
Luciano Boy

Hairstylist, Balayage especialist e Consultor Visagista
Luciano Boy Beauty Co.

https://www.instagram.com/lucianoboy/
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Fazer mechas inversas é uma das melhores formas de escurecer o cabelo. Mas essa técnica pode ser usada para muito mais do que transformar uma loira em morena. Suavizar o desbotamento e corrigir uma nuance que ficou muito clara são alguns exemplos de situações em que essa técnica pode ser usada.
Quem conta é o hairstylist e Expert K Luciano Boy, que chamamos para tirar todas as suas dúvidas sobre mechas inversas. Confira!
O que são as mechas inversas? Tudo sobre a técnica que escurece o cabelo
As mechas inversas (ou invertidas) levam esse nome porque, diferentemente das mechas tradicionais que clareiam o cabelo, elas são usadas para escurecer os fios. Elas servem para loiras que querem reverter o clareamento das madeixas aos poucos, mas também são aliadas para corrigir a cor ou deixar o loiro mais harmônico com o seu tom de pele.
"As mechas inversas provavelmente nasceram da necessidade de suavizar ou escurecer um cabelo muito desbotado pela oxidação, que clareou além do desejado ou recomendado para o tom de pele da cliente", explica o hairstylist Luciano Boy.
O colorista explica que elas podem ser feitas em todo o cabelo ou apenas em algumas áreas da cabeça como a franja ou as pontas, por exemplo, assim como as técnicas de iluminação. "Basicamente as mechas invertidas são igual as mechas clareadoras, como os reflexos, luzes ou balayagens, que servem para iluminar os cabelos", diz.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem pode fazer mechas inversas? Veja se a técnica é indicada para você
Será que as mechas inversas servem para escurecer o seu tom de loiro? Como existem muitos tons claros, do loiro dourado até o loiro platinado, é comum ter essa dúvida. Mas segundo Luciano Boy, não existe restrição de tonalidade para fazer mechas inversas em cabelo loiro. Ou seja, todo mundo pode fazer.
"Quando pensamos em loiros, sempre vem à cabeça um tom bem claro, porém existem os loiros escuros, marrons, vermelhos e acobreados. Qualquer tonalidade pode receber mechas invertidas que criam uma nuance suave ou escura, dependendo da quantidade", afirma, destacando que também não há um limite de tons para escurecer os fios.
"Não existe limite! A criatividade do cabeleireiro e o desejo da cliente é que define o resultado final. É possível escurecer quase que totalmente os cabelos e nesses casos o ideal é aplicar um tonalizante que é mais rápido e menos trabalhoso", comenta Boy.
Isso inclui até o claríssimo loiro platinado. "Precisa apenas tomar alguns cuidados como por exemplo usar fórmula de coloração adequada porque o cabelo platinado quando não colorido corretamente pode ficar com uma cor acinzentada ou esverdeada", recomenda.
Leia também: 6 tons para escurecer o cabelo loiro que são queridinhos no momento
Como fazer mechas inversas: quais nuances usar e detalhes da técnica
Embora seja uma técnica muito democrática, fazer mechas inversas para escurecer o cabelo é um processo que exige bastante técnica. Por isso, o ideal é ir a um salão de beleza fazer a transformação com um profissional qualificado, o que vai evitar danos à cor e aos fios. "O processo de execução não é tão simples. Exige uma atenção especial do profissional para não alterar ou manchar a cor", destaca o hairstylist.
Boy conta que no passado as mechas inversas eram feitas com touca, mas hoje em dia a aplicação é feita de forma diferente. "Atualmente usamos o cabo de um pente fino, separamos mechas que podem ser finas, médias ou grossas, dependendo do objetivo. Após separar um grupo de mechas, colocamos uma papel alumínio para isolar as que serão escurecidas e aplicamos uma coloração a fim de criar um contraste", explica.
Na hora de escolher a nuance que vai ser utilizada para fazer as mechas inversas, o céu também é o limite. "Pode ser de qualquer tonalidade, desde a mais escura, como o castanho escuro ou marrom, até uma cor fantasia do tipo vermelho ou azul!", afirma.
Cuidados com o cabelo após fazer mechas inversas
Depois de fazer mechas inversas é essencial investir em cuidados com o cabelo. "Um cabelo colorido é sensível, mas o duplamente processado fica ainda mais sensível às agressões externas como água, raios UV e também o uso de ferramentas térmicas", ressalta o expert. Por isso, produtos para cabelos coloridos que promovam restauração, controle da porosidade e oxidação da cor, além de oferecer proteção contra agentes externos são boas apostas.
Luciano Boy recomenda a linha Chroma Absolu, de Kérastase, cuja tecnologia contém um trio de ácidos restauradores: ácido lático, ácido tartárico e aminoácidos. "Chroma Absolu é a melhor tecnologia que conheço para preservar esta nova cor. O trio de ácidos de cura + centella asiática promovem uma cor viva, intensa e brilhante por até seis semanas. Super recomendo".
A coleção completa conta com um shampoo para cabelos finos e outro para cabelos grossos, máscara, condicionador, soin de tratamento, uma máscara específica para cabelos castanhos e um leave-in com proteção térmica. Converse com o seu cabeleireiro para saber quais os produtos mais adequados para cuidar do seu novo visual pós mechas inversas.
Publicado por: Amanda Cardoso, Quinta-feira 23 de junho de 2022 - 15h10
Mais O Poder da Cor

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões