
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Tem dúvidas sobre a reconstrução capilar e quer saber tudo sobre o tema? Apesar de estar sendo mais reconhecido nos últimos anos, esse tratamento do cronograma capilar ainda pode ser uma incógnita para muitas mulheres. Enquanto a hidratação repõe água e a nutrição devolve óleos aos fios, a reconstrução devolve as proteínas perdidas aos fios, proporcionando muitos benefícios aos cabelos danificados e saudáveis.
Quer saber mais sobre o assunto? Reunimos um guia completo de reconstrução capilar para te ajudar a reparar os fios em casa. Confira!
O que é reconstrução capilar e para que serve?
A reconstrução capilar é um tratamento que faz a reposição de proteínas, incluindo a queratina, uma substância que representa cerca de 90% da fibra capilar. As proteínas, que foram perdidas por danos aos fios, precisam ser devolvidas para fechar as cutículas e não agravar os danos já presentes. Ao alinhar e fechar as cutículas, elas tratam o interior da fibra capilar, garantindo fios encorpados, macios, fortalecidos, resistentes e brilhosos.
Por que o cabelo precisa de reconstrução capilar?
Mesmo que você não perceba, o cabelo sofre danos todos os dias. O grau pode variar entre mais leve, moderado e grave, dependendo do motivo e do estado em que o cabelo ficou após o dano. Em alguns casos, o cabelo pode apresentar ressecamento e opacidade, mas em outros, os fios podem sofrer quebra, aspereza, porosidade e desidratação. Conheça as principais causas para que os cabelos sejam danificados no dia a dia:
• Agentes externos, como exposição solar, poluição, sal e cloro;
• Uso de ferramentas de calor sem proteção ou em excesso;
• Coloração e descoloração;
• Acúmulo de resíduos de produtos, sujeira e óleos;
• Procedimentos químicos, como alisamento e relaxamento.
Para reparar os danos leves, moderados ou graves causados por esses fatores, a reposição de proteínas pela reconstrução capilar é essencial.
Leia também: Óleo de cabelo ajuda na reconstrução. Saiba como usar!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Todos os tipos de cabelos precisam de reconstrução capilar?
Sim! Não só os cabelos danificados precisam de reconstrução, assim como cabelos saudáveis que nunca passaram por procedimentos ou que são bem cuidados diariamente. A única coisa que muda entre um tipo de cabelo e outro é a frequência do tratamento, que deve ser menor em cabelos saudáveis e maior em cabelos danificados.
Todas as texturas de fio também precisam da reconstrução: cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos, mesmo que os fios sejam naturalmente secos, oleosos ou mistos. Mais a seguir, vamos te explicar a frequência ideal para o seu tipo de cabelo e como inserir o tratamento no seu cronograma capilar.
O que usar para fazer a reconstrução capilar?
A reconstrução capilar pode ser feita com uma coleção de produtos - shampoo, condicionador, tratamento capilar e finalizador - formulada especialmente para fazer esse tratamento. Para conseguir os melhores resultados, uma boa dica é utilizar todos os produtos que sejam da mesma linha. Isso porque a composição química de cada um complementa o outro, fornecendo tudo o que o cabelo precisa para ser reconstruído, da limpeza até a finalização.
Vale a pena investir em produtos com fórmula profissional para fazer reconstrução?
Se você quer resultados mais rápidos e com uma qualidade melhor, apostar em produtos profissionais, usados por cabeleireiros nos salões de beleza, é um bom custo-benefício! Isso vale não só para a reconstrução capilar, como também para outros tratamentos para cabelo. Os produtos com fórmula profissional são mais ricos em ativos e tecnologias inovadoras e exclusivas, entregando tudo o que o cabelo precisa para ser saudável o mais rápido possível e com mais eficiência.
Uma ótima linha profissional para fazer a reconstrução capilar é a coleção Extreme, de Redken, que conta com ácido cítrico e a tecnologia Strength Complex com aminoácidos e arginina na composição. Com a combinação desses ingredientes, a linha promove a reconstrução de cabelos danificados pela reposição de aminoácidos (que formam a proteína), devolvendo força e resistência aos fios.
Os produtos antiquebra combatem todos os tipos de danos, previnem pontas duplas e fortalecem os fios. "Para quem tem mechas e químicas, precisa de produtos que reponham as proteínas nos fios, eu adoro a linha Extreme de Redken. Quem usa muito secador, chapinha e modelador de cachos, precisa sempre de um bom protetor térmico", comenta Guilherme Araújo, hairstylist e Artista Redken. A rotina tem poucos passos: apenas o shampoo, condicionador, máscara e o leave-in fornecem o que o cabelo danificado precisa para voltar a ser saudável.
Como fazer reconstrução capilar? Aprenda com um passo a passo
Para fazer a reconstrução capilar, você deve utilizar todos os produtos da linha de reconstrução da maneira certa. A rotina começa com o uso do shampoo, condicionador, tratamento e termina com o leave-in, que fortalece os fios e previne pontas duplas. Confira o passo a passo de como fazer reconstrução capilar:
Passo 1: Aplique o shampoo Extreme nos cabelos úmidos, massageie o couro cabeludo até criar uma espuma e enxágue. O produto limpa, fortalece e ajuda na reparação dos cabelos danificados.
Passo 2: Aplique o condicionador Extreme no comprimento dos cabelos úmidos e recém lavado de shampoo e enxágue em seguida. O condicionador sela as cutículas e diminui pontas duplas e quebra.
Passo 3: Aplique a máscara de reconstrução capilar Extreme nos cabelos úmidos, deixe agir de 3 a 5 minutos e enxágue. O tratamento lamelar fortalece e faz uma reparação poderosa nos fios. Após isso, use o leave-in Anti-Snap sem enxágue no comprimento e pontas do cabelo para reduzir quebra, pontas duplas, dar brilho e proteger o cabelo contra ferramentas de calor.
Como o cabelo fica após a reconstrução?
O resultado da reconstrução capilar é um cabelo forte, resistente, com brilho e danos reparados. Para evitar que as madeixas fiquem enrijecidas depois do tratamento, o truque é fazer a reconstrução capilar na frequência certa, já que o excesso de queratina pode prejudicar o brilho, movimento natural e maciez do cabelo.
Também é essencial que a hidratação capilar esteja em dia para repor água e vitaminas, proporcionando brilho e maciez aos fios. Além disso, não deixe de usar um leave-in finalizador em todas as lavagens para suavizar e dar brilho ao cabelo.
Quantas vezes devo fazer reconstrução no cabelo?
A maneira mais certeira de saber a frequência ideal da reconstrução é pedindo um diagnóstico capilar a um hairstylist profissional. Mas é possível ter uma ideia de acordo com o estado da fibra capilar:
• Uma vez por mês: esse é o espaço de tempo que mais combina com cabelos saudáveis, virgens e com poucos danos, que são levemente expostos ao sol, poluição e outros agentes externos. Esse tipo de cabelo precisa de reposição de queratina com pouca frequência.
• Duas a três vezes por mês: essa frequência pode agradar cabelos danificados pelo sol quente do verão e ferramentas de calor, que apresentam ressecamento e danos moderados.
• Quatro vezes por mês ou uma vez por semana: cabelos muito danificados por procedimentos químicos, descoloração e que apresentam porosidade e pontas duplas precisam de reconstrução com maior frequência até que os fios apresentem melhora no quadro.
Como incluir a reconstrução no cronograma capilar?
O cronograma capilar é composto pelos tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução. Juntos, eles fornecem todas as necessidades dos fios, resultando em cabelos saudáveis e cheios de vida. Como a frequência da reconstrução pode variar dependendo do estado do fio, a ordem das etapas do cronograma capilar também variam, sendo indicado pedir um diagnóstico capilar, que avalia o nível de porosidade e saúde do couro cabeludo. Para ter uma ideia, confira dois exemplos de cronograma capilar focados na reconstrução de cabelos saudáveis, pouco e muito danificados:
Cronograma capilar para cabelos saudáveis:
1ª semana: hidratação + nutrição + hidratação;
2ª semana: nutrição + hidratação + nutrição;
3ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução;
4ª semana: hidratação + hidratação + nutrição.
Cronograma capilar para cabelos pouco danificados:
1ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução;
2ª semana: nutrição + hidratação + hidratação;
3ª semana: nutrição + hidratação + nutrição;
4ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução.
Cronograma capilar para cabelos muito danificados:
1ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução;
2ª semana: nutrição + hidratação + reconstrução;
3ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução;
4ª semana: nutrição + hidratação + reconstrução.
Publicado por: Carolina Gandra, Segunda-feira 07 de fevereiro de 2022 - 14h42
Mais Dicas de experts

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

6 melhores máscaras de nutrição para revitalizar cabelos ressecados
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões