Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Fazer luzes e mechas nos cabelos castanhos escuros ou preto pode ser uma boa opção para repaginar o visual e clarear as madeixas sem optar por uma descoloração total dos fios. O ponto forte das mechas é que você escolher a intensidade do resultado na hora que decide a técnica e a tonalidade em que deseja apostar. No caso dos cabelos escuros, há quem prefira apenas pontos de luz delicados para dar movimento e leveza aos fios. Já outras pessoas desejam uma iluminação mais intensa, quem sabe até com mechas coloridas em tons fantasia. Para te ajudar a escolher a melhor opção para os seus fios, reunimos algumas dicas sobre os estilos mais populares, além de 45 fotos que vão te inspirar a revitalizar suas madeixas escuras com um toque de cor. Confira!
Veja também: um guia completo sobre mechas californianas, balayage, ombré e outros tipos de mechas
Babylights: mechas delicadas podem iluminar o cabelo castanho
Para quem nunca fez luzes no cabelo e tem medo de uma mudança radical, a técnica chamada de babylights é a mais indicada. Ela também é perfeita para quem deseja uma iluminação sutil, já que trabalha com mechas bem finas e delicadas. A proposta da técnica é imitar as tonalidades naturalmente mais claras de um cabelo de criança, por isso o nome. "Você percebe bem em criança que o cabelo tem um degradê com as pontas um pouco mais claras, são mechas que não são marcadas. É isso que a gente busca", explica a hairstylist Brunna Fabrício, embaixadora L'Oréal Professionnel.
Como o ponto forte das babylights é a suavidade do resultado, é importante que a tonalidade das mechas não seja tão contrastante com a cor de base dos fios. Para cabelos escuros, os tons mais usados são caramelo, castanho claro, avelã e marrom glacê. Se estiver na dúvida sobre qual nuance escolher, peça ajuda ao seu cabeleireiro. "A cliente tem que fazer um cabelo que combine com ela, então ela traz uma foto da filha ou da infância, quando os fios eram mais clarinhos, e a gente reproduz esse efeito", conta Brunna.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Aposte no ombré hair, o cabelo com luzes nas pontas
Um dos tipos de mechas mais pedidos nos salões de beleza é o ombré hair. O visual é conhecido por causa do degradê que cria no cabelo, sendo a raiz a parte mais escura e a ponta a área mais clara. O que separa um ombré natural e sofisticado de um ombré com aparência artificial é a qualidade da transição entre as tonalidades. É importante que a passagem de cor seja o mais gradual possível para não deixar nenhuma linha horizontal marcada nos fios. Por isso, o processo só deve ser feito por um profissional.
As cores usadas para fazer mechas ombré no cabelo escuro podem variar de acordo com a preferência de cada pessoa. Para dar mais naturalidade ao resultado, o ideal é optar pela técnica tom sobre tom, trabalhando com tonalidades próximas à da base dos fios como tons mais claros de castanho. Para imitar o efeito de fios queimados pelo sol, a dica é combinar tons mais quentes de loiro como o mel e o dourado, que iluminam as madeixas de forma mais intensa. Quer experimentar um visual mais ousado? Aposte nas cores fantasia! Fazer mechas em tons de azul, rosa ou até vermelho nas pontas do cabelo dá um toque jovial e moderno ao look. Aposte em uma coloração temporária como Colorful Hair para mudar as nuances em poucas semanas.
A balayage é ideal para para fazer luzes no cabelo todo
A balayage é a melhor opção para quem quer fazer luzes no cabelo escuro como um todo, não só nas pontas, mas com resultado natural e moderno. O principal diferencial da técnica é que as luzes são feitas à mão pelo próprio cabeleireiro, e não usando foil (papel alumínio). Isso permite que ele combine nuances diferentes e crie mechas únicas ao redor da cabeça. Ao contrário do ombré hair, em que a iluminação é criada de uma forma mais horizontal e cobre totalmente as pontas, a balayage trabalha mais com a verticalidade, então mescla mechas escuras e mechas claras ao longo do comprimento enquanto preserva a raiz mais escura.
Nos cabelos castanhos e pretos, a balayage geralmente é usada quando a pessoa deseja uma iluminação mais intensa. Por isso, geralmente é feita com tons de loiro como dourado, caramelo, mel, indo até tons mais claros como areia, manteiga e bege. Como o processo de descoloração costuma deixar o cabelo mais seco, é fundamental criar o hábito de hidratar e nutrir os fios durante o banho. A linha Mythic Oil, de L'Oréal Professionnel, combina óleos podoresos com extrato de mirra para repor os nutrientes perdidos pela fibra e oferecer muito mais maciez e brilho às madeixas, o que não só valoriza muito a aparência das mechas como as mantém bonitas e radiantes por muito mais tempo.
Visite um salão de beleza na sua região para clarear os cabelos!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 30 de novembro de 2018 - 18h23
Mais Cabelo castanho

Cores de cabelo naturais: dicas para investir no castanho, preto e loiro sem reflexos

Cabelo com tons terrosos: 40 inspirações e dicas de nuances para o outono/inverno

10 profissionais experts em morena iluminada
Últimas matérias

Cores de cabelo naturais: dicas para investir no castanho, preto e loiro sem reflexos

5 truques que cabeleireiros fazem no salão para criar penteados perfeitos

Cabelo com tons terrosos: 40 inspirações e dicas de nuances para o outono/inverno

5 segredos para evitar opacidade, frizz e oxidação da sua nova cor de cabelo

Color Festival: inscrições para o evento de coloração de L'Oréal Professionnel estão abertas

10 profissionais experts em morena iluminada