Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Os processos químicos que mudam a textura dos cabelos são bastante procurados pelas mulheres que desejam um resultado mais duradouro de fios lisos. Entretanto, como a maioria deles contém formol, substância nociva ao organismo, é importante adotar métodos seguros para alisar as madeixas e não comprometer sua saúde. Pensando nisso, o Segredos de Salão reuniu informações concedidas pelo Instituto L'Oréal, em entrevista ao programa "Bem Estar", da TV Globo, e explicou detalhes de como o formol age e quais formas alternativas podem ser usados para manter um look polido.
Saiba quais malefícios o formol pode trazer para sua saúde
Procedimentos que alisam os cabelos, muitas vezes, contêm uma quantidade de formol bem maior do que o permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A Anvisa aprova o produto somente quando a substância é usada como conservante na composição. A proibição do componente se dá porque sua absorção pelo organismo pode gerar reações alérgicas, além do risco cancerígeno que ela traz. "O produto usado no salão não pode ter cheiro forte, fazer lacrimejar ou arder a garganta e nariz", explicou a dermatologista Márcia Purceli, afirmando que se os sintomas forem percebidos, é importante parar com a química.
O que fazer para mudar a textura dos fios e fugir do uso de formol?
As mulheres que gostam de cabelos lisos não precisam se preocupar, já que no mercado de beleza existem os chamados alisamentos éticos, que são produtos fabricados sem formol, usando outros ativos para tornar as madeixas polidas. Para saber qual é mais adequado a seu tipo de fio, é importante procurar um profissional especializado, fazer teste de mecha e, a partir disso, investir no processo químico. Depois, é preciso apenas de manutenção para manter o efeito na raiz, conforme for crescendo. "A parte quimicamente tratada ficará intacta para sempre", afirmou a instrutora do Instituto L'Oréal, Marcia Milczarek.
Veja quais são as substâncias alisam os fios e não trazem prejuízos
O Tioglicolato e a guanidina são dois compostos presentes em produtos que mudam a textura dos cabelos. A primeira, presente no serviço X-Tenso, atua como alisamento de longa duração, sendo indicada para madeixas que vão do liso ao cacheado e não tenham coloração muito clara, além de não estarem muito danificadas.
Já a guanidina, está no serviço de Force Relax, que é um processo de relaxamento para fios cacheados e até crespos. O objetivo é reduzir volume e controlar os aspectos negativos dessas texturas, como frizz e aparência pesada. É preferível adotar o método em cabelos que não tenham passado por outros processos químicos.
Publicado por: Bruna Teles, Segunda-feira 18 de julho de 2016 - 05h20
Mais Tratamento de cabelo

Preenchimento de pontas ralas funciona? Saiba tudo sobre o tratamento para ter cabelos longos

Cabelos longos, fortes e sem quebra: conheça Extreme Length, nova linha de Redken

Shampoo para cabelo com luzes: como escolher o melhor produto para cabelo com mechas
Últimas matérias

Ombré hair platinado: 15 fotos do cabelo com luzes claras nas pontas para usar como inspiração

Preenchimento de pontas ralas funciona? Saiba tudo sobre o tratamento para ter cabelos longos

Cabelos longos, fortes e sem quebra: conheça Extreme Length, nova linha de Redken

Shampoo para cabelo com luzes: como escolher o melhor produto para cabelo com mechas

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar