
Walter Leal

Hairstylist, empreendedor e palestrante
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O óleo para cabelo cumpre várias funções na rotina de cuidados com os fios. Dependendo de sua formulação, ele pode ajudar na nutrição do cabelo ressecado, realçar o brilho dos fios, disfarçar o frizz, deixar as madeixas mais macias e ainda conferir um perfume delicado. Apesar de sua popularidade e versatilidade, esse produto ainda gera muitas dúvidas, especialmente na questão da aplicação. Afinal, todos os tipos de cabelo podem usar óleo? Existe um jeito certo de aplicar o produto? Respondemos essas e outras dúvidas para te ajudar a conquistar as madeixas sedosas e hidratadas dos seus sonhos. Confira!
Veja também: quem tem cabelo oleoso pode usar produtos com óleo?
Óleo natural x óleo para cabelo: qual é melhor?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o óleo puro, in natura, nem sempre é o melhor para usar no cabelo. Quando está em sua consistência natural, o óleo costuma ter moléculas maiores do que a cutícula da fibra capilar, então não são verdadeiramente absorvidas. Elas ficam apenas depositadas sobre a superfície, dando mais brilho sem tratar de verdade os fios. Por isso, a recomendação dos experts é optar por produtos que contenham óleos em sua composição. Depois de serem processados industrialmente, as partículas são mais facilmente absorvidas pela fibra, então promovem um tratamento mais profundo e duradouro.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como usar óleo no cabelo liso e fino
O principal dilema de quem tem cabelo fino é encontrar finalizadores leves, que não pesem no fio mas proporcionem a hidratação necessária. Para conseguir esse resultado, invista em um óleo com consistência mais líquida e em forma de spray, como o Essence D'Éclat da linha Aura Botanica, de Kérastase. Composto com 99% de ingredientes naturais, ele é bifásico e contém óleo de coco, óleo de argan, óleo de jojoba e óleo de abacate, além de água de flor de damasco rosa. Ideal para controlar o frizz por 72h e nutrir a fibra profundamente sem pesar por até 48h, basta borrifar um pouco do produto no comprimento e nas pontas mantendo alguns centímetros de distância para ter madeixas mais macias, saudáveis, brilhosas e cheirosas.
Os benefícios do óleo para ter cabelos cacheados hidratados e definidos
O cabelo cacheado tem uma tendência natural a ficar seco, especialmente nas pontas. Isso acontece porque a curvatura dos fios dificulta a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo pelo comprimento. Com isso, a raiz tende a ficar mais oleosa e as pontas mais secas. Usando algumas gotas de um óleo com alto poder nutritivo, como o Elixir Ultime Óleo Complexe, de Kérastase, você pode devolver o equilíbrio às madeixas. A fórmula combina óleo de Argan, óleo de Camélia, óleo de Pracaxi e Gérmen de Milho para proporcionar máxima nutrição sem deixar os fios pesados ou melados, conferindo brilho e maleabilidade aos cachos. Use durante a finalização nos cabelos úmidos ou secos, enrolando os dedos ao redor de cada mecha para realçar a definição.
Quem usa muito secador e chapinha precisa de um óleo capilar
O secador, a chapinha e o babyliss são ótimas ferramentas para texturizar o cabelo e diversificar o visual em poucos minutos. No entanto, se usados com frequência - e especialmente sem um protetor térmico -, eles podem danificar seriamente os fios. O contato com o calor pode deixar a fibra capilar fraca, ressecada e opaca, então é fundamental ter uma rotina de cuidados regrada com as madeixas. A hidratação é o tratamento mais importante para esse tipo de cabelo, então priorize máscaras que contenham óleos na fórmula, como a Masque Elixir Ultime, de Kérastase. "A tecnologia da coleção preenche a falta de nutriente dos cabelos, sela e regenera a fibra capilar e ainda promove um toque aveludado e leve, sem pesar na fibra", explica o hairstylist e Expert K, Walter Leal. Depois de finalizar o styling com a ferramenta de calor da sua preferência, não esqueça de aplicar algumas gotinhas do óleo finalizador para selar a cutícula e conferir um acabamento sedoso às madeixas.
O jeito certo de usar óleo no cabelo colorido
O cabelo colorido pode ficar ressecado após a coloração, então também precisa de reposição constante dos nutrientes. Conforme a coloração começa a desbotar, independente da tonalidade, o leave-in em óleo pode ajudar a devolver o brilho e a luminosidade às madeixas. No entanto, o cabelo com pigmentos artificiais, especialmente em tons claros ou cores fantasia, é mais sensível ao acúmulo de resíduos, podendo ficar com aparência manchada ou escurecida nos pontos com maior concentração de óleo. Por isso, é fundamental higienizar muito bem os fios durante o banho para remover todas as impurezas. Como o óleo costuma ter consistência mais densa, aplique e enxágue o shampoo duas vezes antes de usar o condicionador para ter o melhor resultado.
Visite um salão de beleza para cuidar do cabelo com um profissional!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 23 de novembro de 2018 - 10h34
Mais Tratamento de cabelo

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir
Últimas matérias

20 penteados para um festival de rock: coques, tranças e rabos de cavalo para cabelos curtos, médios e longos

Esses 3 passos vão recuperar o brilho do seu cabelo loiro em casa!

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico