
Sheila Duarte

Trabalha na Educação da L’Oréal há 24 anos e atualmente gerencia as unidades do Instituto L'Oréal Professionnel
Instituto L'Oréal Professionnel

https://www.institutoloreal.com.br/
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A primeira das seis unidades do Instituto L'Oréal Professionnel foi inaugurada em maio de 2010, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. "O Brasil que iniciou o projeto. A gente já exportou para a África do Sul, sendo a primeira unidade internacional, mas vários outros países estão interessados. É uma necessidade mundial, pois existe uma grande carência de profissionais especializados na área, principalmente a América Latina", afirmou Sheila Duarte, gerente do local que possui aproximadamente 250 m², com três salas para formação de cabeleireiros. "Em pouco menos de um mês após a inauguração, 300 alunos já ocupavam salas de aula. Em dezembro do mesmo ano, ocorreu a formatura da primeira turma", completou.
Mudança de carreira e necessidade de especialização
A maioria das pessoas que procura os cursos não são da área. "Essa profissão está começando a ter um reconhecimento maior agora. Ainda não foi regulamentada, está para ser... Existiam alguns preconceitos em relação a profissão, mas a cada dia está se fortalecendo e se destacando no mercado da beleza. No passado, muitos achavam que para ser um cabeleireiro não precisava estudar", avaliou.
"A gente se depara aqui também com pessoas que se frustraram por não terem tido a possibilidade de escolher a sua profissão, queriam ser cabeleireiros, mas os pais, os avós... Não permitiram. Temos exemplos de executivos, administradores, nutricionistas, médicos... Pessoas que chegam aos 30, 40 anos de idade e fazem uma coisa que não lhes dá prazer algum. A pessoa chuta o balde, vem para cá e se encontra com a profissão. Eles se emocionam... É vocação mesmo. É uma realização. Você mexe com a autoestima das pessoas", relatou.
De acordo com Sheila, o Instituto é o melhor local para formar esses profissionais. "O mercado hoje necessita de cabeleireiros mais informados, reciclados e conhecedores das técnicas. No passado, o que era falado para cliente era lei. Hoje, a cliente busca mais, pois os meios para se informar são muitos. Ela já chega no salão sabendo o que quer, quer saber o que cada produto faz, as tecnologias... Aqui ele aprende tudo que o produto pode fazer com o cabelo dela. Até os profissionais mais antigos estão buscando se atualizar, pois não querem ficar para trás. Temos até mesmo pessoas que se formam em outros cursos e vieram para cá", completou.
Como se matricular
O Instituto é aberto ao público, ao mercado. "Aqui nós queremos formar pessoas, capacitar... E como eles se formam com L'Oréal Professionnel, eles acabam trabalhando com a marca. Para se matricular, é muito fácil: o interessado entra no site e preenche uma ficha de pré-inscrição, escolhendo a unidade mais próxima. Se tem idade acima de 16 anos e tem o ensino médio completo ou cursando, é convidado para assistir a uma palestra informativa, em que apresentamos o projeto, o que é o Instituto, as normas, como surgiu, qual o conteúdo pedagógico, valores...", explicou. "Prezamos muito aqui não apenas a parte técnica, mas a comportamental, pois as maiores reclamações de donos de salões eram a respeito da seriedade do profissional, já que existem muitos sem comprometimento algum", afirmou. "Aqui treinamos isso, se você chega atrasado você volta para casa e pode ser reprovado por falta", completou.
O Curso
"Temos cursos de oito meses, em que o aluno estuda de terça a sexta podendo escolher o turno da manhã, tarde ou noite, e tem o de 16 meses, para aquela pessoa que só pode estudar um dia na semana, às segundas-feiras, mas todos com carga horária total de 390 horas, sendo 195 de teoria e 195 de prática", explicou. "São oito módulos, cada um com avaliações teóricas, práticas, de comportamento e comprometimento. Após concluírem a parte teórica e prática em cabeças de bonecas e modelos voluntárias, eles iniciam a prática com atendimento no salão-escola, este é o nosso diferencial", relatou.
Segundo Sheila, esse modelo de trabalho é imprescindível para que eles saiam do curso verdadeiros profissionais. "O salão-escola é um salão top de linha. No diagnóstico, a cliente assina e sabe que é um aluno que está atendendo ela, mas sempre com o apoio de um instrutor", disse. "É o local em que eles aprendem o que é, de fato, ser cabeleireiro, pois as clientes pagam uma taxa bem abaixo do valor de mercado pelo serviço. Muitos ficam com medo, inseguros, mas os instrutores estão sempre ao lado observando e nunca tivemos qualquer tipo de problema", disse.
Manicures também têm vez
"Na unidade Centro temos uma sala destinada à formação de manicures. Suspendemos esta formação temporariamente, pois a procura era pequena, uma vez que as pessoas que escolhem esta profissão acreditam que não precisam aprender mais nada", afirmou. "É preciso entender que ser manicure não é apenas cutilar e esmaltar, mas sim conhecer toda a parte de fisiologia, anatomia humana... Elas lidam com a pele, podem ter contato com sangue, cortes.... É muito importante uma formação específica", explicou. "Em breve, estaremos oferecendo formação às manicuras que já atuam no mercado. Serão cursos de designer, ou seja, unhas artísticas. Firmamos uma parceria com a marca Essie, que acaba de chegar ao Brasil", comentou.
Cursos de extensão
Depois da formatura, a maioria dos alunos já está trabalhando na área. "Após o curso de formação de cabeleireiros, temos vários cursos de especialização: seja em corte, mechas, coloração, penteados...", enumerou. "Para quem deseja se aprimorar em visagismo, promovemos junto à uma agência duas viagens por ano a Paris, em que os profissionais estudam com intérpretes e toda uma estrutura direcionada para o aprendizado", finalizou.
Publicado por: Alexandra Gurgel, Terça-feira 01 de julho de 2014 - 12h10
Mais L'Oréal Professionnel

Cabelo curto iluminado: 5 combinações de cor e corte que vão te conquistar

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022
Últimas matérias

Penteados para festa junina: 6 opções moderninhas e fáceis de fazer

Conheça os poderes dos ácidos lático e tartárico para cabelos com coloração

Cabelo curto iluminado: 5 combinações de cor e corte que vão te conquistar

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022