
A queda capilar pode acontecer por muitos motivos, conheça alguns deles e as melhores maneiras de evitar e tratar o problema

Debora Melro

Hairstylist, colorista e Expert K
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Ultimamente você tem percebido uma queda mais acentuada no seu cabelo? Os responsáveis por isso podem variar, indo desde problemas genéticos até a falta de higienizações necessárias para a saúde dos fios. O primeiro passo para um tratamento deve ser identificar o real motivo do problema e, então, investir nos cuidados mais adequados. Para te deixar antenada sobre o assunto, o Segredos de Salão conversou com dermatologistas e hairstylists e listou as 7 possíveis causas da queda capilar + dicas para revertê-la. Confira!
1) A alimentação influencia diretamente na queda capilar
Segundo a Expert K Débora Melro, a falta de ingestão de carboidratos e proteínas pode potencializar a queda capilar, o que torna essencial manter uma dieta saudável. "Ter uma alimentação muito restritiva faz com que os fios percam sua força e, consequentemente, não consigam crescer. O importante é ingerir alimentos que façam bem ao corpo como um todo", afirmou.
2) A oleosidade em excesso pode causar a queda dos fios
Segundo a dermatologista Christiane Gonzaga, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a produção de sebo em maior quantidade pode significar um problema mais sério no couro cabeludo, região que tem total influência na queda capilar. "Se a saúde da raiz estiver comprometida os fios cairão ainda mais, além disso, a oleosidade em excesso entope os folículos capilares e danifica sua beleza e saúde", disse.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
3) Passar por momentos de muito estresse pode fazer com que os fios caiam
Outro possível causador da queda capilar é o estresse que, segundo a dermatologista Gabriela Munhoz, desequilibra a saúde capilar e pode levar ao problema. "Momentos de muita tensão, seja ela física ou emocional, podem resultar em madeixas caindo mais, com falhas e menos densidade capilar", alertou. Para reverter o quadro, procure um profissional qualificado que aponte os tratamentos mais indicados para esse caso, além de buscar uma rotina mais tranquila e calma. Aposte em produtos que promovam mais encorpamento e resistência aos fios, como os da linha Densifique, de Kérastase.
4) Cuidado para não criar muita tensão na hora de prender o cabelo
Um hábito muito comum entre as mulheres, e que pode levar à queda, é prender o cabelo muito forte na hora de criar penteados. Essa tensão entre a raiz e os fios pode resultar na quebra da fibra capilar, além do seu enfraquecimento e, consequentemente, seu desprendimento do couro cabeludo. Por isso, tome cuidado no momento de estilizar as madeixas.
5) Dormir frequentemente com o cabelo molhado é um gatilho para a queda capilar
Enquanto ainda estão úmidos, os fios precisam ser deixados livres, o que não acontece quando são presos ou abafados contra o travesseiro. Esses pequenos deslizes, como dormir com o cabelo molhado ou prendê-lo em tranças, coques ou outros stylings antes que sejam completamente secos, pode causar problemas no couro cabeludo e levar à queda dos fios. Para reverter o processo é necessário investir em tratamentos adequados e buscar a opinião de um profissional dermatologista.
6) Tome cuidado ao utilizar ferramentas de calor e/ou fazer procedimentos químicos frequentemente nos fios
Cabelos são danificados todos os dias, afinal, nossa fibra capilar é exposta aos mais diversos agentes externos, como poluição, raios solares e vento. Além disso, os processos químicos e o uso de ferramentas de calor potencializam o problema e, em casos muito graves, quando a fibra capilar está debilitada e sem força, a queda pode aparecer como consequência. Para evitar que isso aconteça, mantenha uma rotina de tratamentos como hidratação, nutrição e reconstrução feitos periodicamente no salão ou em casa.
7) Erros durante a lavagem do cabelo podem desencadear a queda capilar
A higiene das madeixas deve ser feita de forma apropriada e isso não inclui apenas aplicar o shampoo e condicionador. "Procure utilizar produtos adequados ao seu tipo de cabelo, que vão repor suas necessidades e agir diretamente nos problemas para os quais sua fibra capilar está mais propensa. Além disso, mantenha a água em temperatura morna a fria, já que se estiver muito quente pode danificar e ressecar a região", alertou Débora. O Bain Densité, de Kérastase, é um shampoo para cabelos finos que ajuda na manutenção da densidade capilar e promove mais encorpamento e resistência aos fios. Além disso, também garante brilho, flexibilidade e mais volume no cabelo. Sua fórmula composta por Ácido Hialurônico e Gluci Peptídeos proporciona um toque suave, brilho e movimento aos fios. O resultado do tratamento são cabelos fortes, densos, brilhantes e saudáveis. Já o Fondant Densifique é um condicionador para cabelos finos com profunda ação regeneradora. Sua fórmula combina a função estética com o tratamento, proporcionando hidratação profunda e fortalecimento para a fibra capilar. Os visivelmente mais encorpados, resistentes e sedosos, com brilho incomparável e toque sedoso.
Complete o tratamento com uma máscara específica para tratar o problema da densidade capilar, como a Masque Densité, que promove força e densidade aos fios, além impulsionar o crescimento do cabelo, conferir mais brilho e volume para cabelos finos e frágeis.
Encontre um salão de beleza perto de você com o nosso Salon Locator!
Publicado por: Juliana Hansen, Terça-feira 11 de abril de 2017 - 14h32
Mais Tratamento de cabelo

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu

Projeto rapunzel: saiba como montar um cronograma capilar para fazer o cabelo crescer
Últimas matérias

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu

3 cortes para escolher enquanto espera o cabelo crescer

Cabelo cacheado masculino: 3 ideias atuais de cortes + dicas para cachear os fios

Corte chanel em cabelo claro: 15 fotos do visual em loiros e castanhos + dicas para estilizar os fios

Projeto rapunzel: saiba como montar um cronograma capilar para fazer o cabelo crescer