
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Na hora de dar um toque especial às madeixas, as mechas surgem como um dos principais aliados das mulheres. Independentemente da técnica, o importante é conferir luminosidade aos fios. Entretanto, é imprescindível adequar o serviço ao tom de pele de sua cliente, a fim de criar um visual harmônico. O hairstylist Rafael Bertolucci, do salão Rafael Bertolucci Urban Hairdressers, em São José do Rio Preto, São Paulo, ensina dicas para executar corretamente o procedimento e deixar suas clientes com cabelos impecáveis.
Mechas para negras
A velha crença de que mechas e luzes não combinam com mulheres de pele negra ficou para trás. "Basta olhar para famosas como a atriz Halle Berry, que tem seus fios iluminados com tons de caramelo, de forma bastante sutil. As mechas em mulheres negras devem ser definidas ao redor do rosto, a fim de criar um visual mais iluminado e harmônico. Para isso, as técnicas mais indicadas são o ombré, para as mais ousadas, e o sombré, para as mais clássicas e discretas", explicou.
"Para iluminar esses cabelos, que provavelmente já passaram por processos de alisamento e escovas progressivas, recomendo o uso do pó descolorante Platinium Sem Amônia, de L'Oréal Professionnel. O produto é ótimo, pois não agride os fios que já possuem processos químicos anteriores", complementou.
Mechas para morenas
Mulheres morenas são grandes adeptas do serviço e podem aderir a diversos tipos de mechas, mas com alguns pequenos cuidados. "O importante, neste caso, é identificar se o tom de pele da cliente é mais claro ou escuro. As que possuem a pele mais clara podem ousar mais, podendo até ficar superloiras, e as com o tom de pele mais escuro podem optar por um trabalho com a raiz esfumada, como o ombré. Nesse último serviço, devemos eleger mechas mais definidas e em lugares estratégicos, valorizando mais a luminosidade nas pontas", sugeriu Rafael.
Apesar da maior facilidade na aderência às mechas, é necessário ter atenção a alguns detalhes. "Devemos evitar tons acinzentados em morenas, pois eles não criam uma perfeita harmonia com esse tom de pele. Além disso, é recomendado utilizar uma coloração para esfumar a raiz com a mesma cor natural dos fios. Para criar a produção perfeita, amo trabalhar com a linha Majimèches, pois com ela consigo clarear e chegar a um resultado bastante natural", avaliou.
Mechas para brancas
As loiras são privilegiadas quando se trata de mechas, já que possuem a pele e a altura de tom capilar claras. "Aqui, caberá ao profissional, com toda a sua expertise, avaliar qual serviço será mais adequado ao estilo de vida e às características físicas de cada cliente. A tendência para o próximo Verão será o 'surfblond', que busca um cabelo superloiro, mas com um ar descontraído e raiz ligeiramente crescida, ideal para clientes modernas e antenadas", auxiliou o hairstylist.
"Esse novo procedimento é realizado a partir de mechas bem finas e com um desenho delicado, sem marcação. É legal trabalhar com linhas diagonais e finalizar esfumando a raiz com nuances mais claras de tons médios. Para executar as mechas, aconselho o uso do descolorante Infinie Platine, com oxidante de 20 volumes. Já o esfumado da raiz pode ser feito com o Majirel nas nuances 7.23 (louro irisado dourado) ou 7,13 (louro acinzentado dourado) com revelador de 9 volumes", ensinou Rafael.
Tonalização
"Sempre que realizamos um procedimento de mechas, é interessante tonalizar as madeixas, não somente para neutralizar os fundos de clareamento, mas também porque o tonalizante possui um ph ácido, que hidrata e que nivela as cutículas, proporcionando um brilho de vinil aos fios descoloridos. No caso das loiras, gosto muito de optar por uma das quatro nuances 'Milkshake', de Diarichesse, desenvolvidas especialmente com essa finalidade".
Tratamento no salão
Logo após o procedimento, é necessário começar a cuidar dos fios para que eles não fiquem ressecados e porosos. "Indico o uso da linha de tratamento Lumino Contrast, com a ampola Power Contrast e a máscara Lumino Contrast no lavatório. Os produtos ajudarão a acentuar o contraste entre as mechas e intensificar o brilho dos cabelos", recomendou.
Procedimentos químicos também exigem cuidados a longo prazo, por isso, é fundamental que a sua cliente retorne ao salão regularmente para cuidar da saúde capilar. "A cada 30 dias, indico o serviço de Injeção Reconstrutora Molecular, com a linha Fiberceutic, que Contém Intracylane, uma molécula gelatinosa que preenche os espaços vazios da fibra capilar devolvendo a força e reestruturando aos fios, fazendo com que eles fiquem preparados para os próximos retoques", indicou.
Manutenção em casa
Dar prosseguimento ao trabalho realizado no salão é primordial para que suas clientes tenham cabelos radiantes e cheios de vida. "Recomendo sempre o uso do shampoo, condicionador e sérum da linha Lumino Contrast no dia a dia, além da aplicação semanal do shampoo e máscara da linha Pro-Keratin que, paralelamente à manutenção da cor, devolverão força e queratina aos fios", encerrou.
Publicado por: Carolina Medeiros, Sexta-feira 19 de setembro de 2014 - 12h05
Mais Cabelos profissionais

Um bom cabeleireiro deve ensinar essas 3 coisas para as clientes do salão de beleza

Cabeleireiro especialista em ruivos: 6 dicas para se tornar um expert na coloração

É melhor ser um cabeleireiro especializado ou atuar em todas as áreas? Saiba como decidir
Últimas matérias

Cabelos longos, fortes e sem quebra: conheça Extreme Length, nova linha de Redken

Shampoo para cabelo com luzes: como escolher o melhor produto para cabelo com mechas

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão