
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Lavar a cabeça todo dia faz parte da sua rotina? Muitas pessoas pensam que o hábito é importante para manter os fios limpos, saudáveis e brilhosos, mas muitas vezes o excesso de limpeza acaba provocando o efeito oposto ao desejado. Há alguns casos em que essa frequência funciona, mas há outros em que o ideal é dar alguns dias de espaço entre as higienizações. Realizar um diagnóstico capilar com um cabeleireiro é a melhor forma de saber qual é a indicação para os seus cabelos, mas também vale a pena pesquisar para entender um pouco sobre as características dos fios. Para te ajudar, reunimos as melhores dicas para lavar o cabelo corretamente e na frequência certa para conquistar as madeixas dos seus sonhos. Confira!
Veja também: o que fazer quando o cabelo continua oleoso depois de lavar!
Lavar o cabelo oleoso todo dia é um hábito comum
O cabelo oleoso é aquele que menos de 24 horas após a higienização já precisa ser lavado novamente. Normalmente ele tem uma produção maior de oleosidade no couro cabeludo então tende a ficar engordurado e pesado na raiz com o passar das horas. Nesses casos, pode ser que a limpeza diária seja necessária para evitar o acúmulo de resíduos, mas vale a pena testar se os fios se acostumam com lavagens em dias intercalados - muitas vezes, o próprio hábito de lavar todo dia é o que está estimulando a produção excessiva de sebo para compensar.
Seja qual for o caso, uma mudança que pode fazer a diferença na aparência e na saúde dos fios é usar um shampoo para cabelo oleoso, que seja formulado especificamente para proporcionar mais equilíbrio ao couro cabeludo. Pure Resource, de L'Oréal Professionnel, é uma ótima opção para o dia a dia porque tem ação purificante e ainda ajuda a reduzir a coceira e a irritação. Outro detalhe que merece atenção é a temperatura da água. "A maneira que se lava o cabelo faz toda a diferença porque excesso de água quente pode aumentar a fragilidade do fio ou até a perda da elasticidade, então o ideal seria sempre utilizar uma água mais morna ou fria", indica o hairstylist Rafael Bertolucci, embaixador da marca. A água quente provoca um ressecamento imediato nos fios, o que no cabelo oleoso só vai estimular ainda mais a produção de sebo. Por isso, equilíbrio é a palavra chave para manter os fios sedosos e saudáveis.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem tem cabelo seco ou ressecado não deve lavar a cabeça todo dia
Os cabelos secos naturalmente ou que se tornaram ressecados por causa dos danos têm uma carência de hidratação, então lavá-los todo dia enfraquece ainda mais a cama hidrolipídica que cobre os fios para hidratá--los e protegê-los. É o mesmo que acontece com cabelos ondulados, cacheados e crespos; por causa da curvatura dos fios, a oleosidade da raiz nem sempre se espalha corretamente pelo comprimento, então a tendência é que eles fiquem mais secos. Nesses casos, o ideal é da um intervalo maior entre uma higienização e outra; lavar os fios duas ou três vezes por semana pode ser suficiente, mas vale a pena experimentar rotinas variadas até encontrar uma que funcione melhor.
Muitas vezes, as pessoas com cabelo seco lavam os fios com frequência na intenção de deixá-los mais saudáveis e brilhosos, sem uma aparência tão ressecada, mas o hábito acaba provocando o efeito oposto e gerando mais frizz, mais opacidade e menos maciez, especialmente se você tem o hábito de tomar banhos quentes. Opte sempre por uma temperatura morna ou fria para não dilatar demais as cutículas da fibra capilar e garantir mais disciplina e toque sedoso aos fios.
Outra causa comum para o excesso de higienizações é o controle da caspa seca, que pode ficar mais visível se o cabelo não for lavado regularmente. Nesse caso, o ideal não é necessariamente lavar mais, porém melhor. Experimente usar um shampoo anticaspa como Instant Clear, de L'Oréal Professionnel, que diminui a descamação e previne seu retorno porque tem ação antiinflamatória, antimicrobiana e antibactericida. Massageie o produto pelo couro cabeludo, enxágue e repita o processo para realizar uma limpeza completa. Depois é só aplicar seu condicionador ou máscara de costume e prosseguir com a rotina de cuidados com os fios.
Lavar o cabelo colorido todo dia faz a cor desbotar mais rápido
Cabelos coloridos exigem uma série de cuidados especiais porque a coloração altera não apenas a cor dos fios como também sua textura e saúde. Quem tem o hábito de lavar o cabelo todo dia, por exemplo, deve repensar a prática se quiser diminuir o desbotamento, independentemente da tonalidade adotada. "É claro que, quanto mais você lavar o cabelo, mais você vai ter um desbotamento dos pigmentos sintéticos, dos tonalizantes, dos matizadores usados na construção da cor, então vai influenciar diretamente na durabilidade do visual", explica Rafael. Como a química do procedimento tende a ressecar um pouco os fios, é provável que você nem sinta a necessidade de lavá-los com tanta frequência, o que já ajuda a ajustar a rotina.
No entanto, se perceber que os fios continuam ficando oleosos na raiz, experimente usar um shampoo seco nos dias em que não puder lavar a cabeça. Opte por um que não deixe resíduos, como Morning After Dust, de L'Oréal Professionnel, que proporciona um efeito refrescante e um volume suave sem deixar os fios rígidos. Borrife diretamente na raiz e use as mãos para espalhar o produto até ficar satisfeita com o visual. Nos dias em que for lavar os fios, opte por um shampoo específico para cabelo colorido que ajude a proteger os pigmentos da oxidação, como o da linha Vitamino Color A-OX, de L'Oréal Professionnel. Assim, você consegue prolongar a durabilidade da coloração e tratar a saúde do fio ao mesmo tempo.
Encontre um salão de beleza perto de você e agende uma visita!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Segunda-feira 29 de julho de 2019 - 14h16
Mais Tratamento de cabelo

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez

Como fazer o cabelo crescer e evitar pontas afinadas: 5 dicas para manter os fios sadios sem ter que cortar

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar
Últimas matérias

Estilo retrô nos cabelos longos: as principais tendências de cortes em 12 fotos

Luzes no cabelo para outono e inverno: quais nuances combinam com a temporada e em qual técnica apostar?

Cabelo crespo masculino: como cuidar dos fios + dicas de cortes que fazem sucesso

Corte degradê feminino: saiba como apostar na tendência e veja 15 fotos em diferentes tipos de cabelo

Marrom dourado: com luzes ou coloração global? Veja inspirações e escolha o castanho perfeito

Free hands: tudo sobre a técnica que cria luzes no cabelo à mão livre para um iluminado natural