
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Hidratar o cabelo cacheado ou crespo em casa é um hábito fundamental para manter os fios brilhosos e macios. As donas desse tipo de fio podem sentir uma necessidade ainda maior de manter uma rotina de cuidados mais regrada com as madeixas para melhorar a definição da textura, facilitar a hora de desembaraçar os fios e realçar o balanço e o movimento das madeixas. Para entender e atender melhor às necessidades dos cabelos crespos e cacheados, veja 5 dicas imperdíveis para fazer hidratação nesse tipo de fio em casa. Confira!
Leia também: 5 dicas para fazer o cabelo cacheado crescer!
1) Entenda por que cabelos cacheados e crespos precisam de mais hidratação
Cada cabelo conta com uma hidratação natural distribuída a partir do couro cabeludo para o comprimento; por isso, é normal que a raiz seja um pouco mais oleosa e as pontas sejam um pouco mais secas. No entanto, nos cabelos cacheados, ondulados e crespos, esse quadro tende a ser mais intenso. A curvatura ao longo dos fios dificulta a distribuição da oleosidade, que acaba ficando concentrada na região da raiz. Isso faz com que o comprimento e sobretudo as pontas precisem de uma dose extra de hidratação no dia a dia para não ficarem ressecados. O ressecamento no cabelo cacheado pode deixar os fios armados, sem definição, opacos e difíceis de desembaraçar, então criar o hábito de hidratar os fios em casa faz toda a diferença na aparência e na textura das madeixas.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Experimente um shampoo sem sulfato para cabelo cacheado
O sulfato é um ingrediente muito comum nos shampoos porque ajuda a remover o excesso de oleosidade, o acúmulo de resíduos e as impurezas dos fios. No entanto, no caso dos cabelos cacheados ou crespos carentes em hidratação, pode ser uma boa ideia investir em um shampoo sem sulfato, que tenha agentes mais delicados para lutar contra o ressecamento. O shampoo No Foam, da linha Curvaceous de Redken, é voltado especialmente para esse tipo de fio. Sem sal ou parabeno, ele na verdade é um condicionador limpante, que realiza uma higienização mais suave enquanto confere mais maciez aos fios. Como tem uma textura mais cremosa, ele não produz espuma, mas mesmo assim é muito eficaz para manter o cabelo limpo e leve da raiz às pontas. Aplique nos cabelos molhados e acrescente mais água enquanto distribui o produto se quiser torná-lo mais fluido. Massageie delicadamente e deixe agir de 1 a 3 minutos antes de enxaguar.
3) Escolha a melhor máscara de hidratação para o seu caso
A máscara de hidratação é um item essencial no kit de beleza das cacheadas e crespas. Esse tipo de fórmula concentra nutrientes e ativos condicionantes para tornar o cabelo mais macio, forte, brilhoso e saudável por um tempo prolongado. Por isso, não deve ser usado todos os dias. Para encontrar a frequência ideal para o seu caso, converse com um cabeleireiro. "Cada cabelo tem necessidades específicas então é preciso fazer uma avaliação para saber o que é melhor em cada caso - se for fino, se for grosso e ainda de acordo com o tipo de cacho", conta a hairstylist e Artista Redken Monique Adriane.
Para hidratação, nossa dica é apostar nas linhas All Soft e All Soft Mega, de Redken. All Soft conta com óleo de argan e Ômega-6 e oferece nutrição leve, sem pesar nos fios secos e opacos. Quem tem cabelos mais ressecados pode precisar de uma ação intensiva, então o melhor é apostar na coleção All Soft Mega, que conta com Superfoods Nutri-Complex (aloe vera, extrato de cacto e sacha inchi) para nutrir e revitalizar a fibra por completo. O cabeleireiro pode te ajudar a escolher qual é a mais indicada para o seu caso.
Tanto a linha All Soft quanto a All Soft Mega oferecem um produto chamado MegaMask, uma máscara super concentrada que oferece ação 15x mais potente do que máscaras tradicionais. A tecnologia permite que elas penetrem e se fixem no córtex capilar, proporcionando 3x mais durabilidade para os resultado. Para aplicar, é só apertar o tubo no local indicado e distribuir a mistura pelo comprimento e as pontas, massageando cada mecha. Deixe a fórmula agir de 3 a 5 minutos nos fios antes de enxaguar abundantemente.
4) O leave-in ajuda a prolongar a durabilidade da hidratação em casa
Quem tem cabelo cacheado ou crespo sabe que o leave-in é um tipo de produto poderoso para dar definição aos cachos, mas seu papel vai muito além disso. Os finalizadores sem enxágue ajudam a selar a cutícula dos fios e continuam agindo por muito tempo após o banho, então retêm os nutrientes dentro da fibra e prolongam sua durabilidade. Outro benefício importante é que ele realça o brilho dos fios. A curvatura dos cachos cria algumas sombras ao longo do comprimento, ofuscando o brilho natural, então um bom leave-in vai ajudar a equilibrar esse efeito.
A coleção Curvaceous de Redken oferece três opções de leave-in para cabelo cacheado e crespo com efeitos diferentes. Um deles é o condicionador Curvaceous, que pode ser usado com ou sem enxágue. "Se você quiser um cabelo mais leve, pode usar o condicionador e enxaguar. Se preferir um pouco mais de peso, pode reaplicar esse condicionador como leave-in. Para ter um pouco mais de controle, escolha um dos dois leave-ins da linha para adicionar à finalização", indica Monique.
A loção Ringlet tem uma consistência fluida e leve, então é ideal para quem gosta de fios com mais movimento. Sua fórmula oferece ação antifrizz e preserva o formato dos cachos por muito mais tempo. Já Full Swirl combina gel e creme em sua composição, oferecendo mais peso e controle para os fios, além de proteção antiumidade contra o frizz. Ele ajuda a dar uma aparência mais alongada, hidratada e alinhada a madeixas onduladas, cacheadas e cacheadas por tempo prolongado.
5) O jeito certo de usar cada produto faz diferença no resultado da hidratação
A maneira como cada produto deve ser aplicado é determinada pelas características naturais dos fios e o objetivo de cada pessoa. Levando em consideração que o cabelo cacheado e o crespo são mais oleosos na raiz e secos nas pontas, é preciso concentrar a hidratação somente nas partes em que ela é necessária para não pesar nos fios. O shampoo pode ser massageado no couro cabeludo e na raiz, enquanto o condicionador e a máscara devem ser aplicados somente no comprimento e nas pontas, mantendo distância do primeiro terço de cabelo mais próximo a raiz.
O leave-in também não deve entrar em contato com o couro cabeludo para não estimular a oleosidade e o acúmulo de resíduos nos fios. Monique ensina um truque para acertar na aplicação: "Eu costumo indicar para as minhas clientes aplicar o produto nas mãos e trabalhar como se os dedos fossem pentes, definindo os cachos, jogando para cima e acomodando eles um sobre o outro, não colando eles na cabeça. Assim os cachos vão se sobrepor e conquistar um caimento melhor", conta a expert. Assim, você consegue o acabamento que deseja e faz com que ele dure mais tempo.
Visite um salão de beleza para tratar os cabelos com um expert!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 14 de março de 2019 - 10h13
Mais Cabelos cacheados

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

Wolf cut em cabelo cacheado: 13 inspirações e dicas para finalizar os cachos
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões