
O cabelo pode apresentar mais de uma textura por motivos variados. Conheça os principais cuidados para minimizar o problema

Michela Santiago

Hairstylist com mais de 15 anos de carreira
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Seu cabelo apresenta mais de uma textura? Esse tipo de problema surge, principalmente, durante a transição capilar ou em madeixas muito danificadas, sendo necessário investir em alguns cuidados para minimizar e disfarçar o incômodo. Para te ajudar a passar por esse processo, o Segredos de Salão te explica sobre as formas diferentes nas madeixas, o que causa isso e os melhores tratamentos para reverter o problema, além de dicas exclusivas da Expert K Michela Santos. Confira!
Liso, cacheado, ondulado... Por que o meu cabelo tem mais de uma textura?
Os motivos para partes mais lisas, onduladas ou cacheadas em apenas um cabelo variam mas, entre os mais comuns estão os danos causados na fibra e o processo de transição capilar. "Quando decidimos deixar o alisamento de lado, formas variadas começam a surgir conforme a raiz natural dos fios vai crescendo. Além disso, madeixas muito danificadas também tendem a apresentar texturas diferentes e menos volume, principalmente em fios cacheados", contou.
Segundo Michela, isso acontece por que a oleosidade da raiz passa a não conseguir mais percorrer todo o comprimento até as pontas. "Com isso, algumas partes dos fios se tornam mais oleosas e outras secas e espigadas, criando formas mais ou menos definidas em regiões variadas", explicou.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Saiba os tratamentos mais indicados para disfarçar as diferentes texturas do seu cabelo
Como destacou a profissional, no caso da transição capilar a única forma de resolver o problema é esperar até que a química saia completamente do cabelo. "A cliente pode, também, realizar o big chop, corte que retira toda a parte alisada e deixa apenas os fios naturais, mesmo que ainda estejam bem curtos. Mas se você não quer radicalizar vale investir em produtos que ajudem a dar volume e forma às regiões que ainda estão lisas, como mousses, sprays finalizadores ou pomadas", sugeriu.
Já madeixas danificadas devem apostar em cuidados que restaurem a fibra capilar. "Invista em tratamentos de reconstrução, que devolvem a massa perdida dentro do fio, o que garante mais força e beleza para as madeixas. Com isso, o ressecamento será minimizado e, aos poucos, seu cabelo voltará a apresentar apenas uma textura", disse.
Descubra como finalizar o seu cabelo e disfarçar as diferentes texturas
A melhor maneira de disfarçar as texturas diferentes nos fios é apostar em alguns truques de styling e bons cosméticos. "Se seu cabelo é ondulado ou cacheado, faça com que essas formas apareçam em todo o comprimento usando linhas específicas na higienização, como Discipline Curl Idéal; além de leave-ins que destaquem suas ondas naturais, como o Óleo-Curl Créme de Soin", indicou. Caso a diferença ainda fique muito aparente, vale utilizar o babyliss para um toque final. ;)
Publicado por: Juliana Hansen, Terça-feira 18 de abril de 2017 - 18h31
Mais Tratamento de cabelo

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas
Últimas matérias

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert