
Cabelos platinados são lindos, mas algumas verdades sobre a nuance precisam ser ditas antes da sua mudança

Ana Carolina Yamada

Hairstylist, visagista e ID Artist L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Muitas mulheres sonham em deixar o cabelo platinado mas, para isso, é necessário saber exatamente como o processo é feito e os cuidados necessários com essa cor tão delicada. Os mitos e verdades criados sobre o procedimento de descolorir os fios são muitos e, exatamente por isso, ainda existem muitas dúvidas frequentes sobre o assunto. Para acabar de vez com isso, o Segredos de Salão conversou com a ID Artist L'Oréal Professionnel Ana Carolina Yamada, que contou 6 verdades sobre platinar as madeixas. Confira!
1) Platinar o cabelo em casa é um risco desnecessário e pode causar danos profundos
Descolorir completamente o cabelo pode parecer fácil à primeira vista e, por isso, algumas pessoas decidem realizar o processo por conta própria, em casa. "Com isso, estão assumindo riscos muito sérios que podem acarretar na quebra da fibra capilar e no corte químico, além de muitos outros", explicou, alertando que, mesmo existindo várias receitas sobre como realizar a mudança sozinha, é sempre importante priorizar o trabalho profissional feito com os produtos e cuidados adequados.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Não é mito: fazer um teste de mechas antes da mudança pode salvar a saúde dos seus fios
Segundo a profissional, nem todas as pessoas que desejam descolorir os fios sabem sobre o teste de mechas, que deve ser realizado antes da mudança. "Dessa forma, conseguimos descobrir o real estado da fibra capilar, que vai muito além da sua aparência, e podemos identificar se o processo de descoloração alcançará o tom desejado", contou. Por isso, cobre essa atenção do profissional responsável pela transformação.
3) A descoloração sempre sensibiliza os fios, mas seus danos podem ser minimizados com produtos de qualidade
Apesar de ser um processo muito comum, a descoloração sempre danifica e sensibiliza a fibra capilar. "Ninguém precisa desistir do visual platinado por isso, no entanto, vale atentar para a utilização de produtos de qualidade durante o processo de transformação e em cuidados adequados antes e depois da mudança, que devem ser redobrados", alertou.
4) O processo de descoloração não é sempre feito da mesma maneira
Antes de apostar em madeixas platinadas é necessário saber que nem sempre o processo é realizado da mesma maneira e, embora algumas mulheres consigam descolorir totalmente os fios em poucas horas, outras podem levar mais de um dia. "A forma como a mudança é feita varia de acordo com o tom natural, espessura e comprimento de cada cabelo, já que nem todos alcançam o platinado da mesma forma", pontuou.
5) Existem cuidados que devem ser tomados antes da descoloração dos fios
Platinar o cabelo não é um processo fácil e, para passar por ele mantendo a beleza e a saúde dos fios, a indicação da expert é que os tratamentos se iniciem previamente à mudança. "Cerca de quinze dias antes da descoloração, comece a fazer hidratações em todas as lavagens, aplicando o creme entre o shampoo e o condicionador, deixando pausar pelo tempo indicado. Outra dica é revezar entre produtos de nutrição e reconstrução, que devolvem os nutrientes em falta", indicou.
6) Não é fácil manter os fios platinados por um período longo
Retirar totalmente os pigmentos da fibra capilar danifica a região e, além disso, torna o cabelo mais fraco e quebradiço. Por isso, Ana alerta que nem sempre é fácil manter um visual platinado por muito tempo. "Nada é impossível e com os cuidados adequados podemos deixar as madeixas descoloridas. No entanto, esse cabelo estará sempre muito enfraquecido e, possivelmente não conseguirá atingir comprimento mais longos", finalizou.
Publicado por: Juliana Hansen, Terça-feira 29 de novembro de 2016 - 10h42
Mais O Poder da Cor

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

5 motivos para fazer luzes no salão de beleza + indicações de cabeleireiros

Ruivo acobreado: 6 cuidados para evitar o desbotamento rápido da cor
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento