Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O plano era fazer luzes no cabelo, apostar na descoloração global ou adotar uma nova coloração, mas durante o teste de mecha o cabelo ficou elástico e partiu. O que fazer? Esse quadro é relativamente comum e indica que o fio não está apto para passar pelo procedimento completo. Insistir pode levar a um corte químico ou queda parcial dos fios, então respeite a orientação do cabeleireiro no momento do atendimento. Para poder adotar o visual desejado no futuro, é importante entender o que o teste de mecha revela e aprender a cuidar dos fios para que estejam aptos a passar pela transformação na próxima visita ao salão de beleza. Para te guiar, reunimos dicas de um expert para reparar e revitalizar as madeixas sensibilizadas. Confira!
Veja também: entenda a importância do teste de mecha e em que casos ele é necessário!
Como funciona o teste de mecha e o que o resultado significa
No teste de mecha, o cabeleireiro aplica a mistura descolorante em uma única mecha para ver como o cabelo vai reagir ao longo do tempo de processamento. Fios saudáveis vão apenas clarear gradualmente, então o cabeleireiro irá continuar a criação da cor desejada. No entanto, fios gravemente danificados podem ficar elásticos, desfazendo e quebrando ao serem pressionados. Isso geralmente acontece em madeixas que já passaram por químicas anteriores e não foram corretamente tratadas, então ao serem processadas mais uma vez elas perdem a força. Se o cabeleireiro perceber essa reação enquanto testa os fios, ele vai aconselhar que você foque em tratar a saúde da fibra por algum tempo e deixe a mudança para uma próxima oportunidade, quando o cabelo estiver mas resistente.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A reconstrução capilar pode salvar o cabelo reprovado no teste de mecha
O cabelo quebrando durante o teste de mecha é o maior sinal de que ele está carente de proteínas, que são as responsáveis pela resistência e pela estrutura do fio. Mesmo madeixas saudáveis podem precisar de mais força após um procedimento de descoloração. "Todo cabelo com mechas ou química precisa de produtos que reponham as proteínas nos fios", conta o hairsylist Guilherme Araújo, que é Artista Redken. "Para cabelos com química, é importante usar uma linha de reconstrução por no mínimo 3 semanas. Além do tratamento mais profundo feito no salão, recomendo reforçar em casa com máscara específica 2 vezes por semana", conta Guilherme.
Para isso, ele recomenda a linha Extreme, de Redken. Desenvolvida especialmente para cabelos danificados que precisam de reconstrução capilar, a coleção oferece um tratamento completo para reparar e revitalizar os fios por dentro e por fora. Um de seus principais diferenciais é a fórmula composta com proteínas bem pequenas, que penetram na fibra capilar para fortalecê-la sem deixar um aspecto rígido ou áspero. A linha conta com shampoo, condicionador e máscara de reconstrução para o tratamento no dia a dia, mas se quiser realizar um ritual mais profundo, a dica é investir na MegaMask Extreme, 15 vezes mais potente e concentrada para oferecer resultados duradouros desde o primeiro uso. Ela pode ser usada com intervalos de 7 a 15 dias, dependendo da orientação do seu cabeleireiro. O importante é lembrar que o cabelo não irá se recuperar completamente em poucos dias; é a rotina contínua de tratamento e proteção que vai resgatar e preservar a saúde das madeixas.
Mude o visual de outras formas se não passar no teste de mecha
Só porque o cabelo não passou no teste de mecha, não quer dizer que você não pode mudar o visual. Mesmo descartando a descoloração, há outras formas de renovar as madeixas sem sacrificar a saúde dos fios. Como o cabelo danificado geralmente tem muitas pontas duplas, a primeira opção é cortar os fios para retirar a parte mais sensibilizada da fibra. "Pontas duplas aparecem quando há desgaste da camada lipídica e proteica das cutículas dos fios, o que só contribui para a quebra", explica Guilherme. Aproveite para experimentar um corte curto, uma franja ou um modelo em camadas para repaginar o caimento dos fios. Faz questão de adotar uma cor nova? O cabeleireiro pode usar um tonalizante para ajustar os reflexos e dar um aspecto diferente ao cabelo sem danificá-los ainda mais. Um tom levemente mais acobreado ou mais acinzentado já pode fazer toda a diferente no seu visual, então conte com a ajuda do seu hairstylist para explorar as melhores possibilidades respeitando os limites dos seus fios.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 25 de julho de 2019 - 10h42
Mais Cabelos danificados

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Cabelo em transição precisa de quê? 3 cuidados especiais para fios em crescimento

Reconstrução para cabelo com luzes: os segredos para recuperar a forca das mechas loiras
Últimas matérias

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu

3 cortes para escolher enquanto espera o cabelo crescer

Cabelo cacheado masculino: 3 ideias atuais de cortes + dicas para cachear os fios

Corte chanel em cabelo claro: 15 fotos do visual em loiros e castanhos + dicas para estilizar os fios

Projeto rapunzel: saiba como montar um cronograma capilar para fazer o cabelo crescer