
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Muitas pessoas gostam de mudar a cor do cabelo com o passar das estações de acordo com a moda de cada época. Já se tornou uma tradição clarear o cabelo para o verão , depois escurecer para o inverno, depois repetir o ciclo a cada ano. Realizando as transformações em um salão de beleza de confiança, não há perigo para os fios, mas é importante entender como protegê-los ao máximo dos danos que podem sofrer, especialmente com a descoloração, que é um processo mais delicado. Se você adotou uma cor de cabelo escura durante os meses de frio e agora quer voltar ao tom loiro para a temporada do calor, confira as dicas que separamos para te orientar na jornada rumo às madeixas dos sonhos.
Saiba mais: como escurecer o cabelo com segurança e resultado impecável!
O tipo de coloração usada para escurecer o cabelo faz toda a diferença
O cabelo natural é o mais simples de clarear porque costuma ter menos danos e vai apresentar menos resistência. A partir do momento que você decide colorir os fios, o processo de clareamento é mais delicado porque os pigmentos artificiais escuros serão um obstáculo. Para conseguir um resultado bonito sem sacrificar a saúde da fibra, é importante diferencias os tipos de coloração, já que cada uma vai exigir um passo a passo diferente. A coloração permanente é usada para dar um tom definitivo aos fios, então descolorir por cima dela não apenas será difícil com pode quebrar os fios. Por isso, antes do clareamento, será preciso o profissional realizar uma decapagem, que é o processo de retirada de pigmentos artificiais. Com essa limpeza, ele terá uma base melhor para trabalhar, mas mesmo assim terá que ser cuidadoso porque a fibra já estará mais sensibilizada. Já o tonalizante é uma fórmula mais leve, criada para desbotar com o tempo, então é a mais usada por quem quer escurecer os fios apenas temporariamente. Nessas casos, será mais fácil para o cabeleireiro chegar ao tom natural e depois clareá-lo sem danificar tanto o cabelo.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Clarear o cabelo gradualmente é a melhor forma de preservar a saúde dos fios
Há muitas formas de clarear o cabelo para renovar o visual, mas se você está vindo de uma coloração escura, o ideal é ir aos poucos. Assim, mesmo que leve mais tempo para chegar ao tom super claro, você vai conseguir preservar a integridade da fibra para continuar mudando de visual sempre que quiser. "Eu acredito que a mulher que vai clarear o cabelo, antes de tudo, tem que pensar em ter um cabelo saudável", afirma o hairstylist Ivaldo Lima, embaixador L'Oréal Professionnel. Uma boa forma de começar essa mudança é optando por, após a decapagem, fazer luzes no cabelo.
O cabelo com mechas loiras pode ser clareado aos poucos, começando com mechas finas como babylights ou com uma balayage, que é a técnica de luzes à mão livre. Assim, o cabeleireiro vai ajustando a intensidade, a altura e o grau de clareamento ao redor da cabeça e ao longo do comprimento. O mais indicado é sempre deixar as pontas mais claras, o que vai dar mais naturalidade ao visual, e optar por uma passagem bem esfumada entre as cores. Outro cuidado importante é usar tons de loiro intermediários e ir gradualmente migrando para mais claros. É bom evitar o loiro platinado nos primeiros meses porque a descoloração necessária será muito intensa, então é preciso dar um tempo para os fios se fortalecerem entre um clareamento e outro.
Como cuidar do cabelo depois de clarear os fios
Depois de o cabelo ser colorido de uma cor escura e clareado novamente, é normal que ele fique um pouco mais sensível. Por isso, para manter o fio saudável e a cor bonita, os cuidados do dia a dia fazem toda a diferença, e é papel do hairstylist te orientar a respeito das novas necessidades da fibra capilar. "A mulher que clareia o cabelo precisa saber que existem produtos específicos para fios loiros", afirma Ivaldo. "No dia da mudança de visual, o profissional tem que orientar muito bem a sua cliente sobre quais os procedimentos que ela vai ter que conhecer", conta o expert.
Depois do clareamento, o cabelo vai precisar de mais hidratação, força e proteção da cor, já que se torna mais propenso ao ressecamento e à oxidação (que é o que causa o aspecto amarelado). A melhor forma de tratar todas essas necessidades ao mesmo tempo é investindo em uma linha voltada especialmente para cabelos loiros, e ir intercalando com outras indicadas pelo cabeleireiro especialmente para você. Uma boa aposta é Blondifier, de L'Oréal Professionnel, que conta com polifenóis de açaí para proporcionar mais nutrição e disciplina e evitar o visual opaco e o frizz. A coleção se divide em duas finalidades: shampoo roxo e máscara Blondifier Cool para neutralizar reflexos amarelados e shampoo e máscara Blondifier Gloss para iluminar e dar acabamento radiante aos fios.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 08 de novembro de 2019 - 15h03
Mais O Poder da Cor

Cabelo curto com luzes platinadas: veja 20 inspirações

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados
Últimas matérias

Cabelo curto com luzes platinadas: veja 20 inspirações

Como fazer hidratação no cabelo antes da escova? 4 segredos para evitar danos do secador

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados