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O momento do lavatório do salão é um dos mais importantes durante a visita da cliente. É nesse instante você deve oferecer a ela um momento relaxante, com bom serviço e ótimo atendimento para que ela saia do salão de beleza satisfeita e retorne sempre para realizar novos procedimentos. Por isso, a experiência no lavatório deve ser sensorial e oferecer conforto para suas clientes. Para te ajudar a elevar o nível do procedimento, separamos 5 dicas que vão transformar a lavagem dos cabelos em uma oportunidade de fornecer bem-estar e relaxamento para sua cliente. Confira!
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A forma como você lava os cabelos faz toda diferença
Lavar os cabelos da cliente com calma, esfregando o couro cabeludo delicadamente e espalhando bem o produto nos fios é essencial para uma lavagem satisfatória. Isso vai fazer toda diferença tanto no resultado quanto no atendimento. A cliente sabe quando o profissional sabe o que está fazendo, por isso, procure lavar os cabelos da cliente com calma, fazendo movimentos suaves, e não esfregando a cabeça com força para acelerar o processo. Também é preciso manipular a cabeça para esfregar ou enxaguar o shampoo de forma delicada e evitar molhar quem está sentado na cadeira. Outro detalhe importante é a pressão dos dedos ao manipular o couro cabeludo, que deve ser ao mesmo tempo firme e sutil, para promover uma limpeza eficaz sem machucar o couro cabeludo. Lembre-se de perguntar sempre se a lavagem deve ser mais suave ou intensa pois algumas clientes possuem um couro cabeludo mais sensível.
Ofereça uma massagem relaxante no couro cabeludo
Um diferencial muito importante que vai levar o momento do lavatório a outro nível é uma massagem relaxante no couro cabeludo. Por isso, você deve aproveitar o momento da segunda aplicação do shampoo para oferecer uma massagem no couro cabeludo da cliente. Além de proporcionar um maior relaxamento durante a lavagem, a massagem vai ajudar a estimular a circulação da região, impulsionar o crescimento dos fios e aliviar a tensão e o estresse e até pode amenizar a dor de cabeça. Como você já limpou fios previamente na primeira lavagem com o shampoo, evite esfregar o cabelo com muita intensidade durante esta segunda aplicação. Apenas massageie o couro cabeludo suavemente enquanto a espuma envolve os fios, alternando a pressão dos dedos entre um toque mais suave e firme, sempre em movimentos circulares. Ao finalizar a massagem, sua cliente estará muito mais relaxada e satisfeita.
Prepare o ambiente para criar uma atmosfera relaxante
Criar uma atmosfera calmante e acolhedora faz toda a diferença na hora de proporcionar um momento de relaxamento à sua cliente. Por isso, garanta que o lavatório esteja sempre livre de de barulhos altos e luz forte para não atrapalhar o momento relax. Coloque uma música ambiente bem suave e reduza a intensidade das luzes para induzir o relaxamento em sua cliente. Para não atrapalhar o momento relax, é importante fazer o possível para diminuir os ruídos que possam interferir no momento de bem-estar. Por isso, as conversas entre os profissionais devem se manter baixas e evitar abordar assuntos particulares. Em vez disso, pergunte a cliente se ela está se sentindo confortável e converse sobre os tratamentos que irá realizar.
Converse com a sua cliente para oferecer um serviço diferenciado
Informar a cliente sobre todos os produtos que está aplicando em seus cabelos e perguntar suas preferências pessoais é uma ótima forma de personalizar o serviço e se mostrar interessado nas opiniões dela. Por isso, antes de começar a lavar os fios, pergunte qual a preferência de temperatura da água, quais são suas preferências de produtos e indique quais você recomenda para higienizar os cabelos. Manter um bom diálogo com a cliente vai fazer com que ela confie mais no seu trabalho, além de permitir que você conheça um pouco mais sobre os hábitos dela, o que vai fazer diferença na hora de escolher o tratamento ideal para os fios. Assim você poderá proporcionar um serviço personalizado, fazendo com que sua cliente se sinta especial. "Você sempre tem que pensar na cliente como única, dar o seu melhor para cada uma, atender a real necessidade dela", conta a Embaixadora de L'Oréal Professionnel, Brunna Fabrício .
Os detalhes fazem toda a diferença no momento do lavatório
O segredo para um bom atendimento está nos detalhes, isso serve tanto para o momento do lavatório quanto para qualquer etapa do serviço. Gestos simples podem surpreender sua cliente, como oferecer uma toalha aquecida para enxugar os cabelos após a lavagem ou uma máscara perfumada para cobrir os olhos pode potencializar a sensação de relaxamento e elevar a luxuosidade do serviço. Dessa forma, suas clientes vão perceber que você é atencioso e se importa com o bem-estar delas. Para proporcionar ainda mais conforto, você pode oferecer um suporte para que suas clientes possam apoiar o pescoço no lavatório sem causar nenhum incômodo durante o procedimento. Caso o salão não possua esse tipo de acessório, você pode enrolar uma toalha e posicionar no local onde a cabeça ficará apoiada. Não esqueça de sempre oferecer um cafezinho ou água para a cliente. Esses gestos simples podem influenciar diretamente na experiência dela.
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Publicado por: Fernanda Oliveira, Sexta-feira 18 de janeiro de 2019 - 14h30
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