
Lucas Possetti

Hair Colorist & Stylist
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O shampoo roxo é um produto de beleza muito conhecido por quem gosta de variar sempre o visual e é tradicionalmente associado aos cabelos loiros e platinados. No entanto, cada vez mais pessoas se perguntam se ele também pode beneficiar o cabelo castanho com luzes; afinal, se ele deixa os fios loiros mais bonitos, por que não teria o mesmo efeito no visual morena iluminada? Apesar de sua eficácia, é importante entender quais casos combinam mais com o shampoo e qual é a melhor forma de usá-lo para não manchar o cabelo com mechas loiras sem querer. Para te orientar, reunimos algumas dicas certeiras sobre o assunto. Confira!
Veja também: tudo que você precisa saber antes de fazer luzes pela primeira vez!
Para que serve o shampoo roxo?
O principal objetivo do shampoo roxo é neutralizar reflexos amarelos. No universo da colorimetria, cores opostas se anulam, então os pigmentos violeta são usados nos cosméticos para corrigir as nuances amareladas que aparecem nos cabelos claros com o passar do tempo. Para quem está em busca de uma opção confiável, o shampoo Blondifier Cool , de L'Oréal Professionnel, é uma aposta certeira para oferecer esse tratamento e garantir mais brilho à cor sem ressecar os fios. A fórmula leve consegue transformar a aparência do loiro desde o primeiro uso, então é um ótimo item para adicionar ao kit de beleza.
Quanto mais claro e frio for o tom de loiro adotado, maior é a tendência de ele ficar oxidado com a exposição ao sol, à poluição, ao mar e ao calor do secador. Por isso, os cabelos platinados são os que mais precisam do uso regular de um shampoo roxo, em média uma vez a cada 10 dias. Tons mais quentes e fechados como o loiro caramelo e o loiro mel geralmente não precisam desse tipo de produto com tanta frequência; exagerar na dose pode desfazer a cor bonita que você conquistou no salão. "O maior erro que muitas pessoas cometem depois de ficar loiras é o uso excessivo de shampoo roxo" afirma o hairstylist Lucas Possetti, Artista L'Oréal Professionnel. "Por isso que é importante sempre fazer um diagnóstico do cabelo antes para avaliar as necessidades e contar com a orientação de um profissional" conta o expert.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo castanho com luzes precisa de shampoo roxo?
Por causa de sua ação neutralizante, o shampoo roxo pode sim ser útil na rotina de quem tem cabelo castanho com luzes. Se as mechas forem em um tom neutro como o loiro bege ou mais frio como o platinado, a tendência é que elas fiquem amareladas com o passar do tempo, então usar o shampoo roxo a cada 15 ou 20 dias para neutralizar esses reflexos pode manter as madeixas bonitas por mais tempo. No entanto, nas mechas em tons de loiro quentes como caramelo, mel e doce de leite, geralmente não é necessário usar o produto com a mesma regularidade. Alguns cabeleireiros recomendam diluir um pouco produto na hora de usar para que o efeito seja mais sutil no cabelo com visual morena iluminada, mas você também pode visitar o salão de beleza a cada 20 dias ou uma vez por mês para fazer um tratamento diretamente com um profissional.
Morena iluminada: como escolher o melhor shampoo para cabelo com luzes
Mesmo que você opte por usar um shampoo roxo ocasionalmente para cuidar dos cabelos com luzes, é importante investir em um bom produto para usar no restante do tempo. Como esse será seu shampoo principal, procure uma fórmula que seja desenvolvida especialmente para manter as luzes iluminadas, os fios macios e o brilho radiante. Na linha Blondifier, além do shampoo roxo Cool , também há a opção do shampoo Gloss , que tem fórmula transparente para manter o cabelo com luzes protegido e sedoso por muito mais tempo sem pesar. Se seus cabelos tiverem alguma outra necessidade específica como reconstrução, definição de cachos ou controle de oleosidade, vale a pena conversar com seu cabeleireiro para encontrar outros produtos que possam compor sua rotina de cuidados e manter suas madeixas estilo morena iluminada sempre impecáveis, tanto por fora quanto por dentro.
Visite o salão de beleza para cuidar do visual com um expert!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 14 de junho de 2019 - 14h34
Mais Cabelo castanho

Cabelo castanho claro canela é a tonalidade que você precisa conhecer

Cabelo castanho acobreado: 4 motivos para apostar no tom quente e moderno

Morena iluminada: melhores tipos de mechas loiras para cabelo castanho ou preto
Últimas matérias

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano