
Fred Silveira

Hairstylist, make up artist e expert em loiros
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Procurando inspiração de mechas loiras em morenas? Há diferentes formas de fazer luzes no cabelo castanho e/ou combiná-las com peles bronzeadas. O segredo, na maioria dos casos, consiste em escolher a nuance mais adequada para você, explorando tanto os tons de loiro mais claros quanto os mais fechados. Pensando nisso, separamos 22 fotos de diferentes tipos de mechas loiras em morenas e algumas dicas de como alcançar e manter o visual. Confira!
Mechas loiras em morenas claras: tons dourados iluminam o rosto com estilo e equilíbrio
Se você tem a pele morena clara e quer fazer mechas loiras no cabelo, o caminho mais indicado para alcançar o visual é apostando em nuances que tenham semelhança com a pele, mas não deixem o visual monocromático. Como a pele morena clara costuma ter um subtom quente, levemente amarelado ou alaranjado, o loiro dourado, o loiro mel e o caramelo são bastante usados porque harmonizam com o subtom da pele e iluminam o rosto sem ficar ficar em uma só paleta. "Devemos levar em consideração que o tom do cabelo deve ter um contraste com a pele, mesmo sendo leve", afirma o hairstylist e artista de L'Oréal Professionnel Fred Silveira.
Os cabelos com mechas para morenas claras também podem ser equilibrados com a distribuição dos pontos de luz nos fios, que podem ser mais acentuadas e espalhadas por todo o cabelo, ou mais localizadas em áreas específicas, como na frente do rosto ou nas pontas, no estilo ombré hair.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Mechas loiras em morenas escuras: tons de loiro mel, escuro e raiz esfumada são indicados
Por outro lado, as mechas para morenas escuras automaticamente criam contraste com a pele, especialmente se forem mais intensas e feitas em tons mais claros. Por isso, o hairstylist Rafael Bertolucci recomenda apostar em tons de loiro mel ou dourado mais fechados, similares ao doce de leite e o caramelo, bem como o loiro escuro. "Para as que têm a pele mais escura, eu aconselho que elas trabalhem com nuances não tão contrastantes, em uma altura de 7, 6, partindo para uma morena iluminada, um loiro mais delicado, mais âmbar", indica o embaixador de L'Oréal Professionnel.
Outro segredo é equilibrar o visual com técnicas que deixam a raiz no seu tom natural e criam uma passagem de cor gradual para equilibrar o contraste. "A melhor maneira de deixar esse visual mais harmônico e suave é sempre optar por raiz esfumada, que vai trazer profundidade e gradualmente fazer uma passagem de cor da raiz para o comprimento. Não encher o cabelo de mechas, mas brincar com jogo de luz e sombra. Isso vai trazer profundidade e um efeito mais chique", comenta Fred Silveira. Nesse caso, mechas loiras finas e delicadas também são uma boa aposta.
Leia também: 6 tons para ficar morena iluminada cacheada e dicas para cuidar do cachos
Morena com mechas loiras platinadas: quem tem a pele bronzeada pode apostar no visual?
Sim, é possível ser uma morena com mechas loiras platinadas. No entanto, é importante entender que o contraste com a pele será bastante acentuado - e o nível de clareamento muito mais intenso. Portanto, mechas loiras finas ou técnicas que preservem uma boa parte da raiz natural, como o ombré hair e as mechas pontuais, são a melhor aposta para um visual harmônico e para manter a saúde dos fios. Outra dica para morenas que querem fazer mechas loiro platinado é apostar em nuances levemente amareladas como o loiro champagne, evitando os platinados muito acinzentados.
Mechas loiras no cabelo castanho: dicas para morenas que querem clarear os fios escuros
Quando se fala de mechas loiras em morenas, nem sempre é em referência ao tom da pele, mas sim ao cabelo castanho natural, que as mulheres de pele branca e mulheres de pele negra também podem ter. Nesse caso, além de pensar na melhor combinação de nuances para o seu tom de pele, é importante considerar a saúde dos fios na hora da transformação. Quanto mais claro for o tom escolhido, mais intensa será a descoloração, o que pode danificar os fios e aumentar a necessidade de retoques. Por isso, tons de loiro quente e mais próximos da sua base natural, como o loiro escuro, o doce de leite e o caramelo, são os mais indicados porque podem ser alcançados sem que seja necessário abrir muitos tons com descolorante.
"Quando a gente escolhe um tom quente, reduzimos esse nível de clareamento, preservamos a saúde do cabelo e conseguimos uma duração de cor prolongada. Se você escolher um tom frio, precisa eliminar um pouco mais de pigmento do cabelo e ele tem um desbotamento muito mais rápido", ressalta o hairstylist Gabriel Deodato, artista de L'Oréal Professionnel.
Mechas loiras em morenas de cabelo curto: fios com pouco comprimento podem ser iluminados
Outra dúvida muito comum a respeito de mechas loiras em morenas é se o cabelo curto também pode ser iluminado. A resposta é: sim. Quem tem o cabelo curto pode fazer pontos de luz normalmente, desde que haja espaço suficiente para aplicação da coloração nos fios sem comprometer a raiz natural. As morenas que querem fazer mechas no cabelo curto também devem ficar mais atentas à escolha da nuance, já que os fios curtos, especialmente as pontas que tendem a ser mais iluminadas, ficam mais próximos ao rosto e o excesso de contraste da cor das mechas com a pele (ou a falta dele) pode ficar mais evidente.
Como cuidar do cabelo com mechas loiras: dicas e produtos para tratar o cabelo castanho iluminado
Não é novidade que o cabelo com mechas loiras precisa de cuidados especiais. No caso das morenas que iluminam o cabelo castanho, o cuidado deve ser redobrado por conta da descoloração que deixa os fios mais sensibilizados. Assim, a nossa sugestão é incluir na rotina produtos que devolvem nutrientes e força para os fios, além de produtos específicos para manter a cor das mechas loiras.
A gama Blondifier, de L'Oréal Professionnel, conta com a linhas Blondifier Gloss, que contém antioxidantes para dar brilho e proteger o cabelo loiro, e Blondifier Cool, que é rica em pigmentos arroxeados para neutralizar manchas amareladas. Elas são boas apostas para fazer a manutenção da cor das mechas loiras.
Para complementar o cronograma, o tratamento restaurador de Absolut Repair Gold Quinoa + Protein é certeiro. "Para manter o cabelo descolorido sempre bonito indico uma hidratação semanal em casa e a cada 30 dias tonalizar e realizar um tratamento mais profundo no salão", sugere o hairstylist Fred Silveira.
O hairstylist Rafael Bertolucci complementa a dica com alguns cuidados essenciais para manter o cabelo com mechas loiras saudáveis no dia a dia. "Eu aconselharia evitar ao máximo o uso de calor no cabelo, prancha, babyliss, secador, etc, e sempre tratar o cabelo com o shampoo e máscara, para ele não perder umidade, nutrição, hidratação com o processo", recomenda.
Publicado por: Amanda Cardoso, Terça-feira 08 de março de 2022 - 10h42
Mais Mechas

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões

Mechas inversas: 15 fotos e dicas de como fazer a técnica para escurecer o cabelo
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões