
Bertram K

Embaixador L'Oréal Professionnel especialista em corte e finalização. Criador do 'Betram-K-Método', em que afirma que o mínimo de esforço garante o máximo de efeito.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O austríaco Bertram K, hairstylist e Embaixador L'Oréal Professionnel, veio ao Brasil para realizar o workshop P.H.D. Corte & Cor, no hotel Renaissance, no dia 17 de agosto de 2014, em São Paulo. "Minha missão é tornar a vida dos cabeleireiros mais fácil e lucrativa", afirmou o profissional. Confira abaixo a entrevista exclusiva.
Segredos de Salão: Como está sendo para você realizar um evento no Brasil?
BERTRAM K: Como vocês sabem, o mercado de beleza no Brasil é o segundo maior no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Por isso, eu acredito que há muito espaço para plantar ideias no país. Sinto que o meu tempo aqui é o ideal para isso, oferecendo às pessoas a possibilidade de melhorar o dia a dia no salão de beleza com um sistema que é muito simples de usar. O que tentamos fazer não é ensinar às pessoas um novo corte de cabelo, mas um programa para que a vida no salão se torne mais fácil tanto para elas quanto para seus clientes.
SDS: Esse programa que você chama de Bertram-K-Método?
BK: Sim. Estou nesse mercado há 27 anos, trabalhando intensamente com L'Oréal Professionnel nos últimos 13 anos de carreira. Estou aqui para representar uns dos valores principais da marca: a parceria com o profissional. Não é apenas vender um produto, mas o seu valor. Acredito que aí que está o segredo desse sistema: forncecer ferramentas para que o cabeleireiro seja mais eficaz em seu dia a dia no salão.
SDS: O que os profissionais aprenderam nesse workshop de hoje?
BK: Mostramos para eles como usar um sistema de trabalho e como o mesmo pode ser aplicado no dia a dia. É muito simples e o nosso maior desafio é mudar o velho sistema, mostrando que, muitas vezes, menos é mais. Muitas pessoas demoram para realizar uma técnica e nem sempre os clientes gostam. O ideal é trabalhar com um sistema simples, rápido e eficiente. Minha meta aqui é que eles aprendam o meu lema: o mínimo de esforço, com o máximo efeito. É uma maneira eficaz de fazer com que esses profissionais obtenham maior satisfação de suas clientes e que possam fazer mais cortes em um único dia de trabalho.
SDS: A partir desse sistema que nasceram as suas quatro técnicas de corte?
BK: Sim, são quatro técnicas: Hour Glass, Diamond, Rectangular e Key Role. Cada uma delas é ramificada em quatro estilos diferentes, totalizando 16 hairstyles. Apesar de diferentes, toda são baseadas na mesma ideia: seções largas em que mantemos, muitas vezes, o comprimento, alcançando um resultado estiloso, mas simples. Funcionam para todos os tipos de rostos e cabelos, uma vez que venho apresentando esse método na China, Coreia, África, Europa... E sempre funciona. No final do dia, é possível observar uma harmonia perfeita em cada tipo de rosto com o mesmo corte de cabelo.
SDS: Qual o segredo desses cortes?
BK: Eu penso assim: no final das contas, o cliente não compra um corte de cabelo, mas um estilo. E isso vem com o styling. Acredito que muitos cabeleireiros não enxergam o trabalho dessa forma. No Brasil, as mulheres não ligam muito para o corte de cabelo, contanto que não esteja muito curto. O que elas veem é o resultado final, no espelho. Por isso, quero ajudar os profissionais a vender esses looks diferentes com styling, fazendo com que o dia a dia se torne simples e mais lucrativo.
SDS: Você acredita que profissional que corta, colore e ainda estiliza os fios pode aderir ao método?
BK: Primeiramente, eu penso que a coloração é uma extensão da maquiagem. Com um corte de cabelo, você pode fazer um rabo de cavalo e está tudo certo, mas com a coloração é diferente. O que gera dinheiro mesmo é a coloração, não o corte. Há uma pesquisa que fala exatamente sobre isso: mulheres felizes com sua cor de cabelo não mudam de cabeleireiro.
Eu acredito que, sendo um especialista em corte, preciso trabalhar ao lado de uma colorista, pois ela vai apontar uma coisa, enquanto eu observo outra. E essas divergências de ideias são ótimas, uma vez que no final, a direção é a mesma, e sempre dá certo. Acredito que um profissional se especializa em corte e styling, enquanto outro em coloração. Não acredito em um cabeleireiro que se diz especialista em tudo. É impossível fazer tudo impecavelmente.
SDS: De onde veio a sua inspiração para a criar esse método?
BK: Acredito que a criatividade não vem de revistas, websites... Para mim, ela vem de você sentar em um café e observar as mulheres, como os cabelos delas são, como gostam de estilizar. Quando viajo o mundo sempre faço isso. Observo e crio a partir do que vejo, pois a inspiração está na rua. Temos que observar o que está acontecendo. Com isso, vem a ideia de misturar os produtos, como cuidar de cada cabelo... É tão simples e pouca gente aproveita.
SDS: Algum estilo que viu no Brasil te chamou a atenção?
BK: O que eu gosto no Brasil é que vemos garotas brancas apostando em fios mais volumosos, cacheados e, muitas vezes, com rastafari. Enquanto as garotas negras alisam os fios... Essa diversidade é muito interessante. Por exemplo, em São Paulo os cabelos são mais lisos, estilosos... No Rio de Janeiro, os cabelos são mais despojados, selvagens... Adoro ver isso.
Publicado por: Alexandra Gurgel, Terça-feira 26 de agosto de 2014 - 15h49
Mais L'Oréal Professionnel

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu

3 cortes para escolher enquanto espera o cabelo crescer
Últimas matérias

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu

3 cortes para escolher enquanto espera o cabelo crescer

Cabelo cacheado masculino: 3 ideias atuais de cortes + dicas para cachear os fios

Corte chanel em cabelo claro: 15 fotos do visual em loiros e castanhos + dicas para estilizar os fios

Projeto rapunzel: saiba como montar um cronograma capilar para fazer o cabelo crescer