
Marceli Nakashima

Hairstylist especialista em corte, cor e alongamento
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Encontrar os melhores óleos para nutrição capilar pode ser um desafio para as mulheres que têm medo de deixar os fios pesados. Por mais que esse seja um pensamento comum, a verdade é que os óleos capilares conferem vários benefícios às madeixas, como hidratação, maciez e toque sedoso, então eles podem ser aliados importantes na rotina de cuidados com os fios. Se usados da maneira correta, eles não deixam o cabelo oleoso e ainda conseguem restaurar a saúde da fibra. Para te ajudar nessa missão, reunimos todas as dicas para que você saiba como escolher e aplicar os produtos para garantir os melhores resultados. Confira!
Leia também: como fazer nutrição capilar com óleo de coco para dar brilho e maciez aos fios!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Nutrição capilar com óleos: entenda os benefícios desse tipo de tratamento para o cabelo
A nutrição é um dos pilares da saúde do cabelo. O uso de óleos para esse tratamento é muito importante porque o hábito ajuda a repor os lipídios necessários para a fibra, fortalecendo a camada hidrolipídica natural que protege o couro cabeludo e os fios. Além de evitar o aspecto de um cabelo ressecado, esses nutrientes também vão ajudar a reduzir danos causados por agentes externos, como calor de secador e chapinha, exposição aos raios ultravioleta e poluição. Os óleos capilares normalmente são muito concentrados em ativos que controlam a retenção de umidade e reduzem o surgimento de frizz, então são ótimas opções para quem quer dar brilho ao cabelo opaco, disciplinar as madeixas e potencializar os efeitos das máscaras de tratamento. Apesar de o cuidado ser indicado para todos os tipos de fios, o óleo é ainda mais importante para quem tem cabelo cacheado, que por conta do formato tem mais tendência ao ressecamento nas pontas.
O óleo de coco e o óleo de rosa mosqueta são alguns dos mais eficientes para nutrição capilar
São muitos os óleos capilares que se tornaram populares por conta dos efeitos incríveis que proporcionam para as madeixas. O óleo de coco, por exemplo, já pode ser encontrado na fórmula de muitos produtos porque consegue restaurar a hidratação dos fios, proporcionando uma aparência saudável e livre do ressecamento. Outra boa opção é o óleo de rosa mosqueta, que é cultuado por ajudar a tratar problemas de pele mas também pode fazer muito pela saúde dos fios. Rico em vitaminas e antioxidantes, ele ajudar a reconstruir fios danificados e, se combinado com um creme de pentear, pode te ajudar a conquistar mais textura e maciez.
Nesses casos, o ideal é sempre priorizar produtos capilares que contenham o ingrediente em sua composição ao invés de optar por passar o óleo in natura nos cabelos. A explicação é que as moléculas do óleo natural não conseguem penetrar nas cutículas da fibra, então formam apenas uma camada de brilho que não dura tanto tempo. Quando o óleo é processado industrialmente e combinado a outros ativo em um produto próprio para os cabelos, suas partículas ficam menores e são facilmente absorvidas, então oferecem um tratamento mais profundo e duradouro.
Como aplicar os óleos para nutrição capilar e garantir cabelos brilhosos e macios
Uma das dúvidas mais comuns sobre ouso de óleos para nutrição capilar é sobre o jeito certo de aplicar o produto. Afinal, se usados da maneira errada, eles podem acabar deixando os fios pesados e com aparência oleosa. De acordo com os profissionais, o ideal é apostar em uma fórmula própria para cabelos que contenha os óleos essenciais em sua composição, porque dessa forma os fios conseguem absorver o produto com mais facilidade e se beneficiam dos resultados por mais tempo. A forma mais simples de incorporá-lo à rotina é com um leave-in, que pode ser usado após o banho como finalizador. "A melhor maneira de aplicar o óleo é em pequenas quantidades e começando pelas pontas que são fragilizadas", conta a expert Marceli Nakashima. "No caso dos óleos, menos é mais! Evite exagerar na dosagem e se precisar reaplique o produto", completa.
Nossa dica é apostar na linha Oleo-Relax, de Kérastase, para usar no dia a dia e aproveitar todos os benefícios de uma fórmula que combina óleo de côco, rosa mosqueta, noz inca e manteiga de shorea. O leave-in contém todos esses ativos em sua composição e proporciona muito brilho e uma superfície disciplinada, além de oferecer proteção térmica até 230°C para facilitar o uso de secador, chapinha e babyliss. Durante o banho, opte pelo Bain Oleo-Relax para higienizar os fios, deixando-os mais controlados e fáceis de desembaraçar. Para um tratamento intensivo, aposte na máscara da coleção, a primeira da marca a contar com proteção térmica até 230ºC, que além de reparar o interior da fibra também garante madeixas sedosas, alinhadas e livres de frizz.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Quarta-feira 18 de março de 2020 - 10h00
Mais Tratamento de cabelo

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez

Como fazer o cabelo crescer e evitar pontas afinadas: 5 dicas para manter os fios sadios sem ter que cortar

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar
Últimas matérias

Estilo retrô nos cabelos longos: as principais tendências de cortes em 12 fotos

Luzes no cabelo para outono e inverno: quais nuances combinam com a temporada e em qual técnica apostar?

Cabelo crespo masculino: como cuidar dos fios + dicas de cortes que fazem sucesso

Corte degradê feminino: saiba como apostar na tendência e veja 15 fotos em diferentes tipos de cabelo

Marrom dourado: com luzes ou coloração global? Veja inspirações e escolha o castanho perfeito

Free hands: tudo sobre a técnica que cria luzes no cabelo à mão livre para um iluminado natural