a raiz do cabelo, como balayage e mechas largas.
Para secar os fios, siga os mesmos passos de quem decidiu secar o cabelo com secador, incluindo a aplicação do protetor térmico, seguindo para o uso da chapinha. Siga o passo a passo:
Passo 1: Separe o cabelo em mechas finas, segure a prancha em um ângulo de 90 graus do cabelo e comece a alisar as mechas pela raiz;
Passo 2: Continue com o movimento contínuo e solte quando o aparelho chegar nas pontas;
Passo 3: Repita o procedimento em todo o cabelo com luzes até que todo o cabelo esteja com o efeito chapado;
Passo 4: Finalize com o jato de ar frio do secador e aplique um óleo de cabelo para evitar a aparência ressecada e dar brilho, como o óleo Absolut Repair, de L'Oréal Professionnel.
Cabelo ondulado com luzes: experimente a finalização com dedoliss e difusor
O cabelo ondulado com luzes pode ser finalizado com uma técnica de texturização que define as ondas, como o dedoliss, e o difusor. Essa finalização é muito natural e não deixa marcações das mechas. Para garantir a definição máxima do cabelo ondulado, combine o protetor térmico com um leave-in específico para o seu tipo de fio. Após isso, saiba como fazer dedoliss e finalizar o cabelo com difusor:
Passo 1: Penteie o cabelo com um pente de mechas largas e enrole mecha por mecha para fazer o dedoliss;
Passo 2: Depois de repetir o primeiro passo em todo o cabelo, utilize uma toalha de algodão para remover o excesso de água;
Passo 3: Separe o cabelo em quatro partes e encaixe o difusor na mecha larga, de baixo para cima, inserindo toda a parte no acessório;
Passo 4: Ligue o secador na temperatura e velocidade média e deixe, pelo menos, 20 segundos para cada parte do cabelo. Repita em todas as mechas;
Passo 5: Para secar a raiz, use somente o secador na região. Amasse o cabelo e pronto!
Quer ondas no cabelo cacheado, crespo e liso com luzes? Aposte na finalização com babyliss
A finalização com babyliss é muito famosa entre quem faz luzes no cabelo e quer dar um ar mais elegante ao visual. Geralmente, as ondas são mais largas e homogêneas, e você pode conseguir esse efeito se enrolar a mecha esticada uma ao lado da outra. Se você tem cabelos cacheados ou crespos, uma boa dica é criar uma base lisa com secador antes de usar o babyliss para facilitar o processo. Veja truques para fazer babyliss:
Passo 1: Aplique o protetor térmico e separe as mechas que serão onduladas;
Passo 2: Use o babyliss na diagonal e deixe a mecha na ferramenta por 7 a 10 segundos;
Passo 3: Com os dedos, enrole a mecha que foi ondulada e prenda-a perto do couro cabeludo Faça isso em todo o cabelo;
Passo 4: Aguarde 5 minutos e solte as mechas onduladas.
Cabelo cacheado com luzes: fitagem e difusor ajudam na definição dos cachos
A finalização que valoriza superbem o cabelo cacheado com luzes é a que combina a técnica de texturização com o uso do difusor. Por ter um passo a passo curto, a fitagem é a técnica mais prática e que pode facilitar a sua rotina capilar. Depois de texturizar os fios, é só seguir para o uso do difusor, que ajuda a secar os cachos mais rápido sem perder a definição. Confira o passo a passo:
Passo 1: Aplique o leave-in com proteção térmica e outro produto que ajude na definição de cachos. O óleo Absolut Repair é uma boa opção para ajudar a definir e a dar brilho;
Passo 2: Penteie o cabelo com um pente de dentes largos para separar as mechas;
Passo 3: Amasse bem os cachos e finalize com difusor.
Cabelo crespo com luzes: aposte na finalização com fitagem ou twists
Dependendo do tipo de cacho, o cabelo crespo com luzes pode ser finalizado de diferentes maneiras para alcançar o melhor resultado. Quem tem cabelo crespo com cachos 4A e 4B pode apostar na fitagem para definir os fios, separando as mechas com um pente de dente largos e amassando-as depois.
Para os cachos 4C, que têm mais dificuldade em definir, o truque é apostar na finalização com twists, uma técnica de texturização que ainda pode funcionar como penteado. Saiba como fazer twists no cabelo crespo:
Passo 1: Aplique o creme de pentear e o protetor térmico no cabelo;
Passo 2: Com uma boa quantidade de creme ou leave-in, entrelace duas mechas da raiz às pontas;
Passo 3: Deixe secar por pelo menos 8 horas;
Passo 4: Desenrole as mechas e use o pente garfo para dar volume à raiz.
Faça tratamentos no cabelo com luzes para evitar manchas e quebra na hora do retoque
Para que o seu cabelo com luzes esteja impecável na finalização, é importante que ele também seja saudável. Nesse sentido, você deve apostar nos tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, seguindo um cronograma capilar para que todas as necessidades do cabelo com luzes sejam supridas. Além disso, vale investir em um tratamento especial para prevenir a quebra e o surgimento de manchas, que pode acontecer com mais facilidade nas mechas loiras.
É o caso do tratamento Metal Detox, de L'Oréal Professionnel, que neutraliza os metais para evitar quebra e reflexos indesejados no cabelo. "Ele promove 87% menos quebra e na hora que eu faço a cor no cabelo, tem uma cor 100% mais fiel, a minha cliente vai ter uma cor muito mais duradoura do início ao fim do processo e até o próximo retoque", comenta Lucas Possetti. Para fazer o tratamento em casa, é só investir no shampoo antimetal e na máscara antidepósito da linha e intercalar o uso com os outros da sua rotina.
Publicado por: Carolina Gandra, Segunda-feira 21 de março de 2022 - 15h13
Mais Truques de Styling

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

Penteado com cabelo molhado: 15 inspirações e dicas para conquistar o efeito sleek

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões