
Rafael Wanick

Hairstylist, beauty artist e Expert K Plus
Squasso Centro de Beleza e Spa

(21) 2611-1050

Rua Cel.Moreira César, 251, lj 113 - Icaraí -Niterói (RJ)

https://www.instagram.com/rafaelwanick/
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Afinal de contas, é melhor pintar o cabelo antes ou depois da progressiva? Essa é uma dúvida bastante comum entre as mulheres que desejam alisar os fios e mudar a cor ao mesmo tempo. Se esse é o seu caso e você procura uma resposta definitiva para essa questão, vem com a gente que vamos explicar qual a ordem ideal dos procedimentos e também dar algumas dicas de cuidados com os fios antes e depois. Confira!
O que é melhor: pintar o cabelo antes ou depois da progressiva?
Se você vai alisar o cabelo e também quer mudar a cor, o ideal é pintar o cabelo depois da progressiva. Isso porque determinadas químicas usadas nas escovas progressivas podem desbotar a cor do cabelo, bem como o shampoo antirresíduos usado no lavatório antes do alisamento.
Há profissionais que indicam a coloração antes da progressiva, uma vez que o alisamento sela as cutículas do cabelo e cria uma película em torno dos fios que poderia impedir a penetração da coloração. Porém, isso pode ser evitado com uso de uma tinta profissional de alta performance.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Posso fazer a progressiva e coloração no mesmo dia?
Embora você possa pintar o cabelo depois da progressiva, não é indicado fazer os dois no mesmo dia. O recomendado é esperar pelo menos 15 dias entre um procedimento e outro, especialmente se você pretende clarear ou descolorir os fios. Essa pausa vai ajudar a evitar enfraquecimento, ressecamento e quebra.
Durante esse período de espera, faça tratamentos de manutenção em casa ou no salão de beleza para fortalecer os fios. O hairstylist Rafael Wanick recomenda apostar em nutrição capilar. "A cliente de escova progressiva tem que fazer nutrição porque a gente precisa devolver maleabilidade para os fios, devolver movimento, toque macio. Então, a nutrição vai ser a primeira necessidade nesse cabelo", explica.
Leia também: Como fazer um cronograma capilar para cabelo com progressiva
Pintar o cabelo depois da progressiva: dicas para não danificar os fios
Mesmo passados os 15 dias após o alisamento com progressiva, é preciso tomar alguns cuidados antes de pintar o cabelo. Afinal, a progressiva e a coloração são duas químicas diferentes que podem causar danos aos cabelos se usadas juntas de forma incorreta.
É essencial pintar o cabelo no salão de beleza. Se possível, no mesmo onde fez a progressiva, pois o cabeleireiro já conhecerá o histórico dos seus fios. Caso vá fazer a coloração com outro profissional, informe a ele qual o produto utilizado no alisamento para que ele possa usar uma coloração compatível a fim de evitar quebra ou corte químico pela mistura de substâncias.
De forma geral, é recomendado usar uma coloração permanente para uma cor mais intensa e um resultado mais duradouro. Porém, caso os fios não estejam fortes o bastante, vale apostar em um tonalizante que é mais gentil com a fibra capilar. O uso de tonalizante também é recomendado para quem pretende mudar a cor do cabelo outras vezes em um curto período de tempo.
Como cuidar do cabelo com progressiva depois de pintar
Assim como é necessário cuidar do cabelo com progressiva antes de pintar, é mais importante ainda intensificar os cuidados após a coloração. Como são duas químicas diferentes, os cabelos podem ficar sensibilizados. Além disso, há fatores externos que podem degradar a saúde dos fios com o passar do tempo, desde a chapinha até os raios solares.
Para manter a cor e o cabelo com progressiva alinhado e sem frizz, o segredo é apostar em uma linha para cabelos coloridos que também contenha ativos restauradores. Um exemplo é a linha Chroma Absolu, de Kérastase, que foi criada para mulheres que gostam de mudar a cor dos cabelos e precisam de um tratamento para combater a pororisidade, o frizz e a oxidação.
"Quando colorimos um cabelo, temos a alteração de pH para as cutículas abrirem e os corantes entrarem. Após a retirada, tanto esse pH quanto as cutículas muitas vezes não voltam ao original e com isso os cabelos ficam fracos, opacos, secos, com pontas duplas, desbotados. A coleção Chroma Absolu vem tratar essas várias necessidades simultaneamente" explica o hairstylist Bruno Galhardo, Expert K.
Publicado por: Amanda Cardoso, Terça-feira 21 de junho de 2022 - 13h36
Mais Dicas de experts

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

6 melhores máscaras de nutrição para revitalizar cabelos ressecados
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões