
Barbara Rabelo

Hairstylist e Artista L’Oreal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Já ouviu falar em free hands? Essa técnica de coloração consiste em criar luzes no cabelo à mão livre, sem touca ou papel alumínio, para dar mais naturalidade ao visual. Tendência nos salões de beleza, ela tem ganhado cada vez mais adeptas devido ao efeito único que proporciona aos fios. Conversamos com a hairstylist e embaixadora de L'Oréal Professionnel Bárbara Rabelo para saber como é feita a técnica free hands e quais são as tonalidades de luzes mais desejadas. Confira!
Free hands: conheça a técnica que faz luzes no cabelo à mão livre
Até pouco tempo, a touca e o papel alumínio eram itens essenciais nos salões para fazer luzes. Mas hoje, já não é mais assim. Com a técnica free hands, tudo que o profissional precisa são as próprias mãos para clarear as mechas. Sem uma marcação exata, ele tem a liberdade de exercer a sua criatividade e criar um visual único para cada cliente.
Outro diferencial da técnica é que, sem o papel, o processo de clareamento é mais lento e a abertura de tons é menor, o que confere mais sutileza e naturalidade ao look. "Normalmente, a free hands clareia de 3 a 4 tons. Além disso, é possível criar um degradê de tons, por isso fica tão natural", explica Bárbara Rabelo. O resultado é um clareamento gradual, com mechas de diferentes tamanhos, que passam a impressão de um cabelo naturalmente iluminado pelo sol.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A técnica free hands é indicada para todos as mulheres que procuram um visual natural
Quem está pensando em mudar de visual e ficou interessada em apostar nas free hands, pode pedir o serviço no salão independente da textura ou do comprimento atual dos fios. Segundo Bárbara, é possível aplicar a técnica em todos os tipos e em cabelos curtos, médios e longos. No entanto, é necessário avaliar com o profissional se o resultado que a free hands proporciona é o efeito que você procura para o seu cabelo. "Se a cliente quer um efeito natural, que não seja tão próximo da raiz, essa técnica é ideal! Principalmente se ela não quer clarear demais. Se a cliente tem o cabelo muito escuro e quer fazer mechas muito claras, eu não indicaria essa técnica", afirma Bárbara.
A naturalidade das luzes também se expressa na escolha da coloração. Entre as tonalidades mais pedidas e utilizadas para a técnica free hands estão o loiro bege, que une tons quentes e frios, criando uma cor neutra, o loiro mel, caramelo ou um marrom dourado, que são cores quentes e consideradas ideias para iluminar os cabelos das morenas.
Dicas de profissional para cuidar dos cabelos após as free hands
Embora sejam mechas mais naturais e não tão claras, o cabelo iluminado com free hands também precisa de um ritual de cuidados especiais em casa. Fios com luzes precisam de reposição de nutrientes, além proteção contra agressões externas que podem oxidar a cor e desbotar os pigmentos. A dica de Bárbara Rabelo é apostar em linhas de tratamento voltadas para cabelos coloridos e com mechas e outra para reparação de danos. "Para loiras, eu sempre indico intercalar as linhas Blondifier e Absolut Repair Gold Quinoa. Para morenas, Pro Longer e Nutrifier", conta a hairstylist.
Para alternar o uso das máscaras de forma equilibrada, o segredo é fazer um cronograma capilar. Além das máscaras, lembre-se que a finalização com proteção térmica também é essencial para os cabelos com mechas, já que a ação de ferramentas de calor pode deixá-los opacos e desbotados. Ao menos uma vez por mês, visite o salão de beleza para fazer um diagnóstico dos fios e um tratamento profissional.
Publicado por: Amanda Cardoso, Quinta-feira 15 de abril de 2021 - 13h45
Mais O Poder da Cor

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões

Como ficar ruiva iluminada? Expert dá o passo a passo para conquistar a nuance
Últimas matérias

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

Penteados para formatura: 5 ideias da moda para usar em cabelos curtos, médios e longos