
Isabella Carolina

Hairstylist especialista em coloração e Artista L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O outono é a época perfeita para apostar no cabelo ruivo, uma vez que a tonalidade combina perfeitamente com a cartela de cores da estação. No entanto, os fios avermelhados e acobreados podem ser adotados em qualquer período do ano porque estão sempre em alta. Seja em uma versão mais discreta e natural ou mais intensa e marcante, há várias maneiras diferentes de experimentar esse tipo de visual. Para te ajudar, montamos um guia completo com os melhores tons, as dicas de coloração e os cuidados principais para manter as madeixas ruivas impecáveis por tempo prolongado. Confira!
Veja também: 25 fotos de cabelos ruivos para inspirar sua transformação!
Os tons de ruivo mais pedidos nos salões de beleza
Dentre os tons de cabelo ruivo mais pedidos nos salões de beleza, o ruivo bege é um dos mais indicados para quem quer experimentar um visual delicado e moderno. A cor tem reflexos acobreados bem suaves, misturando com toques de loiro para criar um resultado iluminado e discreto. Esse tom é ideal para quem tem cabelo loiro ou não se incomoda de descolorir os fios para chegar a uma nuance bem clara e elegante.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Outra boa opção para quem gosta de um visual discreto é o cabelo ruivo natural, que combina reflexos castanhos e acobreados para criar uma nuance mais fechada. A cor é perfeita para quem tem vontade de experimentar cabelos ruivos mas não quer se comprometer com uma nuance muito intensa ou uma mudança radical. Você pode pedir para o cabeleireiro realçar mais o efeito acobreado ou o toque castanho, dependendo da sua preferência. Assim, o expert cria uma cor personalizada para você.
Gosta do efeito ruivo mais próximo do cabelo fantasia, bem ousado e marcante? Experimente o cabelo acobreado intenso, que tem um pigmento cobre mais concentrado, geralmente combinado com um pouco de vermelho também. Cada vez mais mulheres adotam ruivos nesse estilo para dar um toque jovial às madeixas, que ainda oferece o diferencial de desbotar mais lentamente do que nuances mais claras. Que tal experimentar o look na sua próxima visita ao salão?
Muitas mulheres têm receio de que um ruivo acobreado não combine com o tom de pele, e nesses casos a melhor opção é apostar em no cabelo vermelho cereja. A tonalidade combina perfeitamente com peles mais amareladas, morenas e negras. Por isso, pode ser uma ótima aposta para quem tem cabelos escuros e gostaria de experimentar um visual quente e atual. Por ser uma cor bem intensa, o vermelho cereja é indicado para quem não tem medo de ousar.
Gosta do cabelo vermelho mas prefere uma versão mais discreta? Experimente o cabelo borgonha, que é uma tonalidade fechada e fria, como um tom de vinho. A cor é perfeita para quem trabalha em ambientes formais e não pode adotar cores muito intensas, e combina tanto com peles frias quando com peles quentes. Você pode começar fazendo algumas mechas avermelhadas nos cabelos pretos ou castanhos e aumentar a intensidade gradualmente para se acostumar com o visual gradualmente.
Como adotar o cabelo ruivo: tudo sobre a coloração
O processo para adotar o cabelo ruivo varia muito de pessoa para pessoa. Em alguns casos, é preciso começar com uma descoloração. "Geralmente descolorimos quando o cabelo tem uma coloração mais escura que o ruivo, quando os fios são naturalmente pretos e grossos ou quando a cliente deseja um tom de cobre extremamente claro e/ou dourado", explica a hairstylist Isabella Carolina, Artista L'Oréal Professionnel. No entanto, a expert afirma que também é possível ficar ruiva sem descolorir. "Os ruivos mais escuros e avermelhados como Borgonha e Marsala são mais fáceis de atingir por não necessitarem de um fundo tão claro", conta a expert. Sendo assim, o caso mais complexo seria de quem tem uma coloração prévia e precisa passar pela decapagem para remover pigmentos artificiais, depois por uma descoloração, e só depois pela coloração. Para ter certeza de qual é o melhor procedimento no seu caso, converse com um cabeleireiro.
Outro detalhe para levar em consideração na hora de virar ruiva é a sua disponibilidade para retocar a cor. A frequência muda de acordo com o ritmo de crescimento dos fios e a cor que você deseja manter. Tons muito claros, por exemplo, desbotam com mais facilidade, então pode ser preciso voltar ao salão de beleza com mais frequência para revitalizar a cor. Já quando à raiz, você pode optar pelo efeito da raiz esfumada, mantendo um dedo da cor natural e criando um degradê com passagem de cor para o tom de ruivo adotado. Assim, o crescimento dos fios não fica tão evidente e você pode dar um espaçamento maior entre os retoques.
Cuidados essenciais para manter o cabelo ruivo bonito
Para manter o cabelo ruivo sempre bem intenso, bonito e saudável, é importante adotar alguns cuidados no dia a dia. O pigmento vermelho é muito pequeno e se solta rapidamente da fibra, então todos os tons de ruivo são sensíveis ao desbotamento. Para proteger a coloração, os experts recomendam evitar lavar a cabeça todo dia, já que tanto o shampoo quanto a água do chuveiro podem acelerar a perda de pigmento.
Quando for lavar o cabelo, use uma linha de produtos voltada especialmente para o cuidado e o tratamento com cabelos coloridos. A coleção Vitamino Color A.OX , de L'Oréal Professionnel, é uma ótima opção para proteger os fios da oxidação, prolongar a durabilidade da cor e garantir mais brilho e maciez para os fios. "Ela ajuda a manter a nutrição dos fios sempre em dia para o cabelo não ficar poroso e perder a cor rapidamente" ,conta Isabella. A linha completa oferece shampoo, condicionador, máscara de hidratação e um leave-in multibenefícios que pode ser borrifado nos fios secos ou úmidos.
Outro cuidado importante para manter o cabelo colorido de ruivo saudável é protegê-lo do calor do sol e de ferramentas de styling. A alta temperatura danifica as cutículas do fio, facilitando a perda tanto dos pigmentos quanto dos nutrientes e da hidratação do fio. Por isso, antes de usar secador, chapinha ou babyliss, aplique o spray 10-em-1 de Vitamino Color, que oferece proteção térmica até 230°C para que você seque e modele as madeixas sem preocupação. Quanto à exposição ao sol, nossa dica é aplicar o spray Solar Sublime nos cabelos antes de ir à praia ou à piscina, para manter a fibra protegida, blindada e saudável mesmo durante o verão. Se mergulhar ou molhar os fios, reaplique o produto para reforçar sua ação. Assim, você prolonga a durabilidade do seu ruivo e preserva a beleza da cor por muito mais tempo.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 23 de maio de 2019 - 14h46
Mais Cabelo vermelho

Cabelo dourado: loiro, ruivo, marrom e outras nuances para apostar

Ombré hair ruivo: 15 inspirações da tendência + dicas de nuances e como cuidar

Ruivo nude é tendência para o outono! Veja 20 fotos e dicas para alcançar a cor
Últimas matérias

Penteados para festa junina: 6 opções moderninhas e fáceis de fazer

Conheça os poderes dos ácidos lático e tartárico para cabelos com coloração

Cabelo curto iluminado: 5 combinações de cor e corte que vão te conquistar

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022