
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
"Função em Busca da Arte - Formas de Dar Forma" é o título da exposição inaugurada no final de 2013, em Porto Alegre, pelo Embaixador L'Oréal Professionnel, Cesar Augusto, da rede Mirage Intercoiffure. Em abril de 2014, a mostra chegou à feira Hair Brasil, em São Paulo, com o objetivo de provocar os profissionais da área de beleza. "Não oferecemos produtos, nem serviços. O que se vê aqui é a transformação do meu ofício em expressão cultural, trabalhando apenas o conceito, pois o mais difícil é transformar a função em arte", explicou o hairstylist. "O engraçado é que a maioria das pessoas têm medo de entrar para ver a mostra, pois não sabem muito o que fazer, já que não vendo nada. O que muitas não sabem é que aqui tem todos os tipos de consumo possíveis", disse.
Instalação inspirada nos quadros de Mondrian
A instalação ficou sob a curadoria da artista plástica Lou Borghettil. "Busquei inspiração nos quadros geométricos de Mondrian, pai das cores primárias e do concretismo. Por isso, o Cesar comprou essa lona branca de tecido inflável em Londres, em formato de um cubo, para passar a ideia de algo clean, sustentável, que pode ser reutilizado", explicou Lou. "Isso tem tudo a ver com cabelo, pois ele tem algo de estrutural, matemático, que é total Mondrian", completou.
Em um caminho democrático, sem início ou fim, oito telas de LED verticais de touch screen foram distribuídas e um repertório com cerca de mil imagens exibidas no espaço de um minuto e meio. "Queríamos dar a impressão de joguinhos. Por isso a posição das telas dessa forma e a música ambiente com esse mix de sons agudos", contou Lou.
Obras exibidas
Destaque para as campanhas em parceria com a L'Oréal Professionnel, como o Cabeleireiros Contra Aids, além da forma como Cesar, aliado ao fotógrafo Jean Pierre, recriou a moda dos anos 1960 nos anos 2060. O hairstylist também dedicou uma das telas para comemorar os 10 anos da Hair Brasil, com fotos de seus trabalhos exibidos na mostra Cheveux Chéris, do Musée Du Quai Branly, em Paris.
Busca autoral e constante
"Essa é a ideia do buscador: inspiração, sentimento, processo, equipe e resultado. A gente recebe uma informação e a transforma através do nosso sentimento. É aí que eu me torno autoral", disse. "Meu trabalho é doar esse conceito, pois ele precisa ser disseminado. Não existe concorrência. Todos nós somos artistas e abrimos mão disso. Devemos nos desprender da função, pois o retorno é o processo. A troca de experiências é o objetivo final", concluiu.
Publicado por: Alexandra Gurgel, Segunda-feira 19 de maio de 2014 - 19h58
Mais L'Oréal Professionnel

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa
Últimas matérias

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

Quais as tendências de cores de cabelo em 2022? Cabeleireiro revela nuances que estão em alta

Cabelo dourado: loiro, ruivo, marrom e outras nuances para apostar