
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A hidratação para cabelo cacheado é um tratamento indispensável para manter os fios macios, definidos e brilhosos. Por conta do formato em espiral dos cachos, a oleosidade produzida na raiz tem mais dificuldade de distribuir para as pontas, o que provoca uma tendência maior ao ressecamento.
Para evitar ficar com o cabelo cacheado ressecado, opaco e sem vida, é essencial repor água e nutrientes para tratar as madeixas de dentro para fora. Pensando nisso, reunimos os 7 mandamentos da hidratação capilar para resgatar e prolongar o efeito brilhante e macio nos cachos. Confira!
Veja mais: o melhor cronograma capilar para cabelo cacheado no verão
1) Evite lavar o cabelo cacheado em excesso para não ressecar
Quando o assunto é hidratação capilar para cabelo cacheado, o primeiro detalhe que vale a pena prestar atenção é a evitar lavar a cabeça todo dia. Como esse tipo de fio já tem dificuldade para distribuir a oleosidade natural para o comprimento e pontas, aplicar shampoo diariamente pode deixar os fios ainda mais ressecados.
Lavar o cabelo em dias alternados ou até mesmo em intervalos maiores, de 3 a 5 dias, costuma ser suficiente para manter os cachos limpos e preservar a hidratação. No entanto, não existe um número mágico que funcione em todos os casos, já que isso também depende de outros hábitos que você mantém no dia a dia. Por isso, vale a pena conversar com seu cabeleireiro para entender qual a frequência mais indicada no seu caso.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Use um shampoo cabelo cacheado que seja hidratante e gentil
Uma boa alternativa para melhorar a hidratação do cabelo cacheado é apostar em shampoos hidratante em vez de um voltado para limpeza profunda. Esse tipo de produto é indicado principalmente para quem sente a necessidade de lavar o cabelo com mais frequência, seja porque faz academia ou exercícios ao ar livre, por exemplo.
O grande benefício da fórmula é que ela limpa os cachos sem prejudicar a hidratação, já que conta com ingredientes condicionantes. Além de retirar todos os resíduos de forma gentil, o shampoo preserva a maleabilidade natural dos fios e prepara a fibra para receber tratamentos mais concentrados nas próximas etapas do ritual.
3) Lave o cabelo cacheado com água fria ou morna para preservar o brilho e maciez
Outra dica importante para dar brilho ao cabelo cacheado e preservar a maciez é evitar usar água quente para lavar a cabeça. As temperaturas muito altas desgastam a camada de oleosidade natural da fibra, o pode fazer dificultar a retenção de nutrientes e estimular o ressecamento.
O mais indicado pelos experts é ajustar o chuveiro para a temperatura morna ou fria, já que isso vai preservar a hidratação natural das madeixas e evitar o desgaste da fibra. Se preferir, você pode direcionar um último jato frio para selar as cutículas e adicionar um toque extra de brilho aos cachos.
4) Aposte em um condicionador leve para hidratar o cabelo cacheado sem pesar
O condicionador é um produto essencial para fazer hidratação capilar no cabelo cacheado. Além de facilitar o desembaraço e proporcionar maciez, ele também sela as cutículas e tem um papel importante para evitar a formação de frizz. Como os fios arrepiados são um problema comum entre as cacheadas, é ainda mais importante apostar em um bom produto para o dia a dia.
A dica é buscar por uma fórmula leve, que ofereça hidratação duradoura sem pesar os cachos para baixo. É o caso do condicionador Curvaceous, de Redken, que garante fios mais definidos e livres do ressecamento por meio da combinação de óleo de moringa e cristais de açúcar. Sua tecnologia exclusiva retém a umidade no interior da fibra e controla o frizz por tempo prolongado, deixando os cachos disciplinados e sedosos.
5) A máscara de hidratação capilar é essencial para um tratamento profundo
Usar máscara de hidratação capilar é um hábito indispensável para manter o cabelo cacheado saudável. Por oferecer um aporte maior de nutrientes e água, a máscara realiza um tratamento profundo de dentro para fora. O produto pode ser usado uma ou duas vezes por semana para reter umidade e oferecer reparação completa.
Nossa sugestão é investir na Mega Mask da coleção All Soft, de Redken, que trata intensamente o cabelo ressecado e as pontas secas. A exclusiva tecnologia RCT Protein Complex restaura as áreas mais sensibilizadas da fibra, além de prevenir um novo desgaste. Por isso, o resultado são cachos mais fortes, definidos e com a maciez prolongada.
6) Finalização para cabelo cacheado com produtos nutritivos faz toda a diferença
A finalização para cabelo cacheado geralmente é focada em definir melhor a textura, mas também pode ser uma grande aliada quando o assunto é prolongar a hidratação capilar. Escolher um leave-in com ação nutritiva é a melhor forma de controlar o surgimento de frizz e oferecer uma dose extra de reposição de nutrientes.
"O uso de creme para cabelos cacheados é uma necessidade. Por isso, na maioria das vezes costumo indicar o uso de uma pequena quantidade nas áreas mais secas antes de partir para outros finalizadores. Com isso, você conquista uma textura natural e toque suave sem perder o controle", recomenda a hairstylist Monique Adriane, artista Redken.
A linha Curvaceous conta com várias opções para você escolher. Enquanto o Spiral Lock proporciona alta definição de cachos e controle antifrizz sem perder o movimento, o CCC Spray é mais indicado para reativar os cachos no day after. Já o Curl Refiner é uma excelente opção para manter os cachos hidratados no verão, pois oferece proteção UV e disciplina.
7) Evite usar ferramentas de calor com muita frequência
Se o seu objetivo é prolongar os efeitos da hidratação capilar no cabelo cacheado, o ideal é evitar o uso de ferramentas de calor. Secador, chapinha e babyliss, quando usados em temperaturas muito altas, tendem a ressecar a fibra e desgastar a oleosidade natural. Por isso, tente reservar o uso dos aparelhos apenas para ocasiões especiais.
Se você não abre mão dos acessórios para definir e finalizar os cachos, algumas dicas podem te ajudar a reduzir os danos. Opte sempre por temperaturas médias, além de manter uma distância de 30cm entre o bocal do secador e a cabeça. O uso do protetor térmico também é indispensável para evitar que o calor danifique os fios. Por fim, escolher uma fórmula que também ofereça hidratação te ajuda a conquistar cachos muito mais nutridos e brilhantes.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Quarta-feira 11 de novembro de 2020 - 12h40
Mais Cabelos cacheados

Cabelo cacheado loiro: 30 fotos para se inspirar + dicas para cuidar das luzes

Cabelo cacheado curto: 25 cortes para experimentar e se apaixonar

Finalização para cabelo cacheado: conheça todas as opções de leave-in da linha Curvaceous, de Redken
Últimas matérias

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas