
O seu cabelo dá alguns sinais quando está danificado e, para te ajudar a identificá-los, preparamos uma lista com 6 deles

Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Você sabe o que é um cabelo danificado? Segundo o educador L'Oréal Professionnel Daniel Marcato, esse problema é caracterizado pela perda de matéria da fibra capilar, o que também retira nutrientes e vitaminas essenciais para a sua saúde e beleza. "Na maioria das vezes, esses danos são causados por processos químicos ou forças mecânicas, que proporcionam um aspecto mais ressecado e sem volume, além de outros incômodos", destacou. Para te ajudar, o Segredos de Salão listou os 6 sinais de um fio que precisa de reconstrução, e contou os cuidados ideais para reverter a situação.
1) Sentir dificuldade ao pentear o cabelo pode significar danos em sua estrutura
Uma das principais características dos cabelos danificados é a porosidade, que surge graças a falta de água na fibra capilar. Esse problema cria algumas dificuldades no momento de desembaraçar ou pentear os fios, que estão se embolando com mais facilidade e apresentam um aspecto áspero. Além disso, existe também a elasticidade estática, que aparece pelo contado da escova ou pente com as madeixas e cria um aspecto arrepiado, que se potencializa quando a saúde da região está desequilibrada.
Para evitar quebras ou ainda mais danos durante o desembaraço do cabelo, a dica é utilizar sempre cremes de pentear depois do banho, com os fios ainda úmidos, e realizar o gestual de cima para baixo, começando pelas extremidades e indo até a raiz, evitando a tensão nas pontas.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) A perda de elasticidade também pode significar uma fibra capilar danificada
Cabelos com a saúde em dia possuem flexibilidade e, caso sejam esticados com delicadeza, ou enrolados nos dedos, conseguem voltar a sua forma normal rapidamente. No entanto, isso não acontece em fios danificados, que perdem a elasticidade e podem se romper ou perder a forma nesses casos. Esse é um dos principais sinais dados pelas madeixas superprocessadas, portanto, vale ficar de olho!
3) Cabelos com danos apresentam menos volume e formas indefinidas
Um das consequências do uso de químicas nos fios é a perda de volume e densidade no cabelo, que pode se tornar mais ralo e fino com o passar do tempo. Isso acontece, porque a fibra capilar perde grande parte da sua umidade natural depois de passar por esses procedimentos, o que diminui o seu peso e cria um aspecto minguado e sem vida. Para reverter totalmente o problema você vai precisar investir em uma reconstrução profunda mas, apenas para disfarçá-lo, a melhor opção são os finalizadores de volume, como as mousses.
4) Pontas duplas e espigadas são características de um cabelo com danos
Como são a parte mais antiga dos fios, as pontas são as primeiras à apresentar sinais de danos. Além disso, fatores naturais como o vento, sol, poluição, e outros, potencializam esse aspecto espigado e áspero nas extremidades, criando as pontas duplas e dificultando ainda mais o desembaraço. Para acabar com o problema, você pode investir em tratamentos de reconstrução, hidratação e nutrição feitos periodicamente, ou em cortes para retirar essa parte e conseguir automaticamente um aspecto mais saudável nas madeixas.
5) Madeixas frequentemente expostas à processos químicos são mais frágeis e quebradiças
Existem diferentes níveis de danos presentes na fibra capilar e, nos mais profundos, os fios apresentam uma fragilidade maior. Se você tem percebido madeixas quebradiças, que se partem quando são presas ou com movimento bruscos, isso pode indicar um pedido de socorro do seu cabelo. Procure repor os nutrientes e vitaminas perdidos pelos processos químicos, com tratamentos adequados feitos no salão ou em casa.
Buscando agir corretamente em todos os diferentes tipos de danos, L'Oréal Professionnel desenvolveu a coleção Pro Fiber, que conta com três sublinhas, uma para cada nível do problema. "Com produtos específicos para os graus leves, médios e profundos de madeixas superprocessadas, Pro Fiber garante uma reconstrução da fibra capilar. Além disso, os resultados podem ser prolongados por até seis semanas com a manutenção caseira", indicou o educador.
6) Danos químicos e mecânicos deixam os fios sem brilho
Cabelos saudáveis conseguem refletir a luz do ambiente, o que os torna brilhosos e destacados. No caso de madeixas superprocessadas, o que acontece é o contrário, já que a falta de nutrientes torna a região opaca e sem vida. Hidratações periódicas são o tratamento mais indicado para devolver aos fios sua luminosidade natural.
Publicado por: Juliana Hansen, Quinta-feira 02 de março de 2017 - 16h15
Mais Tratamento de cabelo

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir
Últimas matérias

20 penteados para um festival de rock: coques, tranças e rabos de cavalo para cabelos curtos, médios e longos

Esses 3 passos vão recuperar o brilho do seu cabelo loiro em casa!

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico