
Jô Nascimento

Especialista em coloração, já recebeu o prêmio da Revista Cabelos e Cia como melhor colorista e também como melhor salão.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A máscara para cabelo danificado tem o objetivo de reparar e fortalecer a estrutura do fio para evitar que ele fique elástico e quebradiço. "Toda vez que a gente pensa em um cabelo bonito, temos que pensar em um cabelo tratado", afirma a hairstylist Jô Nascimento , embaixadora L'Oréal Professionnel. O melhor tratamento para fios danificados é o que você consegue manter em casa, no dia a dia, repondo as proteínas e os nutrientes gradualmente para manter a fibra sempre saudável, e para isso, as máscaras de reparação são imbatíveis. "A rotina em casa é tão importante quanto os bons produtos usados no salão", afirma Jô. Reunimos alguns detalhes que você deve levar em consideração ao comprar e usar máscaras para cabelo danificado para te ajudar a montar a rotina de cuidados perfeita para as suas madeixas. Confira!
Veja também: é hora de cortar ou tratar o cabelo danificado?
Máscara para cabelos grossos x finos: qual é a diferença?
A máscara de reparação é um tratamento intensivo e poderoso para recuperar a força e a saúde do cabelo danificado. Para obter o melhor resultado possível com o ritual, é importante escolher uma fórmula que combine com seu tipo de fio, e um critério que faz toda a diferença é a espessura. A máscara para cabelo grosso geralmente tem uma fórmula mais densa, enquanto a fórmula voltada para cabelo fino tende a ser mais leve para ser absorvida rapidamente e não pesar nas madeixas. No geral, essa indicação é sinalizada na embalagem para facilitar a identificação.
Um bom exemplo é a linha Absolut Repair Gold Quinoa + Protein, de L'Oréal Professionnel, que é voltada especialmente para cabelos danificados e oferece dois tipos de tratamento de acordo com a necessidade dos fios. A máscara tradicional, para cabelos médios a grossos, tem textura mais firme e consegue reduzir o frizz e a indisciplina dos fios. Já a máscara light dourada, voltada para cabelos finos, tem consistência cremosa e suave, então repara os danos sem pesar mesmo com o uso contínuo. Se ainda estiver na dúvida sobre qual tipo vai oferecer o efeito que você deseja, conte com a orientação de um expert.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Máscara para cabelo danificado precisa de que tipos de ingrediente?
Cada tipos de máscara tem ingredientes e princípios ativos diferentes, e as que são para reparação de cabelos danificados geralmente apresentam algumas características em comum. Um componente importante nessas fórmulas é a proteína; como o cabelo também é formado por proteínas, esse ingrediente vai reforçar as áreas fragilizadas e tornar a estrutura mais resistente. Além disso, esse reforço ajuda a reter os nutrientes no interior da fibra por mais tempo, prolongando a durabilidade do tratamento.
Também é preciso que a máscara de reparação conte com agentes que proporcionem maciez e brilho para os fios. Se a fórmula só tiver ativos de força, o cabelo pode ficar rígido e sem movimento. Já uma boa máscara vai garantir um aspecto sedoso e ajudar a desfazer os nós mais facilmente. A fórmula de Absolut Repair Gold Quinoa + Protein, por exemplo, combina o poder de reestruturação da Gold Quinoa com a proteína do trigo hidrolisada, que penetra na fibra para reter a hidratação no interior e garantir mais maciez. Essa combinação é o que realiza uma revitalização completa nas madeixas, com longa durabilidade e sem sobrecarregar o fio.
Como e quando usar máscara para tratar o cabelo danificado
A forma como você aplica a máscara de reparação faz toda a diferença nos resultados do tratamento, então é fundamental entender como cada passo deve ser realizado. Primeiramente, o produto é usado após o enxágue do shampoo, então certifique-se de remover todos os resíduos antes de aplicá-lo. Em seguida, use uma toalha para retirar o excesso de água dos fios, já que o cabelo encharcado pode acabar diluindo a fórmula e atrapalhando sua absorção pela fibra. Comece sempre aplicando uma pequena quantidade e massageando por todo o comprimento e pontas de uma mecha, evitando contato com a raiz. Repita o processo mecha a mecha, sempre reaplicando o produto aos poucos conforme sentir necessidade. Ao terminar, desde agir pelo tempo indicado na fórmula - no caso de Absolut Repair Gold Quinoa + Protein, a orientação é de 3 a 5 minutos. Ao final, enxágue abundantemente de cima para baixo, de preferência com água morna ou fria, até remover todos os resíduos. Depois é só secar e estilizar como de costume.
Visite um salão de beleza para cuidar do cabelo com um profissional!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 05 de novembro de 2019 - 16h16
Mais Cabelos danificados

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Reconstrução capilar: o que fazer e o que evitar no tratamento para cabelo danificado

Como salvar o cabelo com pontas quebradiças em 5 passos
Últimas matérias

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano