
Confira dicas para gerenciamento de salão de beleza com expert do Grupo L'Oréal

Adriano Santos
Diretor de Formação Comercial da Divisão de Produtos Profissional do Grupo L'Oréal.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Proprietários e gerentes de salões de beleza sabem que, muitas vezes, não é fácil coordenar um negócio. Diversos problemas acontecem no dia a dia, dificultando a produtividade dos profissionais e o redimento financeiro do estabelecimento, entre outros dilemas. Pensando nisso, o Segredos de Salão conversou com Adriano Santos, Diretor de Formação Comercial da Divisão de Produtos Profissionais do Grupo L'Oréal, que apontou o caminho das pedras para um estabelecimento de sucesso. Confira as dicas!
Os erros mais comuns na gestão de salão
Segundo Adriano, os mesmos problemas são corriqueiros nas maiorias dos salões. "É preciso preocupar-se fundamentalmente com a excelência do atendimento e a fidelização de seus clientes. Tratá-los de forma exclusiva, conferindo-lhes a ideia de que eles são a razão de ser da empresa. Ouvi-los e atendê-los em suas necessidades e motivações, buscando sempre surpreende-los e obter aquele 'WOW' a cada realização de um serviço prestado", explicou. O consultor listou os erros mais comuns na gestão dos espaços de beleza:
1) Não-personalização do atendimento: a cliente se ressente da falta de um diagnóstico e consequente proposta de contato individualizado;
2) A não-renovação do ponto de venda: o layout da loja, decoração e merchandising, diversificação de serviços, etc. Enquanto algumas perfumarias e lojas de comércio renovam a cada quatro ou cinco anos completamente seus espaços, é comum os salões não investirem neste tópico, causando uma imagem pouco atraente do negócio diante da demanda constante de seus consumidores por novidades;
3) A ausência de práticas gerenciais tais como monitoramento dos seus índices de desempenho e planos de ação orientados para a melhoria e incremento de resultados, bem como um plano de desenvolvimento para suas equipes;
4) A não-realização de políticas educativas, de reciclagem ou sustentabilidade, voltadas para minimização do desperdício e maximização de recursos, com foco na melhoria da rentabilidade.
A primeira impressão é a que fica
"Como o próprio nome do segmento já sugere, os 'salões de beleza' oferecem... Beleza! E por isto mesmo, ela deve estar presente em todo o ciclo de atendimento: a limpeza e conforto das instalações, a apresentação, educação e capacitação dos profissionais, a utilização de produtos de alta qualidade, preços transparentes e justificados pela excelência na realização dos serviços", explicou o consultor. Adriano ressalta ainda a importância de acompanhar o cliente fora do salão, estendendo o contato através de e-mails e telefonemas visando gerar proximidade.
Salões de beleza: Brasil x exterior
Diferentemente do que muitos pensam, Adriano garante que, neste quesito, o Brasil tem muitas semelhanças com o exterior. "Na Europa, por exemplo, os salões de menor porte são a tônica. Em parte disso justifica o fato pela qual as consumidoras, nos últimos anos, passaram a observá-los mais como pontos de serviços utilitários (apenas corte e cor) do que propriamente espaços voltados para o embelezamento e relaxamento. O surgimento de spas, institutos de beleza e esmalterias tem 'retirado' as consumidoras dos salões", disse o consultor, enfatizando que essa tendência se repete por todo o planeta, sobretudo no Brasil.
Publicado por: Camila Oliveira, Sexta-feira 26 de junho de 2015 - 05h05
Mais Salões & Profissionais

Conheça a plataforma "Beleza Amiga" para apoiar salões de beleza durante o isolamento

4 dicas para deixar o site do seu salão mais funcional para os clientes

Penteados para noivas: confira o trabalho dos 5 melhores cabeleireiros para casamento no Brasil
Últimas matérias

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas