
Everson Fernandes

Hairstylist e Artista L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
No passado, fazer luzes no cabelo significava criar mechas mais claras que iam da raiz até as pontas para iluminar o visual. Atualmente, a maior parte dos cabeleireiros opta pela técnica da raiz esfumada na hora de realizar serviços de mecha, independente da tonalidade da coloração utilizada. Além de dar mais naturalidade à cor, o efeito gradual também confere praticidade às luzes e por isso conquista cada vez mais adeptas. Reunimos tudo sobre esse tipo de técnica, como adotar o visual e dicas para a manutenção para te inspirar a adotá-lo, confira!
Leia também: as melhores dicas para quem vai fazer luzes pela primeira vez!
O diferencial de fazer luzes no cabelo com raiz esfumada
O termo "raiz esfumada" significa que não há nenhuma linha marcando a separação entre a cor natural do cabelo e a tonalidade das mechas, como geralmente acontece quando as luzes são feitas desde o couro cabeludo e começam a crescer. Em vez disso, o cabeleireiro vai criar um degradê entre os dois tons para eles se misturem naturalmente e o visual continue bonito mesmo conforme o cabelo cresce. "Uma raiz esfumada perfeita tem que estar livre de qualquer tipo de marcação, e o ideal é que a cor escolhida para esfumar seja o mais próximo possível da natural, fazendo com que a transição seja suave", explica Everson Fernandes, hairstylist e Artista L'Oréal Professionnel. Esse efeito facilita a manutenção da cor porque permite que você dê um espaço maior entre os retoques no salão de beleza, o que reduz a frequência de descolorações e ajuda a proteger a saúde dos fios. Outro ponto forte da raiz esfumada é que ela preserva um pouco do contraste entre a pele e a cor original do cabelo, o que faz com que mesmo mechas tonalidades que não combinam tanto com o tom de pele fiquem mais harmoniosas e naturais.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Existe mais de um tipo de cabelo com luzes e raiz esfumada?
Apesar do termo raiz esfumada ser usado em muitos tipos de mechas diferentes, ela nem sempre é igual. O tamanho da raiz, por exemplo, pode fazer toda a diferença na luminosidade perto do rosto. Quem quer adotar um cabelo loiro bem claro pode preferir manter um dedo só de raiz natural e depois um dedo de transição gradual para que as mechas cubram a maior parte do comprimento. Já quem prefere um efeito mais suave e com estilo queimado de praia pode preferir que a raiz seja maior, com mechas começando em alturas variadas para deixar o resultado mais dinâmico. "É importante que a aplicação seja feita de forma precisa mas ao mesmo tempo 'irregular' para que não se crie uma marca", conta Everson. O comprimento do cabelo também pode interferir nesse aspecto, já que cortes curtos deixam menos espaço para o cabeleireiro criar o degradê. Por isso, a raiz esfumada que fica pequena nos cabelos longos pode parecer grande em fios curtos. Converse com seu cabeleireiro e mostre algumas fotos do que deseja para que ele crie um visual personalizado para você.
O que muda na rotina de cuidados do cabelo com mechas e raiz esfumada
Apesar das particularidades das mechas com raiz esfumada, a rotina de cuidados é a mesma do cabelo com luzes de outros tipos. O processo de descoloração feito com bons produtos consegue manter a fibra capilar resistente, mas mesmo assim os fios podem ficar um pouco ressecados. O melhor a fazer é investir em produtos de ação reparadora que possam ser usados durante o banho. A linha Absolut Repair Lipidium, de L'Oréal Professionnel, foi desenvolvida especialmente para repor os lipídios e nutrientes perdidos pelo cabelo com luzes, então é uma ótima opção para os cuidados no dia a dia. O shampo oferece uma limpeza completa sem ressecar, e para o tratamento você pode escolher entre o condicionador, que é um pouco mais leve, e a máscara, que ação mais intensa e duradoura. Depois é só enxaguar abundantemente e aplicar o leave-in com proteção térmica quando sair do banho. Finalize secando o cabelo com secador ou ao natural.
Visite um salão de beleza perto de você para adotar um novo visual!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 10 de setembro de 2019 - 15h00
Mais Mechas

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Morena iluminada: tudo sobre o novo cabelo com luzes de Thaís Fersoza, assinado por Rafael Bertolucci

Cabelo com luzes em 2021: 4 tipos de mechas loiras para experimentar
Últimas matérias

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas