
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Já sabe usar glicerina no cabelo? Esse composto vegetal traz diversos benefícios para os fios cacheados, crespos e ondulados, desde hidratação até aumento da força capiar. Embora seja muito usada ao natural e em misturinhas, a glicerina é ainda mais potente quando está presente na fórmula de produtos cosméticos.
Contamos tudo que você precisa saber sobre esse ativo, seus benefícios e como usar no dia a dia. Confira!
O que é a glicerina para cabelo? Saiba tudo sobre esse ativo hidratante
A glicerina é um umectante de base vegetal, obtida através de gorduras e óleos vegetais. Sua principal característica é a ação altamente hidratante e grande capacidade de reter umidade. Por isso, é muito utilizada na fórmula de produtos cosméticos, principalmente produtos de cabelo, voltados para hidratação e nutrição. Por isso, se você já ouviu falar desse ativo e se pergunta se glicerina é bom para o cabelo, saiba que a resposta é sim.
Ainda que possa ser usada em todos os tipos de cabelo, a glicerina é muito indicada para cacheadas, crespas e onduladas que lutam contra o aspecto seco e ressecado nas pontas dos fios - algo comum em cabelos com curvatura, onde o óleo natural produzido no couro cabeludo não consegue deslizar pelos fios.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Benefícios da glicerina para cabelos cacheados, crespos e ondulados
Um dos principais benefícios da glicerina para o cabelo cacheado, ondulado e crespo é a umectação e hidratação profunda. Justamente pela sua capacidade de reter umidade no interior dos fios de cabelo, ela consegue deixá-los mais hidratados, macios e brilhosos.
Disso, surgem outros benefícios importantes para os cachos, como a redução do ressecamento das pontas, controle de frizz e aumento da definição. A glicerina também pode ajudar no fortalecimento dos fios, reduzindo a quebra capilar e as pontas duplas.
Leia também: 6 dicas simples e eficazes para cuidar do cabelo cacheado com frizz
Como usar a glicerina no cabelo: saiba incluir o ativo na sua rotina
Usar a glicerina no cabelo é muito simples. Tudo que você precisa é encontrar produtos que tenham altas concentrações desse ativo na composição - normalmente de 2 a 3%. Para cabelos cacheados, ondulados e crespos que precisam de muita hidratação e nutrição, vale apostar em uma linha completa com glicerina, incluindo shampoo e finalizadores, em vez de investir apenas na máscara de tratamento.
A hairstylist Vivi Siqueira, que é embaixadora de L'Oréal Professionnel, recomenda a linha Curl Expression. Desenvolvida especificamente para cabelos com curvatura, ela conta com nove produtos que contêm 3% de glicerina na fórmula, que também é potencializada com Urea H e Semente de Hibisco. "É uma linha muito enriquecedora, maravilhosa em tudo. Pude experimentar os produtos e a glicerina está presente em grande concentração", afirma.
Entre os nove produtos, há duas máscaras, dois shampoos e dois finalizadores diferentes para você escolher qual usar de acordo com a sua curvatura ou nível da necessidade de hidratação do seu cabelo.
Com que frequência posso e devo usar produtos com glicerina no cabelo?
Não há nenhuma restrição de uso da glicerina no cabelo quando ela está processada em cosméticos de alta qualidade. Por isso, ao adquirir produtos com glicerina na composição, você pode seguir com o seu cronograma capilar, hidratando os fios com máscara pelo menos uma vez por semana.
Publicado por: Amanda Cardoso, Quarta-feira 20 de julho de 2022 - 11h20
Mais Cabelos cacheados

Day after: 6 penteados e dicas de finalização para cacheados, crespos e ondulados

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

4 tendências de cortes para cabelos cacheados longos
Últimas matérias

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico

Tudo sobre loiro perolado: nuances, como apostar e como cuidar da cor

Day after: 6 penteados e dicas de finalização para cacheados, crespos e ondulados

16 antes e depois de castanho claro dourado e dicas para cuidar da nuance

Tudo sobre Blondage High Bright, lançamento de Redken para recuperar o brilho do cabelo loiro