
Ale de Souza

https://www.instagram.com/aledesouza1970
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Certamente você já ouviu por aí que a franja deixa a testa mais oleosa, certo? Apesar do cabelo com franja ser uma das principais tendências do momento, muitas mulheres têm receio de adotar o corte por medo da franja deixar a pele do rosto, mais especificamente a testa, oleosa. A verdade é que pode sim haver uma transferência de oleosidade entre o cabelo e a testa, mas isso não significa que é impossível adotar uma franja se você tiver pele oleosa. Tudo depende de como você cuida dos fios no dia a dia. Para te ajudar a entender melhor como lidar com essa combinação, reunimos as melhores dicas para cortar a franja sem prejudicar a rotina de skincare. Confira!
Leia também: o kit de produtos perfeito para quem tem cabelo oleoso!
Por que cortar a franja pode deixar a testa oleosa?
A franja geralmente é usada para frente, cobrindo a testa toda, e pode deixar a região um pouco abafada, mas não faz a pele automaticamente produzir mais sebo. O que acontece é que, por causa do contato dos fios com o rosto, a oleosidade do cabelo acaba se transferindo para a pele, e vice versa. No entanto, isso não significa que quem tem pele oleosa ou cabelo oleoso não pode adotar um corte nesse estilo. Você pode, por exemplo, optar por uma franja longa e lateral, que não vai encobrir a testa. As baby bangs, franjas bem curtinhas aparadas no meio da testa, também podem ser uma opção mais fresca. Gosta do modelo mais tradicional mesmo? O segredo é manter tanto o cabelo quanto a pele sempre limpos e de vez em quando diminuir o contato entre eles, prendendo um pouco os fios ou penteando-os para o lado. Assim, você consegue manter a oleosidade equilibrada com mais facilidade.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como controlar a oleosidade para fazer a franja dar certo
Para evitar que a franja fique muito oleosa, é importante entender de onde vem a oleosidade que causa o incômodo. Se sua pele for oleosa, o ideal é visitar um dermatologista para identificar as causas e encontrar uma rotina de tratamento que proporcione mais equilíbrio à região. Se tiver cabelo oleoso, um cabeleireiro de confiança é o profissional perfeito para realizar um diagnóstico personalizado e indicar os produtos mais adequados para manter seus fios limpos e o couro cabeludo saudável pelo máximo de tempo possível.
Além das dicas de produtos do expert, é fundamental ter uma rotina de higienização regular. Mesmo que lavar a cabeça todo dia nem sempre seja a melhor opção - a regra varia de caso para caso, então consulte um especialista -, a franja pode ser higienizada com mais frequência, já que o comprimento curto faz com que seja coberta pela oleosidade mais rapidamente do que o restante dos fios. Utilize um shampoo para cabelo oleoso, como o Bain Divalent , de Kérastase. Sua fórmula sem silicone conta com vitamina B6, para retardar a produção de sebo, e glicina, para hidratar e fortalecer a fibra. Massageie o produto por todo o couro cabeludo em movimentos circulares e enxágue abundantemente em seguida, prosseguindo com o condicionador de sua preferência somente nas pontas.
O que fazer para lidar com a franja oleosa
Às vezes, especialmente em dias quentes, pode ser que a franja fique oleosa ao longo do dia ou em um momento em que não seja possível lavar e secar os fios. Nesses casos, o ideal é optar por alternativas mais práticas para deixar o cabelo arrumado e bonito. O truque mais fácil é borrifar um shampoo seco ou um spray de volume na região, como o VIP - Volume In Powder , de Kérastase. "Ele é um spray em pó que oferece volume imediato, com acabamento natural e flexível" conta Ale de Souza , hairstylist e embaixador da marca. Borrife mantendo uma distância de 20 cm para dar mais naturalidade e ajeite os fios com os dedos. Depois, evite tocar a franja ao longo do dia para a oleosidade das mãos nãos transferir para o cabelo.
Outra opção é prender a franja em um penteado simples, que diminua o contato dos fios com a pele e disfarce a oleosidade do cabelo. Esse truque é ideal para quem está deixando a franja crescer ou não tem os produtos necessários para estilizá-la naquele momento. Você pode fazer uma trança com esses fios e prender a ponta na lateral da cabeça, pode usar um grampo ou tic tac para prender a franja para trás - os modelos decorados são tendência nessa estação - ou pode investir em uma faixa ou arco para segurar o cabelo todo longe do rosto. Para deixar o visual sofisticado, opte por modelos em tons neutros, metálicos ou decorados com pedraria. O resultado é chique, eficiente e super atual.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 18 de abril de 2019 - 15h51
Mais Franja

Como estilizar a franja no corte de cabelo shaggy? Veja as dicas!

Cabelo longo com franja curta: 10 fotos de cortes para te inspirar a mudar o visual

Franja cortina: 20 fotos em cortes curtos, médios e longos + dicas para estilizar
Últimas matérias

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu

3 cortes para escolher enquanto espera o cabelo crescer

Cabelo cacheado masculino: 3 ideias atuais de cortes + dicas para cachear os fios

Corte chanel em cabelo claro: 15 fotos do visual em loiros e castanhos + dicas para estilizar os fios

Projeto rapunzel: saiba como montar um cronograma capilar para fazer o cabelo crescer